Arquivo da tag: vinyl

Vinyl, The Art Of Making Records

A arte de fabricar discos é o tema do livro de Mike Evans

por Lucas Lazarotto     11 dez 2015

Vinyl, The Art Of Making RecordsVinyl, The Art Of Making Records é um livro que acaba de sair lá fora e que deve sacudir os colecionadores de vinil mundo afora. O autor, Mike Evans (Liverpool Scene), oferece uma suntuosa e visual celebração ao formato, do início de sua fabricação passando pelo auge nos anos 70, pela decadência nas décadas de 80 e 90 e pelo seu recente renascimento.

Impresso no formato mais apropriado possível, em 12 polegadas, o livro é dividido em diversos capítulos, cada um abrangendo uma década específica, dos anos 40 aos anos 2000. Uma atenção especial é também dedicada aos diversos formatos: LPs (78, 45 e 33 rotações), EPs, picture discs, edições limitadas em 180 gramas, discos coloridos etc. Selos e capistas são também analisados, assim como entusiastas do vinil que ajudaram a trazer o formato novamente ao topo, como Jack White e a sua Third Man Records.

Vinyl, The Art Of Making Records pode não ser tão atraente para os iniciados, ou colecionadores veteranos, mas é de fundamental importância para as novas gerações que andam encantadas com o formato vinil.

Brian Eno compila álbuns de Fela Kuti para novo box

Caixa de LPs de vinil contém relançamentos de sete discos clássicos do artista nigeriano.

por Ricardo Alpendre     15 ago 2014

Fela Kuti Vinyl Box 3Para o terceiro box de LPs clássicos de Fela Kuti lançado pela Knitting Factory Records, quem foi convidado para ser o curador do projeto é Brian Eno. Depois do músico, DJ e produtor Questlove e de Ginger Baker, esta foi a vez de Eno compilar um volume, com sete álbuns da discografia do grande nome do Afrobeat: London Scene (1971), Shakara (1972), Gentleman (1973), Afrodisiac (1973), Zombie (1976), Upside Down (1976) e I.T.T. (1980).

Eno, que tem estado muito atuante nos últimos meses entre produções e missivas sobre a situação na Faixa de Gaza, assina o texto de introdução ao livreto de 12 páginas, que inclui as letras das músicas e ensaio do historiador Chris May. O lançamento do box set está previsto para 29 de setembro.