Lindo Sonho Delirante vol. 2 – campanha no ar!

A campanha de financiamento coletivo do livro foi lançada no Catarse

por Lucas Lazarotto     25 maio 2018

O jornalista, escritor, pesquisador e colecionador de discos Bento Araujo, editor da revista poeira Zine, acaba de lançar uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilizar o livro Lindo Sonho Delirante vol.2: 100 discos psicodélicos ou audaciosos do Brasil (1976-1985). O primeiro volume do livro foi publicado em 2016, de forma totalmente independente, após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo. Lançado em português e em inglês, o livro foi vendido em mais de 40 países, ganhou cinco estrelas na revista britânica Record Collector e foi eleito pelo site britânico Vinyl Factory como um dos dez melhores livros de música do mundo daquele ano.

O primeiro volume trazia resenhas de discos lançados entre os anos 1968 e 1975, ou seja, abordava as origens do cenário psicodélico brasileiro. Neste novo volume, o autor pretende continuar contando essa história através da análise de mais 100 discos, desta vez lançados entre 1976 e 1985. Nesse período, a música brasileira ganhou ares heterogêneos, experimentais, vanguardistas e progressivos, e seguiu seu rumo sacudindo o underground, ainda sufocado pelo sangrento regime militar e pelo violento preconceito social. A garimpagem das obras contidas neste segundo volume começa em 1976, dando início a uma jornada de dez anos que termina justamente no ano de 1985, quando teve fim a ditadura militar no país.

De pioneiros como Tom Zé, Lula Côrtes, Arnaldo Baptista e Zé Ramalho até heróis e heroínas não tão celebrados como Marinho Castellar, Cátia de França, Jarbas Mariz, Luli & Lucinha e Flaviola e o seu Bando do Sol. Do rock bem brasileiro do Papa Poluição, Pão com Manteiga e Aratanha Azul, até a música vanguardista de Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Aguilar e sua Banda Performática. Da sofisticação progressiva d’A Barca do Sol, Terreno Baldio, Recordando o Vale das Maçãs e Bacamarte, até a fusão promovida por nomes como Hermeto Pascoal, Grupo Um, Cheiro de Vida e Cesar Mariano & Cia. Todos estarão juntos nesse segundo volume do Lindo Sonho Delirante.

Para saber mais sobre a campanha acesse www.catarse.me/lsd2

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *