Arquivo da tag: Traffic

Traffic X Procol Harum

“Paper Sun” chegou às lojas 24 horas depois de uma avassaladora canção chamada “A Whiter Shade Of Pale”

por Bento Araujo     30 out 2014

traffic“Paper Sun” foi o primeiro compacto lançado pelo Traffic, em 26 de maio de 1967, e tornou-se um marco da psicodelia britânica, mesmo tendo chegado às lojas 24 horas depois de uma avassaladora canção chamada “A Whiter Shade Of Pale”, de um outro conjunto que estava despontando, o Procol Harum.

Quem lembra mais da ocasião é Muff Winwood: “‘A Whiter Shade Of Pale’ deixou todo mundo na Island em estado de choque. A voz de Gary Brooker soava muito parecida com a de Steve… Esperávamos entregar aquele som totalmente novo do Traffic, com a voz de Steve em primeiro plano, e o pessoal do Procol Harum se adiantou e fez tudo isso na nossa frente…”.

“A Whiter Shade Of Pale” chegou de cara na 26º posição das paradas e em pouco tempo estava na 1ª colocação. “Paper Sun”, por sua vez, estacionou na 5ª posição. O jeito foi se concentrar no próximo compacto, “Hole In My Shoe” de Dave Mason, que segundo Jim Capaldi não passava de um “fucking pop bubblegum”, mas que chegou na 2ª colocação dos charts, batendo dessa vez o próprio Procol Harum, que estacionava na 6ª posição com “Homburg”.