NWOBHM Revisited

Martin Popoff encerra a sua trilogia de livros sobre a frutífera cena do metal britânico

por Bento Araujo     22 fev 2016

NWOBHM PopoffThis Means War: The Sunset Years of the NWOBHM é o nome do novo livro do autor canadense e colaborador da pZ, Martin Popoff, que anteriormente já havia lançado dois volumes sobre a NWOBHM: Wheels of Steel: The Explosive Early Years of the NWOBHM e Smokin’ Valves: A Headbanger’s Guide to 900 NWOBHM Records.

Neste novo volume, Popoff analisa o auge popular da cena pelo mundo, em 1981 e 1982, assim como os diversos fatores que sedimentaram o fim da NWOBHM por volta de 1984. Os capítulos são cronológicos e contam com depoimentos de muitos dos músicos envolvidos.

Aquele universo habitado por Saxon, Iron Maiden, Def Leppard, Diamond Head, Witchfinder General, Tygers Of Pan Tang, Samson, Venom e muitas outras bandas, foi extremamente influente no thrash metal dos anos 80, graças a sua característica de unir o hard pesado dos anos 70 com a atitude do punk rock.

Para mais informações acesse martinpopoff.com.

  1. marcio "osbourne" silva de almeida

    O 2º Lp do Led zeppelin (II), foi um dos responsaveis pela lapidação da N.W.O.B.H.M. . Nos anos 1960 pra 1970 , este movimento (1976-1985) não tinha a estrutura que obteve dos anos 1980 em diante. Merchandising (camisas entre outros acessorios). A então emergente Cultura Hippye (1967-1976) estava mais voltada pra esfera capitalista que comunista (EUA e Ilhas Britânicas – ditavam regras pro resto do mundo). O comunismo/anarquismo no rock so tomou forma mesmo com bandas como Sex Pistols!!

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *