Rod de’Ath (1950-2014)

O baterista dos melhores discos de Rory Gallagher morreu aos 64 anos

por Bento Araujo     04 ago 2014

Rory, Rod & GerryQuando Rory Gallagher morreu, em 1995, a maioria dos textos sobre a sua morte dava conta também da morte de um integrante de suas melhores bandas de apoio, o baterista Rod de’Ath.

Rod estava mal de saúde, saiu vivo de um terrível acidente automobilístico, mas ficou tão triste em constatar que todos o davam como morto que resolveu não comparecer ao funeral do guitarrista irlandês. Passado o trauma, Rod foi aparecendo na mídia roqueira ocasionalmente, para o espanto de todos aqueles que o davam como morto.

Mas desde o fatídico acidente, o baterista nunca mais se recuperou completamente e veio a falecer dia 1 de agosto.

Rod de’Ath tocou na banda de Rory de 1972 a 1978 e gravou alguns dos melhores álbuns do guitarrista, como Blueprint (1973), Tattoo (1973), Irish Tour ’74 (1974), Against the Grain (1975)
e Calling Card (1976). Nesta mesma formação estava o tecladista Lou Martin (morto em 2012), seu companheiro de tempos de Killing Floor, banda que praticava blues inglês da pesada. Daquela formação clássica da banda de Rory Gallagher, somente o baixista Gerry McAvoy continua vivo.

Abaixo, Rod de’Ath e todos esses citados acima no belo filme Irish Tour ’74 

 

 

 

  1. Chico

    Rod não sofreu acidente automobilístico. Ele teve uma queda séria ao correr para pegar um trem em uma estação. Machucou severamente o rosto e teve traumatismo no cranio, vindo a ficar cego de um olho. Ao contrário, ele foi no funeral de Gallagher, para espanto dos que achavam que ele tinha morrido. Mais tarde depois de uma longa doença, faleceu.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *