1966: A Explosão

Novo livro de Jon Savage revisita o ano crucial da década de 60

por Radames Junqueira     27 jan 2016

1966 - The Year The Decade ExplodedO ano de 1966 foi o ponto de convergência para o rock. Quem ainda duvida, basta conferir a pZ 13, onde passamos a limpo os principais discos e acontecimentos musicais daquele ano, no Brasil e no mundo.

Jon Savage, autor de vários livros e textos imperdíveis sobre cultura pop, sabe muito bem da importância de 1966 e resolveu cair de cabeça naqueles inesquecíveis 12 meses em seu novo livro 1966: The Year The Decade Exploded, lançado na Inglaterra pela Faber & Faber. Cada mês daquele ano mereceu um extenso capítulo do livro.

Segundo Savage, o hit parade de 1966 parecia “um completo ecossistema de micro gerações e micro tribos, com adolescentes, boêmios, soul freaks, papais e mamães e um vasto contingente de jovens desmamados e sem filiação alguma”. O autor, obviamente, não se prende apenas às paradas. Revisita também fenômenos culturais e sociais, drogas, tumultos raciais, moda, Vietnã, campanha pelos direitos dos gays etc. Interessante também o paralelo que o autor traça entre o sucesso de “Good Vibrations”, dos ensolarados Beach Boys na costa oeste, com o surgimento do sombrio e incompreendido Velvet Underground na costa leste.

Dentre muitas revelações, uma surpreende: 50 mil cópias de Yesterday And Today, dos Beatles, aqui conhecido como “o disco do açougue”, foram enterradas num depósito de lixo em Massachusetts devido a sua capa ofensiva.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *