Yes! Nós Temos Progressivo

Rock progressivo nacional é assunto de TCC e vira documentário

por Ricardo Alpendre     13 out 2014

O rock progressivo nacional foi assunto de um trabalho de conclusão de curso universitário em forma de documentário. A estudante de jornalismo Amanda Barcellos, ao se formar, produziu o vídeo Yes! Nós Temos Progressivo, e para isso entrevistou uma boa quantidade de artistas do estilo, veteranos e novos.

Além da música, que não poderia faltar e aparece sempre pontuando as conversas, há declarações de músicos de bandas como Terreno Baldio, Mutantes, Quaterna Réquiem, Tempus Fugit, Bacamarte, Módulo 1000, Violeta de Outono e outras, além de entusiastas como o produtor e lojista Claudio Fonzi e o jornalista Leonardo Nahoum.

Para ilustrar, há apresentações ao vivo, com trechos da Mostra Internacional de Rock Progressivo do CCBB em 2014 e do festival Psicodália de 2012.

Um dos assuntos abordados pelos entrevistados é a ausência de percepção da mídia tradicional para o movimento artístico em curso. Há também algo didático quando alguns deles situam o cenário nacional em relação ao mercado mundial e o avaliam ao longo das décadas.

  1. Suí

    Fantástico belo documentário , realmente faltam shows de bandas progressivas , principalmente em S. P. e até ponto de vendas de progressivos . Abração .

    Suí

    Responder
  2. VANE CUNHA

    Genial o Documentario, mas acho que faltou mais gente, musicos pra falar sobre este estílo, alguns musicos na Epóca áurea não rotulavam seus Trabalhos como PROGRESSIVO, eu pessoalmente tenho quase todos os Discos lançados precariamente pelas gravadoras brasileiras curti todos os shows na minha cidade.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *