Back Door Relançado

Super trio subestimado dos anos 70 tem seus três primeiros discos relançado em CD duplo

por Radames Junqueira     06 maio 2015

Back DoorA culpa é da sempre competente BGO (Beat Goes On), estampa britânica que acaba de relançar, em CD duplo, os três primeiros e imprescindíveis trabalhos do trio Back Door: Back Door, 8th Street Nites e Another Fine Mess.

O Back Door sempre foi um trio com uma proposta completamente atípica. Saíram dos pubs fedorentos do norte da Inglaterra para rodar a Europa fazendo uma mistura de jazz, rock e prog. O que mais chamava a atenção era o virtuosismo do baixista canhoto do conjunto: Colin Hodgkinson, cobrindo todos os espaços deixados pelo saxofonista e flautista Ron Aspery e o baterista Tony Hicks. O baixo de Hodgkinson trabalha arduamente nesses três trabalhos, realizando o que uma guitarra, ou um piano, fariam.

Back Door, o LP de estreia, foi lançado originalmente como uma prensagem particular, em 1972. É surpreendente e livre em vários níveis, foi em algum deles que a Warner se interessou e levou os rapazes para Nova York, onde no Electric Lady, registraram 8th Street Nites (1973). Produzido por Felix Pappalardi, o segundo registro trazia uma influência maior de blues e folk e até alguns vocais. Another Fine Mess (1974) mostrava o grupo ainda mais aberto e acessível, com guitarra e até algo similar ao Supertramp do início de carreira. A BGO ainda fez questão de remasterizar os três discos. É de se estranhar a ausência do último registro do grupo, Activate, lançado em 1976 e produzido por Carl Palmer.

Além do Back Door, o grande Colin Hodgkinson também tocou e gravou com Alexis Korner, Tramline, Hammer, Spencer Davis Group, Cozy Powell, Jan Hammer e até com o Whitesnake.

  1. rubens queiroz

    Grande dica da pZ, SONZERA!! Surpresa:a música “Stand Together” dos Beastie Boys contém sampler de “Slivadiv” do álbum “Back Door”!

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *