Arquivo da tag: Rozenblit

Rozenblit

Documentário em vídeo mostra a história da lendária gravadora/fábrica de discos pernambucana

por Bento Araujo     27 fev 2015

fabrica-de-disco-rozenblit“Rosa de Sangue” é um mini documentário, produzido pela produtora Videoteipe, cujo intuito é imortalizar em vídeo a história da gravadora/fábrica de discos pernambucana Rozenblit – o maior complexo fonográfico localizado fora do eixo RJ-SP que existiu no Brasil.

Localizada no Recife, era a mais moderna do país na década de 60. A fábrica foi fundada em 1954, por José Rozenblit, cuja missão era divulgar a música regional nordestina. José participa do documentário, assim como muitos artistas lançados pela gravadora, que ainda colocou na praça selos como Mocambo, Solar, AU, Passarela e outros.

O período “udigrudi” da Rozenblit também tem destaque, época em que apostaram na mais pura psicodelia nordestina, lançando álbuns de Satwa, Marconi Notaro, Flaviola e o Bando do Sol e Paebirú.

Os momentos mais dramáticos registrados acontecem quando José relembra as muitas cheias do Rio Capibaribe que destruíram seu parque industrial e seu estoque, fazendo com que discos de seu catálogo se tornassem extremas raridades.