Steely Dan: O veredito Burroughs

Donald Fagen e Walter Becker não poderiam ficar mais envergonhados após o sucesso do Steely Dan

por Bento Araujo     03 nov 2014

Steely DanTendo pinçado o nome de sua banda de um vibrador que aparecia nas páginas de Naked Lunch, de William S. Burroughs, Donald Fagen e Walter Becker não poderiam ficar mais envergonhados após o sucesso do Steely Dan. A partir dali, todos os jornalistas do mundo estavam tentando achar conexões entre a literatura de Burroughs e o trabalho musical do conjunto.

Na edição de fevereiro de 1977 do New York Times, o jornalista Arthur Lubow, encostou Burroughs num canto de um quarto de hotel de beira de estrada e tocou para ele um disco do Steely Dan.

Não familiarizado com a música que Fagen e Becker produzia, Burroughs declarou: “Muito chique… Eles são sofisticados, fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Para escrever um bestseller você não pode ter tantas coisas acontecendo de uma só vez. Pegue a cabeça do cavalo, em The Godfather. Aquilo é incrível, mas você não pode ter uma cabeça de cavalo em cada página. Essas pessoas tendem a usar muitas cabeças de cavalos…”.

Walter Becker leu o artigo e ficou decepcionado: “Burroughs foi verborrágico nessa declaração, mas seus comentários devem ter sido breves. Os jornalistas gostam de alargar e esticar as conexões que temos com ele. Naked Lunch é difícil. Num certo momento de sua carreira, Burroughs admitiu não se lembrar de quando escreveu Naked Lunch… Eu não vejo razão pela qual eu deveria então lembrar de ter lido partes dele”.

O Steely Dan está na capa da pZ 56.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *