Os 20 anos do Gov’t Mule

Banda comemora duas décadas de estrada com quatro lançamentos

por Bento Araujo     05 dez 2014

MuleMilhares de shows mundo afora, milhares de ingressos vendidos, milhares de discos e downloads comercializados. Não há dúvida que a banda criada por Warren Haynes, Allen Woody e Matt Abts é um fênomeno, ainda mais fazendo o tipo de som que faz. Apostando numa sonoridade típica dos anos 70 e surgindo como um imponente power-trio em seu álbum de estreia, o Gov’t Mule não se parecia com nada do que era feito dentro do rock de 1994.

Com grandes álbuns de estúdio e também belos registros ao vivo, a banda foi conquistando ardorosos seguidores, que consomem avidamente o merchandise do grupo e o áudio dos shows disponibilizados no site deles. É comum se deparar com um apreciador de Gov’t Mule que possui centenas e centenas de gravações de shows, muitos deles sendo verdadeiras celebrações a nomes que serviram de inspiração para Haynes e companhia.

Com o fim do Allman Brothers, Haynes tem agora tempo de sobra para dedicar-se inteiramente ao seu, originalmente, “projeto paralelo”. E o timing não poderia ser melhor, já que 2014 marca os 20 anos de Gov’t Mule.

Além de apresentações pelos EUA e a tradicional série de shows anuais na Jamaica (Gov’t Mule’s Island Exodus), o grupo está comemorando seus 20 anos com nada menos que quatro lançamentos especiais para os próximos meses.

O primeiro deles é Stoned Side of the Mule Vol.1, uma edição especial em vinil para o Record Store Day do Black Friday, com a banda executando ao vivo alguns dos clássicos dos Rolling Stones. Dark Side of the Mule é o segundo lançamento, em CD, DVD, LP e Download, contendo uma apresentação de três horas do Mule, realizada em Boston, tocando material do Pink Floyd. Dub Side of the Mule sai no início do ano e mostra o grupo praticando uma de suas paixões, o reggae, ao lado de um ícone do gênero, o jamaicano Toots Hibbert, líder do Toots & The Maytals. E o último lançamento dessa primeira leva será Sco-Mule, uma apresentação do Gov’t Mule com o guitarrista John Scofield, com quem eles inclusive irão excursionar em fevereiro.

“Esses lançamentos ao vivo, direto dos nossos arquivos, ampliam o conceito de mostrar as nossas influências e deixar claro que foram essas influências que fizeram o Gov’t Mule ser o que é. Esses novos álbuns mostram também o quão longe a banda chegou até agora, desde o nosso primeiro trabalho”, afirma um orgulhoso Warren Haynes.

Para saber mais fique atento ao mule.net.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *