Arquivo da tag: The Specials

poeiraCast 422 – Something about England

Precisamos conversar sobre a Inglaterra… Mas vamos deixar que as bandas, os músicos, os artistas, sobretudo (mas não Mais

por Bento Araujo     17 jul 2019

Precisamos conversar sobre a Inglaterra… Mas vamos deixar que as bandas, os músicos, os artistas, sobretudo (mas não somente) os ingleses, falem. Nosso assunto esta semana engloba músicas e discos feitos sobre a Inglaterra, o Reino Unido, seu povo e suas cidades.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Felipe de Paula, Flavio Bahiana, João Roberto Tayt, Luis André Araujo, Luiz Paulo Jr., Marcio Abbes, Marco Aurélio, Marcos Cruz, Ricardo Nunes, Rossini Santiago e Válvula Lúdica.

poeiraCast 416 – Nomes alternativos

Neste episódio falamos de bandas e artistas que vieram a usar outro nome para alguma ocasião, uma gravação, Mais

por Bento Araujo     05 jun 2019

Neste episódio falamos de bandas e artistas que vieram a usar outro nome para alguma ocasião, uma gravação, um lançamento ou uma fase da carreira.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Evandro Schott, Felipe de Paula, Flavio Bahiana, Luis André Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo Jr., Marcio Abbes, Marco Aurélio, Marcos Cruz, Ricardo Nunes, Rodrigo Lucas, Rossini Santiago e Válvula Lúdica.

Relançamentos do Specials

Mestres do ska em edições caprichadas da 2 Tone

por Ricardo Alpendre     13 abr 2015

The specialsPara quem gosta de música com um clima retrô, mas passando longe do pastiche, esta é uma boa: o selo 2 Tone, subsidiário da Chrysalis, está relançando os três álbuns do Specials em edições, imagine: especiais, com dois CDs cada uma.

Ótima oportunidade para quem quer ir além do básico na discografia do grupo, responsável por internacionalizar a cena ska inglesa a partir de 1979, ano em que o primeiro álbum, Specials, foi lançado. Nesse primeiro trabalho, produzido por Elvis Costello, a referência da música jamaicana está totalmente presente, inclusive com regravações de clássicos que acabariam se tornando clássicos novamente com a banda, como “A Message to You, Rudy”.

No segundo disco, More Specials, de 1980, há uma ousadia irresponsável, descarada até, nas composições, e a temática beira o existencialismo. Já o terceiro, o elegante e irregular In the Studio, levou três sofridos e tortuosos anos para ser gravado, sendo lançado originalmente só em 1984 com a banda chamada Special AKA, após o rompimento do grupo original. Nele se destacam canções incisivas como “(Free) Nelson Mandela” e “Racist Friend”.

O material dos CDs extras não é composto de perfumarias como “alternate mix”, “rough mix” ou outras coisas “nunca antes lançadas – agora você sabe por quê”. Pelo contrário: há em sua maioria itens de compactos não presentes nos LPs, faixas de EPs e gravações ao vivo para a rádio BBC.

O único problema é fazer o ouvinte comprar mais uma vez os álbuns, quando já os tem, por causa dos bônus e da parte gráfica. A opção de lançar somente o material inédito e raro, contudo, poderia obter menos alarde, do ponto de vista da gravadora.

Então, aí estão. De qualquer forma, é melhor tê-los.