Culto AOR

O esquecido Ned Doheny tem alguns de seus discos relançados e conquista novos apreciadores

por Bento Araujo     22 jun 2015

Ned DohenyEle foi o primeiro artista/compositor a assinar com a Asylum, de David Geffen e era amigo de Crosby, Stills, Nash, Mama Cass, Dave Mason, J.D. Souther, Linda Ronstadt, Jackson Browne e dos Eagles.

Ned tinha grana à beça, compunha magistralmente bem e fazia um soft rock dos mais apurados, mas sua carreira nunca decolou comercialmente na América, ao contrário do Japão, onde seus álbuns são cultuados há décadas.

Sacando a necessidade de reapresentar essa pedra perdida do AOR ao mercado ocidental, os selos Be With Records e Numero Group vem relançado trabalhos importantes de Ned Doheny.

A Be With Records disponibilizou reedições em vinil dos raros discos do artista: Hard Candy (1976) e Prone (1979), ambos produzidos pelo guitarrista Steve Crooper. Hard Candy foi o segundo trabalho de Ned e contou com participações de Jackson Browne, Joni Mitchell, David Blue e a nata dos músicos de estúdio da costa oeste. “Get It Up for Love” virou hit em versões de outros artistas e “Love of Your Own” foi escrita com Hamish Stuart, da Average White Band, que também a gravou. Prone, lançado originalmente somente no mercado japonês, mantém o alto nível nas composições e na execução primorosa – os arranjos de cordas e metais ficaram por conta de Jimmie Haskell.

Já a Numero Group colocou no mercado uma caprichada coletânea dupla, Separate Oceans, com muitas raridades do artista, e também dois compactos comemorativos: “Get It Up For Love” / “What Cha’ Gonna Do For Me” e “To Prove My Love” / “Vocal Version”.

Ned Doheny excursionou recentemente pelo Japão e pela Inglaterra e hoje é considerado, com total justiça, um respeitável expoente do rock adulto norte-americano.

Mais informações no neddoheny.com.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *