Randy California no Deep Purple?

Teria o guitarrista do Spirit substituído Ritchie Blackmore num show?

por Bento Araujo     30 jun 2015

Randy California 1979Teria o guitarrista do Spirit, Randy Cafifornia, tocado no Deep Purple, substituindo Ritchie Blackmore num show?

Sabe aquele típico boato de boteco, que você ouviu num passado distante, mas que continua te atormentando sempre que o assunto vem à tona? Nas pesquisas (livros, recortes de jornal, revistas, internet) ninguém mencionava o fato. Qual seria a saída mais apropriada? Claro, perguntar ao maior especialista de Deep Purple do mundo, Mr. Simon Robinson, presidente da Deep Purple Apreciation Society e responsável pelo excelente portal deep-purple.net.

Segundo Simon, Ritchie Blackmore adoeceu no dia 31 de março de 1972, às vésperas de uma importante headline tour pela América do Norte. O guitarrista foi para o hospital, então o grupo chegou a fazer um show como quarteto (Gillan, Glover, Lord e Paice). Passada essa apresentação, Blackmore não se recuperava (ele estava com Hepatite), então o agente norte-americano da banda ligou para um amigo, Al Kooper, e perguntou se ele estaria interessado. Kooper fez um audição relâmpago com o Purple, mas não se encaixou bem (Simon ressalta: “Kooper não era exatamente um guitarrista, ele estava mais acostumado com os teclados”). Então a saída foi trazer, de avião, Randy California.

Randy se deu muito bem na audição e realizou um show como guitarrista do Deep Purple em Quebec, no Canadá, mais precisamente no dia 6 de abril de 1972. Apesar de Randy ter curtido muito o show e de todos terem se divertido bastante naquela noite, os membro do Deep Purple sentiram que aquela não era “a banda” e acharam por melhor cancelar a turnê.

Já quanto ao set list que o grupo realizou naquela noite em Quebec, nem o próprio Simon tem ideia…

  1. Fernando Feio

    Lembro de mais um show que o Purple tocou como quarteto .. ou pelo menos na primeira música, que eu me lembre: o da Alemanha na qual foi gravado o DVD ‘Come Hell or high Water’… Confere ?

    Responder
  2. Lucas

    Há boatos de que o Purple tocou “When A Blind Man Cries” ao vivo pela primeira vez nesse show com Randy. Ritchie não gostava dessa música…

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *