Arquivo da tag: The Galaxies

Raridade de uma galáxia distante

Único trabalho do grupo The Galaxies ganha reedição caprichada em vinil

por Bento Araujo     14 out 2015

The-GalaxiesLançado originalmente pelo selo Som Maior, enquanto a psicodelia brasileira ainda dava seus primeiros passos, o único disco raríssimo dos Galaxies inovou em muitos sentidos. Primeiramente pela qualidade da gravação, mas também pelos arranjos vocais e pela escolha do repertório apresentado.

Os Galaxies eram formados pelo inglês David Charles Odams (guitarra e vocal), pela sua esposa americana Jocelyn Ann Odams (maracas e vocal) e pelos brasileiros Alcindo Maciel (baixo e vocal) e Zeca de Aquino (guitarra e bateria). Com dois integrantes habituados à língua inglesa, não existia sotaque na música do grupo – quem escutou o disco em 1968 pensava que o conjunto era mesmo inglês, ou norte-americano.

As vocalizações, influenciadas pelo sunshine pop do período, soaram como um passo adiante dentro do rock brasileiro. Adicione o fato de que a banda ainda apresentou o Love, de Arthur Lee, aos jovens brasileiros, regravando duas de suas canções: “Orange Skies” e “Que Vida”. Além de outras covers para Donovan, Unit 4 + 2, Keith, Willie Dixon/The Yardbirds, The Galaxies também trazia composições autorais, como “Hey!!!”, “Linda Lee” e “Slow Down Baby”. Outro diferencial do álbum eram as guitarras, bem executadas e gravadas pela dupla de guitarristas citada acima e também por Carlos Eduardo Aun, o Tuca, que havia passado pelos Os Lunáticos e naquela altura tocava nos Baobás. Tuca também toca no disco, mas não foi creditado.

Essa reedição oficial e limitada de 500 unidades dos selos Record Collector Brasil e 180 Selo Fonográfico traz duas faixas bônus (“Hey!!!” e “Happy Together”) inéditas e exclusivas, ambas extraídas de um acetato que permaneceu intocado por 45 anos. O LP, prensado no leste europeu em vinil de 180 gramas e com tecnologia DMM, ainda traz um encarte caprichado com fotos raras e a história da banda, tudo com declarações e a supervisão de Zeca de Aquino, baterista dos Galaxies.

Vale lembrar também que esta reedição está infinitamente superior àquela realizada em 2002 pelo selo italiano Misty Lane Records, em vinil de 10 polegadas, com oito faixas apenas ao invés das 12 canções do elepê original.

Os selos Record Collector Brasil e 180 Selo Fonográfico também já anunciaram os seus próximos projetos, lançamentos e relançamentos de álbuns de Raul Seixas, Leno e Los Shakers.

Para saber mais acesse recordcollector.com.br e selo180.com.