Arquivo da tag: Van Halen
No nosso último episódio de 2018, voltamos “apenas” 20 anos no tempo para fazer uma visita aos sons
No nosso último episódio de 2018, voltamos “apenas” 20 anos no tempo para fazer uma visita aos sons de 1998.
Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Marco Reis, Marcos Oliveira, Mauricio Pires, Pedro Furtado Jr., Rossini Santiago, Válvula Lúdica e Wilson Rodrigues.
O hard rock nunca havia sido tão divertido e irreverente. A história da guitarra também mudou. Há quarenta
O hard rock nunca havia sido tão divertido e irreverente. A história da guitarra também mudou. Há quarenta anos, em 1978, era lançado nos Estados Unidos o primeiro LP do Van Halen!
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Alexandre Guerreiro, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Rubens Queiroz, Sempre Música, Tropicália Discos e Válvula Lúdica.
Novos discos de guitarristas de peso chegam ao mercado
Muitos guitarristas da fase áurea do rock estão com disco novo na praça. Davy O’List é um deles. O guitarrista foi um dos fundadores do The Nice e não lançava algo inédito desde 1997. Second Thoughts não chega a ser uma maravilha, mas é uma agradável volta de outro “dinossauro” do rock progressivo. Pop, jazz, funk e a inseparável bagagem erudita do guitarrista marcam presença num álbum totalmente descompromissado. “Halfway to Heaven” é um dos destaques.
Quem aposta no formato trio é Randy Bachman, que em Heavy Blues conta com o apoio de alguns de seus camaradas: Neil Young, Peter Frampton, Joe Bonamassa e até o saudoso Jeff Healey. No entanto, a balada “We Need to Talk” é o ponto alto.
Robben Ford também se cercou de encorpados sons de guitarra e convidados para Into The Sun: Warren Haynes, Robert Randolph, Keb Mo etc. Qualidade e o bom gosto de sempre de Ford em cada música.
O formato special guest também é utilizado por Mick Abrahams em seu Revived, onde o ex-guitarrista do Jethro Tull e Blodwyn Pig recebe participações de Bill Wyman, Martin Barre, Bernie Marsden, Paul Jones etc. O bacana é que 50% das vendas do disco serão encaminhadas para uma associação que cuida de crianças com câncer na Inglaterra.
O mestre da slide guitar, Sonny Landreth está lançando Bound By The Blues, trabalho onde revisita as suas raízes no blues. O repertório engloba material que Landreth já vinha apresentando nos palcos, como versões para “It Hurts Me Too”, “Dust My Broom”, “Walkin’ Blues” etc.
Do blues vamos para a world music de Phil Manzanera, que acaba de lançar The Sound of Blue, contando com dez temas instrumentais. O guitarrista do Roxy Music aposta em paisagens sonoras, criadas pelos seus originais timbres de guitarra. As faixas mais curiosas acabam sendo “In Conversation With Andy McKay” e “Rosemullion Head”.
Steve Hackett esteve recentemente no Brasil e seu Wolflight comprova que ele é o mais prolífico de todos os ex-integrantes do Genesis. Ambicioso, o novo trabalho endossa a sua boa fase atual. Quem duvida basta escutar “Love Song To A Vampire”, com guitarra flamenca e influência do King Crimson dos primórdios.
O mais influente guitarrista da década de 80, Eddie Van Halen, pinta com Tokyo Dome Live In Concert, o primeiro disco ao vivo do Van Halen com David Lee Roth no vocal. Mas o mundo atual precisava de um álbum ao vivo do Van Halen? Provavelmente não, já que passear pelos quatro lados do LP duplo é puro exercício de nostalgia.
Falando em nostalgia, Scorpions Revisited, como o nome entrega, é onde Uli Jon Roth resolveu estacionar a sua carreira de guitar hero. Requentando velhos temas de sua ex-banda, Uli parece ter esquecido que de bandas cover o mundo já está empanturrado e que as versões originais serão sempre as mais queridas dos fãs.
Ao vivo é onde a guitarra de Jeff Beck mais brilha e o guitarrista vem com Jeff Beck Live +, registrado na tour do ano passado, que passou pelo Brasil. No vocal está Jimmy Hall (Wet Willie) e no repertório temas como “Morning Dew”, “Superstition”, “Little Wing” e “A Day In The Life”. O disco também traz duas faixas inéditas de estúdio: “Tribal” e “My Tiled White Floor”.
Para encerrar esse pequeno especial, o incansável e imprevisível Todd Rundgren lança Global, seu 25º trabalho. Se ele vinha flertando com o rock de arena no disco anterior, agora ele vai de synth-funk e Eurodisco, deixando a guitarra de lado e apostando numa roupagem tecnopop. Surpreendente apenas para quem não o conhece.
O modelo “circles” ficou imortalizado no clipe de “Unchained”
Eddie Van Halen é um guitarrista tão cultuado mundo afora que modelos clássicos de suas guitarras passaram a ser objeto de desejo de fãs e guitarristas. Foi para atender esse público que o site evhgear.com passou a disponibilizar réplicas das mais famosas guitarras de EVH.
Depois da legendária “frankenstrat” agora é a vez da “circles”, o mais novo modelo vintage adicionado à série “EVH Striped Series”, onde as famosas pinturas de EVH em suas guitarras vem sendo recriadas.
A circles ficou popular durante a tour de 1981 do Van Halen, quando promoviam seu quarto álbum, Fair Warning, e foi imortalizada por EVH no promo video ao vivo de “Unchained”.
Mais sobre esse modelo no site evhgear.com
Gentle Giant, selo Vertigo, Van Halen, Blue Cheer, Terry Reid, Hawkwind, July etc.
GENTLE GIANT
A trajetória desse Gigante do Rock Progressivo. Discografia comentada, a rivalidade com o Jethro Tull, a desastrosa tour com o Black Sabbath a musicalidade única do grupo, etc.
VERTIGO
Primeira parte do especial sobre o selo Vertigo, trazendo detalhes sobre a criação do selo, lançamentos exclusivos de cada país, cotações e resenhas de álbuns de bandas como Uriah Heep, Patto, Colosseum, Cressida, Black Sabbath, Warhorse, Gravy Train, May Blitz, etc.
VAN HALEN
A avassaladora e única passagem do Van Halen pelo Brasil. Contos inéditos e fotos exclusivas.
Mundo Bolha: Blue Cheer, Terry Reid, Steve Morse, Return To Forever, Get Vegas, Irmandade do Blues, Psicodália 2008
Capas Históricas: Space Ritual (Hawkwind)
Canções que Mudaram o Mundo: White Punks On Dope (The Tubes)
Pérola Escondida: July (psych inglês)
Have a Nice Day: Back Is Black (Los Bravos) / The Shape Of Things To Come (Max Frost & The Troopers)
Quem se Foi: Jeff Healey, Buddy Miles, Big Joe Turner, Rod Allen etc.