Arquivo da tag: The Merseys

The Merseys – “Sorrow” (1966)

O único hit do grupo de Liverpool ganharia versões de David Bowie e Ed Wilson

por Ricardo Alpendre     31 out 2014

The Merseys – “Sorrow” (1966)
Posições nas paradas: #4 UK
Disponível no disco: A and B Sides, Rarities, and More 1964-1968 (Oxford, 1995)

Merseys - SorrowA gravação original de “Sorrow”, dos McCoys, do ano anterior, era um típico lado B de single: nada de especial na produção; adequado para não tirar a atenção do lado A, “Fever”, follow up do sucesso “Hang on Sloopy”.

Já em 1966, em Liverpool, os remanescentes da banda The Merseybeats, Tony Crane (voz e guitarra) e Billy Kinsley (voz e guitarra base), sob o nome The Merseys, gravaram  “Sorrow” (dos também americanos Richard Gottehrer, Jerry Goldstein e Bob Feldman) como o primeiro single desse novo grupo.

A gravadora Fontana rejeitou a primeira versão dos Merseys, (que pode ser conferida em uma coletânea do selo Viper, Unearthed Merseybeat, Vol. 1). A segunda versão gravada foi escolhida para o single, em que o duo é acompanhado pela nata dos músicos de estúdio ingleses: Jimmy Page, John Paul Jones, Jack Bruce e Clem Cattini; e um naipe de metais.

A produção foi de Kit Lambert, o empresário do The Who, já associado aos Merseybeats no último single, “I Stand Accused” (#38 UK, 1965). Todo o potencial pop concentrado na sessão resultou na escalada do single pelas paradas britânicas, com seu b-side “Some Other Day”.

“Sorrow” chegou ao quarto lugar, performance melhor até que o maior sucesso dos tempos de Merseybeats, “I Think of You” (#5 UK, 1963). Uma oferta de John Lennon para produzir “I’ll Be Back” dos Beatles, que teria George e Ringo como músicos, foi recusada por Kit Lambert, que ainda impediria o The Who de tocar no próximo single, “So Sad About Us”, preferindo no arranjo um arremedo de Phil Spector que levou a bolacha ao semi-ostracismo.

The Merseys não tiveram nenhum outro hit, assim como nunca deixaram qualquer impacto no mercado norteamericano, mas foram muito lembrados quando David Bowie regravou “Sorrow” em seu álbum Pin Ups, em 1973. Ainda em 1966, no Brasil, Ed Wilson teve sucesso com uma versão em português chamada “Sandra”.

Artigo originalmente publicado na pZ 35



pZ 35

Cactus, Gary Moore, Mike Bloomfield, Pierrot Lunaire, The Merseys, La Revolución de Emiliano Zapata, Faces

por Bento Araujo     11 jul 2014

CACTUS
A pZ passa a limpo a trajetória de Tim Bogert, Carmine Appice, Jim McCarty e Rusty Day, trajetória essa regada a sexo, drogas, rock ‘n’ roll e selvageria estradeira. Inclui os álbuns comentados, fotos inéditas e mais relatos reveladores sobre a morte do vocalista Rusty Day.

GARY MOORE
O guitar hero irlandês é homenageado pela pZ, que relata de maneira minuciosa os três mais impressionantes anos de sua longa carreira: 1977, 1978 e 1979. Inclui passagens pelo Thin Lizzy, a gravação de um clássico da banda (Black Rose: A Rock Legend), a gravação de seu disco solo Back On The Streets, sua discografia selecionada e mais uma inesquecível tour do Thin Lizzy abrindo para o Queen…

MIKE BLOOMFIELD
O pZ Hero dessa edição, um dos mestres da guitarra no blues, ajudou Dylan a se eletrificar, deixou Al Kooper de queixo caído e ainda tocou em bandas como Paul Butterfield Blues Band, Electric Flag, KGB e muitas outras.

BANDA DE 7 LÉGUAS
A curiosa trajetória do obscuro combo psicodélico/garageiro carioca…

O QUE ROLA DE NOVO NA CENA NACIONAL

É o Radar pZ captando os mais novos sons pelo Brasil, estrelando: White, Lenzi Brothers, Dialeto, Banda do Sol e outros.

Fora do Eixo
Pierrot Lunaire (Itália), Blackfeather (Austrália), The Savages (Bermudas), Quarteto 1111 (Portugal) e La Revolución de Emiliano Zapata (México).

Mundo Bolha:
Charles Bradley, Manfred Mann’s Earth Band, Jefferson Airplane, Grupo Um, The Vagrants, Jackie Brenston, etc.

Capas Históricas: Ooh La La (Faces)

Pérolas Escondidas: Demon Fuzz, Arco Íris, Pluto, Hard Meat, Kristyl e US Navy Port Authority Soul Band

Have a Nice Day: “Sorrow” – The Merseys