Far Out – Nihonjin

Foi do Japão que veio o Far Out, grupo que lançou um único disco: Nihonjin, em 1973

por Bento Araujo     07 nov 2014

Far Out - NihonjinFar Out – Nihonjin
(1973, Columbia CD 5047)

Rock espacial e minimalismo musical, principalmente se realizado na década de 1970, geralmente nos remete à cena alemã, às centenas de combos do marginalmente batizado Krautrock. Mas e os mestres do minimalismo, os japoneses, onde ficam nessa história?

Foi do Japão que veio o Far Out, grupo que lançou somente este álbum, em 1973. O minimalismo exarcebado, no entanto, ganhou expressividade maior na capa e na introdução de Nihonjin, disco que contém dois longos temas: “Too Many People” e “Nihonjin” – um em cada lado do LP original.

“Too Many People” tem de tudo: de introdução Krautrock passando por folk, psicodelia e hard pesado no melhor estilo Black Sabbath. Quando os inspirados solos de guitarra assumem a frente, é impossível não se lembrar de guitar-heroes britânicos como David Gilmour e Jeff Beck. Já a melódica e triste “Nihonjin” é uma das pérolas do rock japonês dos anos 1970, apropriadamente regravada (com doses extras de synths e Mellotron) pela Far East Family Band como “Nipponjin”, no álbum de mesmo nome, lançado no Brasil na época.

O experiente guitarrista Fumio Miyashita era o maior responsável pela gama eclética de sons surgidos em Nihonjin. Egresso da Far East Family Band (grupo seminal do rock nipônico que revelou também o músico Masanori Takahashi, mais conhecido como Kitaro), Miyashita fez questão de deixar sua guitarra e a cítara elétrica de Kei Ishikawa em primeiro plano no disco. Teclados e sintetizadores, tocados por ele mesmo e por Eiichi Sayu, serviam apenas de pano de fundo para os voos rasantes e contemplativos da guitarra.

Seja pela influência de nomes como Pink Floyd e Sweet Smoke, seja pela herança hippie da década anterior, Miyashita entrou para a história com seu Far Out e seu Nihonjin, pelo menos para aqueles que rumaram mais ao Oriente, buscando prog rock inventivo e viajante além das terras germânicas.

No ano 2000, Nihonjin foi relançado em CD pelo selo Buy Or Die Records, com muitas faixas bônus, na verdade temas da banda irmã do Far Out, a inesquecível The Far East Family Band.

Artigo originalmente publicado na pZ 51

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *