Arquivo da tag: Ken Sharp

A força do pop

Play On! Power Pop Heroes é uma série de livros que exalta o power pop dos anos 70

por Radames Junqueira     21 ago 2015

Play On! Power Pop HeroesKen Sharp ficou conhecido como autor de livros especializados numa das bandas mais populares dos EUA, o Kiss. Mas a área de interesse de Ken é ampla, tanto que sua nova aventura textual atende pela série de três volumes de Play On! Power Pop Heroes.

Eric Carmen, o homem de frente dos Raspberries, foi talvez quem melhor definiu o subgênero power pop: “Creio que a essência do power pop é a sua capacidade transcedental de colocar um sorriso no seu rosto e arrepiar os pêlos do seu braço… Isso é o que esse tipo de música sempre fez por mim”. Cunhado em 1967 por Pete Townshend, ao descrever o compacto de “I Can See for Miles” do seu The Who, o termo power pop ganhou força na década seguinte, com o surgimento e sucesso de grupos como o próprio Raspberries, Cheap Trick, Badfinger, Big Star etc.

No primeiro volume da série, Ken Sharp analisa os progenitores da cena: The Beatles, The Beach Boys, The Dave Clark Five, The Kinks, The Hollies, The Byrds, The Who, The Turtles, The Zombies, The Left Banke, The Nazz etc. Em 520 páginas, o autor apresenta entrevistas com músicos, produtores e compositores e também adiciona comentários faixa a faixa de discos clássicos.

O segundo volume vem ainda mais recheado, com 750 páginas, e segue o mesmo formato do anterior, porém abordando bandas e artistas como Flamin’ Groovies, Rick Springfield, Stories, Cheap Trick, Sweet, Shoes, Bay City Rollers, The Ramones, Utopia, The Babys, Piper, XTC, Squeeze etc. Já o terceiro volume deve ser lançado em breve. Veja mais em ken-sharp.com.