Relançamentos do Specials

Mestres do ska em edições caprichadas da 2 Tone

por Ricardo Alpendre     13 abr 2015

The specialsPara quem gosta de música com um clima retrô, mas passando longe do pastiche, esta é uma boa: o selo 2 Tone, subsidiário da Chrysalis, está relançando os três álbuns do Specials em edições, imagine: especiais, com dois CDs cada uma.

Ótima oportunidade para quem quer ir além do básico na discografia do grupo, responsável por internacionalizar a cena ska inglesa a partir de 1979, ano em que o primeiro álbum, Specials, foi lançado. Nesse primeiro trabalho, produzido por Elvis Costello, a referência da música jamaicana está totalmente presente, inclusive com regravações de clássicos que acabariam se tornando clássicos novamente com a banda, como “A Message to You, Rudy”.

No segundo disco, More Specials, de 1980, há uma ousadia irresponsável, descarada até, nas composições, e a temática beira o existencialismo. Já o terceiro, o elegante e irregular In the Studio, levou três sofridos e tortuosos anos para ser gravado, sendo lançado originalmente só em 1984 com a banda chamada Special AKA, após o rompimento do grupo original. Nele se destacam canções incisivas como “(Free) Nelson Mandela” e “Racist Friend”.

O material dos CDs extras não é composto de perfumarias como “alternate mix”, “rough mix” ou outras coisas “nunca antes lançadas – agora você sabe por quê”. Pelo contrário: há em sua maioria itens de compactos não presentes nos LPs, faixas de EPs e gravações ao vivo para a rádio BBC.

O único problema é fazer o ouvinte comprar mais uma vez os álbuns, quando já os tem, por causa dos bônus e da parte gráfica. A opção de lançar somente o material inédito e raro, contudo, poderia obter menos alarde, do ponto de vista da gravadora.

Então, aí estão. De qualquer forma, é melhor tê-los.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *