poeiraCast 269 – Jesus no rock
por Bento Araujo     02 mar 2016

A partir da declaração de John Lennon de que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo, de 50 anos atrás, conversamos sobre a relação do rock com Cristo: onde seu nome aparece e como sua imagem virou pop entre os temas roqueiros.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Furchi, Bruno Santos, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Carlos Yoti, Claudio Rosenberg, Dickson Filho, Diogo Dias, Eduardo Orlando, Eric Freitas, Ernesto Sebin, Fabian Santos, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, João Tayt, Luis Araujo, Marcio Abbes, Márcio Loureiro, Marcos Oliveira, Neigmar (Lado A Discos), Pedro Furtado, Raphael Menegotto, Rodrigo Werneck, Rubens Queiroz, Sergio Alves, Thelmo Silva e Wagner Oliveira.

Baixe esta edição do poeiraCast
  1. mario jose pereira

    general Ursus informa: faltou a fase religiosa de Raul e Paulo Milton – Missa dos quilombos )o Sol( do play Lar de Maravilhas os convertidos Catalau e Rodolfo(pastores) ou ainda em 1977 a banda Exodos com o hit Galhos Secos(regravado pela banda Catedral) amem

    Responder
    1. Ricardo Alpendre

      Aí entram duas questões, Mario. O programa não tem o caráter de querer abranger tudo, como uma enciclopédia, porque aí se tornaria crime esquecer alguma coisa. Lembro sempre como exemplo, do episódio sobre baixistas do Heavy Lero, ainda com o Bentão, em que eles começaram a citar nomes, o que não achei uma boa, e no fim das contas acabaram esquecendo John Entwistle; então melhor caminho teria sido evitar a simples avalanche de nomes.
      Tem também o fator Jesus: o quanto Jesus é um “hit” no rock, esse é mais o mote do programa, e não a religião no rock, tema sobre o qual se não me engano (se não me engano) já houve um programa.
      Abração!

      Responder
  2. Haig Berberian

    Pra mim, o “Revelator” é o melhor disco da década até agora. O novo disco da TTB é muito bom (bem melhor que o anterior), mas ainda não faz par com o disco de estreia da banda.

    Responder
  3. Haig Berberian

    Gostaria muito de um programa sobre o folk/country rock californiano das décadas de 60 e 70 (The Byrds, Buffalo Springfield, CSN, Poco, Bread, The Doobie Brothers, Eagles, Grateful Dead, etc).

    Responder
  4. Haig Berberian

    Como vocês esqueceram do Glenn Hughes?? haha… E o Grand Funk Railroad também teve suas incursões pelo cristianismo, tanto em suas letras, quanto na vida pessoal do Mark Farner.

    Responder
  5. Pedro Furtado

    Mahalia Jackson, grande cantora, que chegou a gravar um grande disco com Duke Ellington (black, brown & beige), obra-prima. A voz definitiva das gospel songs. Abraço.

    Responder
    1. Ricardo Alpendre

      Sabe que eu pensei no Jesus Jones? Mas, como não sei nada ou quase nada sobre eles, não sei se tem alguma música falando sobre o nosso menino, então não falei deles, rsrs.

      Responder
  6. monica

    Só uma pergunta vai ter um duelo entre o Black Sabbath e Black Foot? com tantas sugestões de duelos impactantes esse sem duvida vai ser bem interesante, não acham?

    Responder
  7. Eduardo Zaidan

    Fiquei muito feliz por ter meus comentarios citados no programa rs

    O legal das discussões a respeito do Slade são os exageros, como quando por exemplo o José disse que o Slade tinha dois Sgt. Peppers no ano de 1974 kkkk

    Responder
  8. Eduardo Zaidan

    Um duelo de gigantes muito bacana seria Yes x Deep Purple
    Olhem os confrontos:

    Shades of Deep Purple x Yes
    The Book of Taliesyn x Time And a Word
    Deep Purple x The Yes Album
    Deep Purple in Rock x Fragile
    Fireball x Close to the Edge
    Machine Head x Tales From Topographic
    Who Do We Think We Are x Relayer
    Burn x Going For The One
    Stormbringer x Tormato
    Come Taste the Band x Drama
    Perfect Strangers x 90125
    The House of Blue Light x Big Generator
    Slaves and Masters x Union
    Yessongs x Made In Japan
    Jon Anderson x Ian Gillan
    Steve Howe x Ritchie Blackmore
    Chris Squire x Roger Glover
    Rick Wakeman x Jon Lord
    Bill Bruford x Ian Paice

    Só classicos rs

    Responder
  9. Jonathan

    Olá! Excelente programa! Citaria também a “American Jesus” do Bad Religion, que ao seu modo tem algo haver com o tema, e claro, o álbum “O Filho de José e Maria” do Odair José, esse tenho muita curiosidade em saber a opinião do quarteto. Seria quase o “Jesus Christ Superstar” brasileiro? rsrs

    Até mais.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *