Arquivo da tag: spinetta

poeiraCast 489 – Melhores discos do rock latino-americano

Aproveitando a recente publicação de uma lista de 50 melhores discos do rock latino-americano no site da revista Mais

por Bento Araujo     01 nov 2023

Aproveitando a recente publicação de uma lista de 50 melhores discos do rock latino-americano no site da revista Rolling Stone, comentamos não só aquela seleção como também outros favoritos que, para nós, poderiam ser lembrados.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de 14 anos de estrada e mais de 480 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Aylton José Vasconcelos, Bruno Maia, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Bueno, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Francisco Okamura, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Thatiana Oliveira, Tomas Gouveia, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos, Wilson Tortorelli Filho.

poeiraCast 291 – Melhores discos de 1976

São tantos discos de cabeceira que o programa ficou bem longo. E mesmo assim, muitos grandes álbuns de Mais

por Bento Araujo     03 ago 2016

São tantos discos de cabeceira que o programa ficou bem longo. E mesmo assim, muitos grandes álbuns de 40 anos atrás ficaram de fora. Digamos que comentamos neste episódio alguns dos melhores discos de 1976…

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luis Araujo, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Marcos Oliveira, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Raphael Menegotto, Rodrigo Lucas, Rodrigo Vieira, Rodrigo Werneck, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

Cronica e Iluminaciones

Diversos livros revisitam a história do rock argentino

por Bento Araujo     23 fev 2016

peloEnquanto no Brasil a produção de livros dedicados a investigar o rock nacional ainda é tímida, na Argentina o mercado parece mais aquecido do que nunca, com dezenas de títulos sendo lançados a cada ano. Os mais recentes lançamentos abordam bandas, artistas, ou mesmo gêneros específicos.

Luis Alberto Spinetta, por exemplo, é protagonista em duas obras: Cronica e Iluminaciones e Una Vida Hermosa. O primeiro é uma reedição, ampliada e revisada, do original de 1988, onde Spinetta conta sua trajetória de forma cronológica ao escritor e jornalista Eduardo Berti. O segundo é uma leitura existencial e poética do artista pela visão de Miguel Grinberg, que entrevistou El Flaco diversas vezes. O mesmo Grinberg acabou de lançar Un mar de metales hirvientes: Crónicas de la

Resistencia Musical en Tiempos Totalitarios (1975-1980), onde apresenta um dos períodos dourados do rock argentino sob a repressão da sangrenta ditadura portenha.
Silencio Marginal: Memorias del Rock Argentino, de Eduardo Casali, Lautaro Castro e Maximiliano Ceci vai na mesma onda, analisando o surgimento da cultura rock pela Argentina. Já El Bohemio Va – Código Nebbia, é mais um volume da série da Ediciones Disconario dedicada aos grandes nomes da música local. Desta vez o abordado é o grande e influente Litto Nebbia, fundador do Los Gatos e pilar do rock local.

La Biblia Del Rock – Historias de la Revista Pelo é um dos mais interessantes lançamentos, pois contém histórias, crônicas, fotos e ensaios da maior publicação musical da Argentina, que inclusive era consumida também no Brasil e outros países da América do Sul. O criador e editor Daniel Ripoll escreve o prólogo e dá as cartas, celebrando a Pelo, que relatava com fervor tanto a cena local como a internacional.

pZ 41

Spinetta, Montrose, Peter Green, Netinho, T2, Los Vidrios Quebrados, Steven Wilson, Thelonious Monk etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

LUIS ALBERTO SPINETTA
A obra e a vida do compositor argentino celebrada neste número. Suas aventuras pelo Almendra, Pescado Rabioso, Invisible, Spinetta Jade e muito mais. Não deixe de mergulhar no peculiar universo desse genial músico…

MONTROSE
Martin Popoff disseca minuciosamente os primeiros anos do Montrose, época em que o grupo registrou seus dois primeiros álbuns de estúdio. Inclui entrevistas com Ronnie Montrose e com Sammy Hagar. Homenagem da pZ ao guitarrista morto recentemente e a sua banda mega influente.

NETINHO
O lendário baterista brasileiro relembrou sua vida musical ao responder as perguntas de nossos leitores. Os Incríveis, Casa das Máquinas e muito mais.

STU COOK
O ex-baixista do Creedence Clearwater Revival e atual baixista do Creedence Clearwater Revisited abre o jogo com a pZ e fala de passado, presente e futuro.

OS ARANHAS
A trajetória do grupo obscuro do rock nacional dos anos 60.

STEVEN WILSON & MIKAEL ÅKERFELDT
A dupla mais emblemática do progressivo atual marca presença nessa nova edição. O novo projeto, Storm Corrosion, as carreiras em suas respectivas bandas (Porcupine Tree e Opeth) e os shows no Brasil.

PETER GREEN
O pZ Hero desta edição, em texto que aborda suas aventuras com os Bluesbreakers de John Mayall, com o Fleetwood Mac e em sua carreira-solo.
Do estrelato à loucura, e a volta aos palcos e aos discos.

E mais:

Thelonious Monk, a tour de Mark Farner pelo Brasil, T2, Lee Moses, Carol Of Harvest, Los Vidrios Quebrados, Alan Sorrenti, Cos, Ódmenn, Cerebrum, Cassim & Barbária, Arbouretum, The Mauroks e muito mais.