poeiraCast 474 – Os 40 anos do Compact Disc
por Bento Araujo 26 ago 2022

Em 1982 surgia o compact disc, causando uma nova revolução no mercado da música. 40 anos depois, conversamos sobre a trajetória dos CDs até aqui: o áudio digital nas lojas, nas casas, nos carros; as vantagens e desvantagens. Neste episódio temos o convidado especial Nando Machado.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de treze anos de estrada e mais de 470 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Francisco Okamura, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Thatiana Oliveira, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos.

Baixe esta edição do poeiraCast
  1. Caio Alexandre Bezarias

    Não sou grande conhecedor da obra dos dois artistas do Duelo de Gigantes desta edição, mas é Gilberto Gil na cabeça. Vou soltar uma que talvez cause horror: acho Caetano insuportável!

    Responder
  2. Roberto Arara

    Salve, salve galera do poeira. Tema top hoje.
    minha historia com CDS é, acredito que parecida com a da maioria .Nunca me empolgou muito, desde o lançamento, sempre colecionei lps, mas os cds nos possibilitaram conhecer muita coisa que era impossivel numa epoca sem internet, existiam infinitos discos de infinitas bandas que conheciamos apenas de artigos de revistas, biografias, de ouvir falar, então coloco a importancia do cd lá em cima. hoje , continuo colecionando apenas lps, e cds , compro apenas o que não é possivel em vinil, o que não existe em vinil, e as vezes quando encontro cds muito barato acabo comprando., e os lps e os cds convivem bem pacificamente nas minhas estantes, e apesar de não contar os cds como coleção , tenho muitos milhare deles. É isso galera, abraços a granel para todos.

    Responder
  3. Roberto Arara

    Me lembrei de uma frase que conheci quando lançaram a discografia dos Beatles em cd no Brasil, não sei se a frase já existia antes, mas foi a primeira vez que a vi, nas revistas, cartazes, catalogos, em todas as propagandas de lançamento estava lá. “MUITAS BANDAS REVOLUCIONARAM A MÚSICA, MAS UMA REVOLUCIONOU O MUNDO”. Beatles nunca esteve entre minhas bandas favoritas, mas óbvio, sempre adorei, mas essa frase me emocionou na época ,e ainda hoje me emociona, por ter existido uma banda assim, com esse tamanho e essa importancia, como eu disse, eles nunca estiveram entre meus preferidos, mas em qualquer epoca da minha vida , em qualquer lugar, em qualquer situação, se me perguntarem qual a melhor banda do mundo, qual a mais importante, a mais influente,só existe uma resposta,BEATLES, porque uma coisa que qprendi com meus gurus, é que uma coisa é meu gosto pessoal, outra coisa é a vida real.
    Abraços meus amigos.

    Responder
  4. Roberto Arara

    Esse duelo de gigantes não foi honesto, todos os duelos que vcs propuseram até hoje, e qualquer outro que venham a propor, acaba tendo uma escolha, mesmo que por num cabelinho entre um e outro, mas Caetano e Gil e impossivel, pensei muito, comparei discos, musicas, analisei como cada um me toca, pensei em tudo, e não consigo escolher um, de forma nenhuma.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *