Little Beaver – Party Down (1974)

O sorridente, talentoso e subestimado guitarrista que fez a cabeça de Joss Stone

por Bento Araujo     15 nov 2014

Party DownNão demoraria para um garotinho dentuço nascido na pequena e remota cidade de Forrest City, no estado do Arkansas, ao sul dos EUA da década de 40, receber o apelido de “castorzinho”.

O que ninguém esperava é que Willie George Hale, ou “Little Beaver”, se tornaria um grande guitarrista, cujo ritmo impresso com sua mão direita formou a espinha dorsal das gravações do selo especializado em soul TK Records. Uma dessas gravações foi “Clean Up Woman”, de Betty Wright, que serviu para colocar o jovem guitarrista no mapa da música negra norte-americana.

Por volta de 1972, Beaver se lançou em carreira solo e soltou seu primeiro elepê, Joey. Mas foi com o segundo, este Party Down, que tudo começou a acontecer para o sorridente e talentoso guitarrista.

Don Cornelius, apresentador e produtor do tradicional e popular programa televisivo Soul Train, se amarrou na faixa título, dividida e lançada em duas partes num arrasador compacto. Logo, “Party Down” estava rolando no Soul Train enquanto os dançarinos do programa se requebravam. O pequeno castor invadia os lares negros de toda a América.

Mas foi “I Can Dig It Baby”, faixa também contida aqui, que alcançou um merecido e mítico status. Além de seu ritmo irresistível, a guitarra e a voz sensual de Beaver, o maior destaque ficava por conta da atuação do baixista, um tal de Nelson “Jocko” Padron, ou melhor, Jaco Pastorius – creditado daquela forma apenas por questões contratuais.

A dobradinha que encerra o disco, “Let The Good Times Roll” e “Let’s Stick Together”, são sucesso garantido em qualquer festinha, ou encontro de amigos, que você colocar esta bolacha pra rodar. Beaver também aparece estiloso na foto da capa, mais vintage impossível.

Depois de mais apenas dois álbuns como solista nos anos 70, Beaver desapareceu, só voltando à cena em 2003, graças à amiga Betty Wright, que o colocou para gravar com Joss Stone. Bastou para renascer o interesse no guitarrista, cujos grooves passaram a ser sampleados por diversos rappers.

Artigo originalmente publicado na pZ 53

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