Arquivo da tag: tower records

All Things Must Pass

A história da Tower Records revisitada em documentário

por Radames Junqueira     04 abr 2016

All Things Must PassColin Hanks teve uma ótima ideia e lançou o seu projeto no Kickstarter. Hanks desejava imortalizar, através de um documentário, a dramática trajetória de um dos maiores impérios do mundo da venda de discos, a Tower Records. O financiamento coletivo foi anunciado e logo o diretor estava com mais de 90 mil dólares em sua conta bancária, valor esse cedido por mais de 1.600 apoiadores.

Foi assim que All Things Must Pass: The Rise and Fall of Tower Records ganhou vida e as salas dos principais festivais no ano passado. Agora o filme acaba de ser lançado em DVD.

Falar da Tower Records é falar de seu fundador, Russ Solomon, cujo amor pela música o levou a criar uma marca de inestimável importância cultural. Russ abriu sua primeira loja em 1960. Em 2000, com franquias espalhadas por todo o planeta, o arrecadamento da marca ultrapassava um bilhão de dólares. A Tower havia lançado e definido as bases para o que viria a ser o moderno negócio da música no varejo.

Mas em 2004, depois da explosão dos downloads ilegais, a Tower abriu falência. Dois anos depois, quase todas as lojas da rede fechavam suas portas. Mas teria sido mesmo a internet que matou a Tower Records? Sua saída agora é assistir ao dramático documentário e tirar suas próprias conclusões.

Como diz a tagline do filme, the doors are closed, but the legacy lives on, ainda mais se depender dos depoimentos dos convidados aqui presentes: Dave Grohl (que trabalhou numa loja da Tower), David Geffen, Elton John (que aparece visitando a loja nos anos 70), Bruce Springsteen, Chris Cornell e, inevitavelmente, o patrono Russ Solomon.

All Things Must Pass from Gravitas Ventures on Vimeo.

Como funcionava uma loja de discos nos anos 70?

Assista ao filme que mostra a Tower Records em 1971

por Ricardo Alpendre     02 out 2014

Quer ter uma visão de como é o céu? Ou, pelo menos, algo bem parecido? Uma filmagem em película de 16 mm, feita em 1971 na loja Tower Records da Sunset Strip, em Hollywood, foi divulgada na internet.

As imagens foram realizadas por Darrell Forney, professor da Faculdade de Sacramento, cidade na qual a Tower tinha sua sede desde 1960.

A unidade em questão, que funcionava em Hollywood há apenas um ano, aparece nos dez minutos de filmagem provavelmente em seu auge, em uma noite qualquer da semana. Funcionários desembalam LPs, empilhando-os entre os corredores de prateleiras; pilhas e pilhas de All Things Must Pass, de George Harrison dividem espaço com o público.

LPs de Elton John, Rare Earth, Paul McCartney, Iron Butterfly, Chopin, Brahms… O mundo da música estava naquelas gôndolas, entre consumidore292929s e cartazes de cartolina chamando atenção para as ofertas, com seus grandes números desenhados a mão. O vídeo é sonorizado com “Thank You (Falettinme Be Mice Elf Again)”, com Sly and the Family Stone, e “Me and Bobby McGee.” Na voz de Janis Joplin. Discos dos dois artistas também têm destaque no filme.

A seção de cartuchos de 8 pistas (os chamados 8-tracks) é mostrada como algo para um público específico.

O entra-e-sai de gente, a fila do caixa, os LPs sendo colocados nos envelopes da Tower, tudo é capturado com muito estilo com a câmera de Forney, documentando um pedaço importante da história da rede, fechada em 2006, e do próprio mercado fonográfico.