Arquivo da tag: Strawberry Path

Strawberry Path

Falar de hard rock pesado nipônico dos anos 70 é falar do insano duo Shigeru Narumo e Hiro Tsunoda

por Bento Araujo     02 out 2015

Strawberry PathFalar de hard rock pesado nipônico dos anos 70 é falar do insano duo Shigeru Narumo (guitarra, teclado) e Hiro Tsunoda (bateria). Antes de fundarem o grande Flied Egg, a dupla esteve também envolvida num curioso projeto batizado como Strawberry Path. Narumo, assim como milhares de outros rockers japoneses, se animou com o filme do festival de Woodstock e passou a tocar em bandas e organizar festivais de música ao ar livre.

Narumo e Tsunoda iam compilando diversas experiências nessa onda de rock psicodélico e amor livre, e por volta de 1971, estavam prontos pra colocar isso em vinil, mesmo que essa ousadia significasse que Narumo devesse em alguns casos tocar três instrumentos ao mesmo tempo. Nada muito diferente de como ele fazia nos shows: teclados com sua mão esquerda, guitarra com a direita e os pedais do baixo com os seus pés.

When The Raven Has Come To The Earth, o único trabalho lançado na carreira do Strawberry Path, escancara as influências do rock britânico e norte-americano presentes no trabalho de Narumo e Tsunoda. Vocais e guitarra seguindo a cartilha de Hendrix, teclados no estilo Procol Harum e Deep Purple, e bateria pesada no melhor estilo Cream/Mountain.

As duas primeiras faixas não possuem nada demais, apenas uma dupla hard competente de composições, com bons solos de Narumo e a bateria de Tsunoda calcada em Bonham e Appice. A instrumental “The Second Fate” já introduz o lado melódico, com seus teclados que de imediato remete o ouvinte a “A Wither Shade Of Pale” do Procol Harum. Piano e Hammond servindo de cama para um grande solo de guitarra de Narumo. O drive de “Five More Pennies” parece querer compensar a melancolia da faixa anterior, já que aqui o boogie rola solto nessa que é a faixa mais longa do elepê. “Five More Pennies” serve também para Narumo dar uma de Jimmy Page, pois seu solo é nitidamente chupado de “Heartbreaker”. Ao vivo, essa faixa era o ápice das apresentações do Strawberry Path.

Outros pontos altos do álbum são a balada “Mary Jane On My Mind”, repleta de belas melodias no melhor estilo Hollies/Marmalade, além de orquestrações angelicais, e vocal soprano. E também a instrumental que encerra o trabalho, “When The Raven Has Come To The Earth”, que certamente não deixa nada a dever para grupos como Barclay James Harvest.

Artigo originalmente publicado na pZ 36

pZ 36

Free, selo Island, Lula Côrtes, Strawberry Path, Anjo Gabriel, Renaissance, Almendra, Love Affair etc.

por Bento Araujo     11 jul 2014

FREE
A pZ passa a limpo a trajetória do FREE, grupo de Paul Rodgers, Paul Kossoff, Andy Fraser e Simon Kirke.
Inclui os álbuns comentados, fotos inéditas e relatos reveladores.

ANDY FRASER
O baixista/compositor do FREE responde as perguntas de nossos leitores, abordando os mais diversos temas e falando das bandas por onde passou – Free, Toby, Sharks, John Mayall’s Bluesbreakers, Alexis Korner, The Rumbledown Band etc.

LULA CÔRTES
O pZ Hero dessa edição, um dos pioneiros da cena psicodélica nordestina, tocou em bandas e projetos como Paêbirú, Satwa, e muitos outros. Suas andanças, seus álbuns solo, sua parceria com Zé Ramalho e Alceu Valença, e muito mais!

BRAZILIAN BITLES

A primeira parte da curiosa trajetória desse lendário agrupamento beat carioca.

SELO ISLAND
A primeira parte de um extenso levantamento sobre o período mais rico de um dos grandes selos independentes dos anos 60 e 70. O que disseram na época e o que temos a dizer hoje sobre trabalhos de grupos como King Crimson, Jethro Tull, Traffic, Quintessence, Fairport Convention, Spooky Tooth, Blodwyn Pig, Bronco, Renaissance, Mott The Hoople, White Noise, Nick Drake, Nirvana e muitos, muitos outros.

Mundo Bolha: Anjo Gabriel, Tomada, os 50 anos da Gibson SG, Aeroblus, Buffalo Springfield, etc.

Capas Históricas: Almendra (Almendra)

Pérolas Escondidas: Strawberry Path, Thee Hypnotics, The Liverbirds, American Gypsy, The Underground Set e Johnny Jenkins.

Have a Nice Day: “Everlasting Love” – The Love Affair