Arquivo da tag: vinil

Como funcionava uma loja de discos nos anos 70?

Assista ao filme que mostra a Tower Records em 1971

por Ricardo Alpendre     02 out 2014

Quer ter uma visão de como é o céu? Ou, pelo menos, algo bem parecido? Uma filmagem em película de 16 mm, feita em 1971 na loja Tower Records da Sunset Strip, em Hollywood, foi divulgada na internet.

As imagens foram realizadas por Darrell Forney, professor da Faculdade de Sacramento, cidade na qual a Tower tinha sua sede desde 1960.

A unidade em questão, que funcionava em Hollywood há apenas um ano, aparece nos dez minutos de filmagem provavelmente em seu auge, em uma noite qualquer da semana. Funcionários desembalam LPs, empilhando-os entre os corredores de prateleiras; pilhas e pilhas de All Things Must Pass, de George Harrison dividem espaço com o público.

LPs de Elton John, Rare Earth, Paul McCartney, Iron Butterfly, Chopin, Brahms… O mundo da música estava naquelas gôndolas, entre consumidore292929s e cartazes de cartolina chamando atenção para as ofertas, com seus grandes números desenhados a mão. O vídeo é sonorizado com “Thank You (Falettinme Be Mice Elf Again)”, com Sly and the Family Stone, e “Me and Bobby McGee.” Na voz de Janis Joplin. Discos dos dois artistas também têm destaque no filme.

A seção de cartuchos de 8 pistas (os chamados 8-tracks) é mostrada como algo para um público específico.

O entra-e-sai de gente, a fila do caixa, os LPs sendo colocados nos envelopes da Tower, tudo é capturado com muito estilo com a câmera de Forney, documentando um pedaço importante da história da rede, fechada em 2006, e do próprio mercado fonográfico.

Os colecionadores e as suas coleções

Luxuoso livro apresenta colecionadores na intimidade de suas salas/quartos de som

por Lucas Lazarotto     08 ago 2014

Dust and Grooves - livroQuem aprecia o ritual de colecionar discos de vinil e costuma navegar pela internet atrás de informações sobre colecionadores, conhece muito bem o trabalho do fotógrafo Eilon Paz. Há anos ele é o responsável pelo site dustandgrooves.com, cuja especialidade é mostrar colecionadores em seu habitat natural, ou seja, em sua sala/quarto de som, onde armazena sua estimada coleção de discos. A beleza das fotos de Eilon acabou criando um grande números de seguidores e entusiastas, que passaram a gerar uma demanda para que todo aquele rico material visual se transformasse num livro.

Visando arrecadar fundos para bancar uma viagem pelo mundo atrás de coleções de discos, o autor lançou uma campanha no Kickstarter. Foi assim que Eilon Paz conseguiu dinheiro suficiente para imprimir o luxuoso Dust & Grooves: Adventures In Record Collecting, obra que em 416 páginas compila coleções vinílicas de 130 colecionadores. É uma viagem íntima ao mundo pessoal de cada colecionador, que pode ser um DJ, um produtor musical, um vendedor de discos ou qualquer entusiasta do formato. A primeira parte do livro traz fotos e citações e a segunda parte conta com entrevistas com alguns dos principais colecionadores.

Dust & Grooves: Adventures In Record Collecting pode ser adquirido no site dustandgrooves.com.