Doc ‘n’ Roll

Documentários musicais agitam o mercado internacional

por Radames Junqueira     26 jun 2015

Sir DougEnquanto as cinebiografias de astros como James Brown, Jimi Hendrix e Brian Wilson agitam Hollywood e as grandes redes de cinemas, o mercado de documentários relacionados a nomes não tão famosos também encontrou o seu nicho.

Sir Doug And The Genuine Texas Cosmic Groove estreou na última edição do festival multimídia South By Southwest e foi um sucesso. É um filme sobre a obra e vida de Doug Sahm, líder do Sir Douglas Quintet e um dos principais nomes do rock texano, admirado por figuras que vão desde Hank Williams (que conheceu Doug quando esse tinha apenas nove anos de idade) a Bob Dylan (que fazia questão de aparecer como convidado em alguns de seus trabalhos solo). Mais sobre o filme no facebook.com/sirdougfilm

Lambert & Stamp demorou dez anos para ser produzido pelo diretor James D. Cooper e retrata a história dos dois falecidos e polêmicos empresários do The Who: Kit Lambert e Chris Stamp. O documentário inclui cenas raras do Who nos anos 60, depoimentos de Pete Townshend e Roger Daltrey etc.

The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead, como o nome diz, é um documentário sobre a pioneira banda punk britânica The Damned, dirigido pelo mesmo diretor que cuidou do filme de Lemmy Kilmister: Wes Orshoski. Depoimentos do próprio Lemmy (que segundo o filme chegou a tocar no Damned só pra tirar uma onda), Chrissie Hynde, Mick Jones e integrantes do Pink Floyd aos Sex Pistols enriquecem a trama repleta de brigas, desentendimentos e vanguarda punk.

Romantic Warriors III – Canterbury Tales é o terceiro documentário da série Romantic Warriors, produzida pela dupla Adele Schmidt e José Zegarra Holder, cujo intuito é documentar a história do rock progressivo. Neste novo volume recheado de entrevistas, trechos de shows e arquivo de época, eles apresentam um especial sobre a cena de Canterbury, traçando a importância de grupos como Wilde Flowers, Soft Machine, Caravan, Gong, Egg, Matching Mole, Hatfield and The North, National Health, Gilgamesh, Delivery etc. Mais informações no progdocs.com

The Incredible Flamin’ Groovies Movie está sendo preparado para comemorar os 50 anos de carreira do Flamin’ Groovies, a ser completado no próximo ano. A dupla de diretores William Tyler Smith e Kurt Feldhun vai retratar desde os primeiros anos até a turnê de volta do grupo, realizada no ano passado.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *