Peru Bravo

A década radical da psicodelia soul peruana reunida

por Bento Araujo     10 dez 2014

Peru BravoPeru Bravo: Funk, Soul & Psych from Peru’s Radical Decade é o nome da nova e obrigatória compilação lançada pela Tiger’s Milk Records, um selo de relançamentos cujo barato é escavar e relançar pérolas perdidas da música peruana, do punk ao funk.

A década em questão abrange do fim dos anos 60 até meados da década seguinte. Isso significa que dentre as 15 bandas do cardápio, estão nomes já cultuados, como Traffic Sound e Laghonia, mas também obscuridades como Jean Paul “El Troglodita” (com a incrível “Everything’s Gonna Change”), Los Belking’s (e o acid-funk “Sabata”) e Telegraph Avenue (com a surpreendente “Sungaligali”). Nomes como Los Holy’s, Los Texao e Jeriko acabaram aparecendo com versões para “Cissy Strut” (The Meters), “Sookie Sookie” (Steppenwolf) e “Hey Joe” (cantada em espanhol e baseada mais na versão dos Byrds) respectivamente. O álbum traz também a história dos conjuntos envolvidos, cortesia dos curadores Martin Morales, Duncan Ballantyne e Andrés Tapia del Rio.

Mas o mais curioso grupo acaba sendo The Mad, com sua “Aouh Aouh”. A banda fez amizade com Mick Jagger e Keith Richards quando estes visitaram o Peru durante suas férias, no fim da década de 60, mesma época em que inclusive também visitaram o Brasil. Foram convidados a gravar na Inglaterra pelo empresário dos Stones e por muito pouco não tocaram na Ilha de Wight. “Aouh Aouh” mostra que eram mesmo uma banda com uma sonoridade diferenciada.

Peru Bravo está disponível em LP duplo, CD e download no tigersmilkrecords.com. Lembrando que o lema do selo é “Aquí hacemos música con cariño”. Absoluta verdad.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *