Arquivo da tag: Vertigo

poeiraCast 283 – O selo Vertigo

Já havíamos gravado programas sobre selos discográficos como Harvest, Stax, Island, Elektra… Todos eles muito importantes, é claro. Mais

por Bento Araujo     08 jun 2016

Já havíamos gravado programas sobre selos discográficos como Harvest, Stax, Island, Elektra… Todos eles muito importantes, é claro. Mas não tínhamos, até agora, dedicado um episódio ao selo Vertigo, um dos mais admirados no rock pela ousadia da aposta nos artistas e principalmente pela qualidade da música. Então, aqui está!

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Erich Duarte, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Fabian Santos, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, Luis Araujo, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Marcos Cruz, Marcos Oliveira, Mario Bronzati, Mateus Tozzi, Paulo Costa, Paulo Vieira, Pedro Furtado, Raphael Menegotto, Rodrigo Vieira, Rodrigo Werneck, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

pZ 19 (ESGOTADO)

Edição rara, temos poucos exemplares.
Captain Beyond, Judas Priest, David Coverdale, East of Eden, selo Vertigo (segunda parte) etc.

por Bento Araujo     07 jul 2014

CAPTAIN BEYOND
Dez páginas com a trajetória desse fantástico grupo obscuro dos anos 70! Discografia comentada, as origens dos integrantes, detalhes da gravação do primeiro disco, tours pela América, o sumiço de Rod Evans e uma entrevista exclusiva com o batera Bobby Caldwell.

DEEP FRAUDE
A picareta tour do “falso” Deep Purple em 1980, tendo Rod Evans como protagonista principal. Texto exclusivo do maior especialista em Deep Purple do Brasil, Mr. João Cucci Neto.

VERTIGO (SEGUNDA PARTE)
Segunda e última parte do especial sobre o selo Vertigo, trazendo resenhas e cotações de álbuns de bandas como Black Sabbath, Warhorse, Gravy Train, Tudor Lodge, Alex Harvey, Status Quo, Kraftwerk,etc.

AS BARBEIRAGENS DAS GRAVADORAS BRASILEIRAS
O expert no assunto, Ayrton Mugnaini Jr. desvenda pela primeira vez as maiores barbeiragens fonográficas ocorridas em nosso país. De Ronnie Von até UFO, de Camel até Secos & Molhados, de Beatles até Rolling Stones… Imperdível! Faixas cortadas, capas e músicas trocadas, erros de digitação e rotação, e outras atrocidades que fizeram de vítimas grupos e astros como Beatles, Stones, UFO, Camel, Janis, Doors, Dylan e muitos outros.

JUDAS PRIEST
Um panorama sobre o ano de 1978 na carreira do Priest; quando eles lançaram os álbuns Stained Class e Hell Bent For Leather (ou Killing Machine).

DAVID COVERDALE
Entrevista exclusiva com David Coverdale e seu teste para ser vocalista do Uriah Heep
Muita gente não sabe, mas em 1976, após a traumática saída de David Byron, o Uriah Heep chegou a convidar o ex-vocalista do Deep Purple para uma audição. Nessa edição da pZ Coverdale comentou tal acontecimento numa entrevista exclusiva: “Lembro perfeitamente desta ocasião! Eu sabia que não daria certo, mas aceitei apenas para que eles não ficassem desconfortáveis com a situação. Foi uma noite muito divertida, mas nada sério. Naquele período da minha vida eu sabia exatamente o que fazer com a minha carreira e simplesmente cantar numa outra banda certamente não estava nos meus planos. Eu já tinha o meu plano principal, que era formar o meu próprio grupo.”

CASA DAS MÁQUINAS
Netinho comenta a criação da clássica “Casa de Rock”. Em entrevista exclusiva para a poeira Zine, o lendário baterista Netinho explicou detalhes sobre a composição da música “Casa de Rock”: “Essa foi uma das últimas músicas que fizemos para o disco e eu estava com uma certa dificuldade para fazer essa letra. O Catalau era filho de um amigo meu e um dia, visitando esse meu amigo, o moleque me mostrou umas letras que tinha feito, umas coisas bonitas, inteligentes. Aí, pedi o moleque emprestado pro pai (risos). Peguei o Catalau e fomos pro Guarujá. Olha, eu nunca contei isso pra ninguém! Chegamos na praia de madrugada, com duas cadeiras, papel e caneta. Ali, com os pés na água, saiu essa letra.”

E mais:
Mundo Bolha: Dave Murray e guitarra de Paul Kossoff; o pique de Jack Bruce; o novo álbum do Van Der Graaf Genenator; o som revigorante do Dirty Sweet etc.

Entrevistas: com a vocalista do Babe Ruth (Janita Haan), Aninha Capaldi (esposa de Jim Capaldi do Traffic) e com os novatos do Rose Hill Drive.

Capas Históricas: School’s Out (Alice Cooper)

Pérola Escondida: East Of Eden

Have a Nice Day: Pushin’ Too Hard (The Seeds) / Susie Q (Dale Hawkins)

O Colecionador: Ed Motta

Quem se Foi: John Rutsey, Wander Taffo, Klaus Dinger, Mick Waller etc.