The Stark Reality: Discovers Hoagy Carmichael’s Music Shop

Praticando um estilo impossível de categorizar, o Stark Reality lançou um grande disco em 1969

por Bento Araujo     28 out 2014

Stark RealityTHE STARK REALITY
Discovers Hoagy Carmichael’s Music Shop
(1970, LPS 5166/5167)

O ótimo selo Now-Again anunciou que está produzindo um boxset contendo todo o material registrado por essa obscura banda, cujo estilo é impossível de categorizar. A notícia atiçou os poucos que já tiveram o imenso prazer de escutar este disco duplo lançado em 1969.

As origens dessa obra nos remetem a 1958, ano em que o compositor, ator e bandleader norte-americano Hoagy Carmichael lançou um disco infantil chamado Having A Party. Na segunda metade da década de 60, o filho de Carmichael trabalhava numa emissora de TV em Boston, e seu objetivo era apresentar a música de seu pai a uma nova geração de pimpolhos, tudo através de um programa infantil chamado Hoagy Carmichael’s Music Shop.

Para executar os temas, ele recrutou um combo fusion, The Stark Reality, que já havia trabalhado para a emissora e que era liderado por Monty Stark. O mote foi retrabalhar, adaptar, modernizar e reimaginar os temas originais de Carmichael, deixando-os atuais, com a cara de 1969. Ou seja, com uma bela dose de funk ácido.

Claro que tudo isso debaixo de um ponto de vista de uma banda de jazz, e não de uma banda de rock, ou de soul, o que coloca este álbum – uma espécie de trilha sonora do programa – à parte de tudo o que foi criado no período. O vibrafone de Monty Stark é distorcido, seus vocais vão numa linha Tony Williams, assim como os padrões executados pelo excelente baterista Vinnie Johnson.

Os solos de guitarra são do conceituado John Abercrombie e as ousadas linhas de baixo, de Phil Morrison. A química dessa moçada executando os ensinamentos de Carmichael parece em alguns momentos como alguma gravação perdida de Tony Williams, Soft Machine ou Larry Coryell.

“Cooking” e “Dreams” soam como se Ron Asheton, com seu timbre de “1969”, embarcasse numa jam interplanetária com Sun Ra e Gary Burton. “Rocket Ship” e “Junkman’s Song” podem alterar sua digestão com tantas dissonâncias; “Bustin’ Out Of Doors” por sua vez era uma das mais populares entre a criançada que assistia ao programa. Incrível mesmo é constatar o tipo de música que algumas privilegiadas crianças escutaram em suas infâncias, pelo menos aquelas que viveram na região de Boston, ao final dos anos 60.

Artigo originalmente publicado na pZ 44

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *