Thunder Road

Belíssimo quitute para os curtidores de trilhas sonoras, 57 anos depois

por Ricardo Alpendre     07 abr 2015

Thunder RoadBruce Springsteen pagou tributo ao filme com a primeira música de seu multiplatinado álbum Born to Run em 1975. Os cineastas Quentin Tarantino e Jim Jarmusch admitem sua influência. E Dolly Parton tem enorme carinho pela obra, que foi sua primeira experiência em uma sala de cinema. Thunder Road, filme de 1958 que tem Robert Mitchum como protagonista, produtor e co-diretor ao lado de Arthur Ripley, acaba de ter sua trilha sonora lançada pela primeira vez pelo selo Bear Family. O CD vem em um maravilhoso digipak com livreto de 108 páginas, bem no padrão caprichado da Bear.

Contendo o score orquestral de Jack Marshall e a guitarra do ás Joe Maphis, o disco também tem faixas cantadas, como “The Whipporwill” na voz de Keely Smith, então mulher e vocalista de Louis Prima, e atriz coadjuvante em Thunder Road. Outra canção, aliás a mais clássica, é The Ballad of Thunder Road, que aparece interpretada pelo próprio Mitchum e em mais oito versões, incluindo covers gravadas nos 16 anos que se seguiram.

A Lei da Montanha, como o filme foi chamado no Brasil, poderia ter tido Elvis Presley como protagonista como queria Mitchum. No enredo, um veterano da Guerra da Coréia volta para as montanhas para cuidar da destilaria clandestina da família (eles produziam moonshine, um tipo de whisky ilegal). Para manter o controle os negócios, ele tem que despistar a polícia e ainda enfrentar os gangsters da cidade, que querem lhe tomar a destilaria. Se o filme não é um grande clássico do cinema, o disco enfim surge como um belíssimo quitute para os curtidores de trilhas sonoras, 57 anos depois.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *