poeiraCast 437 – Quem tem medo da música negra?
por Bento Araujo     30 out 2019

Ou: por que tantos fãs de rock mostram reverência às raízes afro-americanas do gênero, mas não mergulham no trabalho dos artistas que escreveram a história do blues, do r&b, da soul music, do gospel e do jazz?

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Herval Domingues, João Roberto Tayt, Lindonil Reis, Luis André Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Marco Aurélio, Ricardo Nunes, Rossini Santiago, Válvula Lúdica, Vandré dos Santos e Wilson Rodrigues.

Baixe esta edição do poeiraCast
  1. André Rocha

    Um ótimo programa como sempre. Fiquei pensando sobre 3 possíveis fatores que levam as pessoas a “ter medo de música negra”: 1) a indústria cultural/indústria fonográfica que muitas vezes não investia na divulgação e marketing de artistas negros; 2) uma questão geracional, pois é comum os mais jovens ouvirem o som do momento e não buscarem as “raízes” (eu dei sorte de ter um irmão mais velho que é gaitista e tinha banda de blues); 3) racismo estrutural, que estrutura a sociedade, relações e, sim, gostos, pois esse está ligado diretamente ao ponto 1. Enfim, já falei demais. Gostei muito do programa, queria continuar a conversa (risos). Abraços!

    Responder
  2. Lucas de Melo

    Ótimo programa, como sempre.

    Gostaria de ilustrar outro lado da discussão, trazendo mais para o Brasil, com um exemplo vivido por mim, que ao ouvir músicas de artistas como Milton Nascimento e Di Melo, nas quais era marcante a presença de elementos de percussão africana, tive que ouvir palavras irônicas de amigos ou familiares de que eu estava “ouvindo macumba”. Não entendem que é música como qualquer outra. Isso é algo que gosto de chamar de fobia à percussão, risos.
    A sociedade brasileira, infelizmente, tem esse aspecto ignorante, mais do que nunca representado tão bem pelos atuais governantes.

    Abraços.

    Responder
    1. Ricardo Alpendre

      Obrigado, Zozimo!
      Os nomes dos apoiadores a gente atualiza no primeiro programa de cada mês, com os nomes dos apoiadores que constam no mês anterior. Então estamos trabalhando com essa atualização para o post do programa 438.
      Abração!

      Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *