Cinco Décadas de Shindig!

Programa musical pioneiro da TV norte-americana apresentou muitas bandas de rock ao público jovem

por Radames Junqueira     18 dez 2014

O apresentador Jimmy O'NeilShindig! foi uma criação do produtor inglês Jack Good e também o primeiro programa musical de TV do seu gênero, dedicado ao rock e ao público jovem, transmitido em horário nobre na ABC americana.

Apresentado pelo D.J. californiano, Jimmy O’Neill (foto), foi ao ar pela primeira vez em 16 de setembro de 1964 e gerou uma série de imitações, como Hullabaloo, Shivaree e Hollywood A Go-Go.

A nata do rock dos anos 60 apareceu nos episódios de Shindig!: Beatles, Rolling Stones, Beach Boys, The Who, Animals, Kinks, Byrds; assim como lendas do estilo como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard. Ícones da soul e do R&B também não ficaram de fora e tiveram sua vez no programa: Aretha Franklin, Ike & Tina Turner, Supremes e Temptations.

Os dançarinos e o figurino do programa também marcaram época, assim como a banda da casa que executava os sons para o pessoal cair na dança: The Shin-diggers, depois The Shindogs. Pelo grupo passaram Leon Russell, Glen Campbell e Billy Preston.

Apesar de influente e popular, o programa foi ao ar pela última vez em janeiro de 1966. A desculpa da ABC era de que a audiência andava muito abaixo do desejado.

Enquanto não pinta o tão apropriado box em DVD de Shindig!, com todos os episódios restaurados e na íntegra, você pode ir festejando os 50 anos do programa no YouTube mesmo.



Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *