Jimmie Haskell: California ‘99

O roteiro e a arte gráfica de California ’99 são pura insanidade e remontam à história futura de um EUA pós-apocalípse, de 1975 a 1998, onde insetos viciados em maconha se tornam o principal alimento dos humanos

por Bento Araujo     24 fev 2016

JIMMIE HASKELL
California ‘99
(1971, ABC Records ABCX 728)

California 99Assim como 2001: Uma Odisséia no Espaço, este disco foi um trabalho criado no passado, mas que imaginava um futuro que hoje já ficou para trás. Um adendo como este já gera curiosidade, mas California ’99 está repleto delas.

Em 1971, Haskell já era um renomado maestro, arranjador e compositor da costa oeste norte-americana, tendo trabalhado em trilhas sonoras de diversos filmes e em discos instrumentais que tentavam capitalizar na onda da surf music e da beatlemania. Mas foi em 1971 que Haskell, ao lado do produtor Bill Szymczyk, cunhou seu álbum conceitual definitivo, uma ópera rock espacial, com cunho de paródia e participação de figuras como Joe Walsh, Denny Doherty, Michael Fennely, Clydie King, Merry Clayton e Jimmy Witherspoon, entre outros. Um trabalho grandioso e eloquente, típico do período, mas que hoje anda completamente esquecido, como comprova o baixo preço do LP original na internet.

O roteiro e a arte gráfica de California ’99 são pura insanidade e remontam à história futura de um EUA pós-apocalípse, de 1975 a 1998, onde insetos viciados em maconha se tornam o principal alimento dos humanos. A capa acompanha a viagem: ao desdobrá-la você encontra um mapa do país reconstituído, tendo em sua área central uma espécie de deserto chamado “Marijuana and Insect Corridor”.

O conteúdo musical de California ’99 não fica atrás do conceito. Haskell mostra que é brilhante em suas orquestrações. Jimmy Witherspoon aproveita para interpretar uma versão passional de “The Night They Drove Old Dixie Down”, da The Band, enquanto Joe Walsh cuida de “Jessica Stone” e “California Fairy Tale”. O encerramento acontece apropriadamente com “Underture”, que Haskell pegou emprestado de Pete Townshend e seu Tommy.

Em CD, California ’99 foi reeditado somente no Japão, em 2007. Em LP nunca foi relançado. Taí um trabalho que pode virar cult a qualquer momento, basta um DJ espertalhão samplear algum trecho e pronto. Aproveite enquanto é tempo e saia à caça da belíssima versão original.

Artigo originalmente publicado na pZ 60

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *