Arquivo da tag: Terry Reid

Superlungs: A Terry Reid Documentary

Documentário sobre Terry Reid está em fase de produção

por Bento Araujo     09 dez 2015

terry reidO jornalista musical Richard Frias escutou Terry Reid cantando na trilha sonora de The Devil’s Rejects (2005), filme de Rob Zombie, fã confesso de Reid. O jornalista correu para o Google e foi pesquisar sobre a vida e a obra de Reid… Ficou perplexo, pois trabalhava com música e nunca havia ouvido falar do cantor-compositor britânico.

Logo Frias descobriu que Terry Reid era famoso no underground por ter recusado a oferta de Jimmy Page para ser vocalista da banda que mais tarde se tornaria o Led Zeppelin. Reid acabou indicando seu amigo Robert Plant, pois tinha uma carreira e um disco sendo lançado naquele ano de 1968: Bang, Bang You’re Terry Reid. As vendas não foram aquela coisa, mas o meio artístico sacou o talento que surgia, tanto que Aretha Franklin declarou na época: “Existem apenas três coisas acontecendo na Inglaterra: The Rolling Stones, The Beatles e Terry Reid”.

Como Reid costuma dizer, seus discos “não são lançados, eles escapam”. Depois da estreia de 1968 ele lançou mais cinco discos (de 1969 a 1991), todos um fiasco no mainstream. Mas River, de 1973, foi relançado em CD na década passada e passou a ser cultuado pelo pessoal mais antenado.

Mas o que Richard Frias e a produtora Ana de Diego desejam é lançar o documentário Superlungs: A Terry Reid Documentary, o novo disco do artista e a remasterização de todo seu catálogo para relançamento em LP. Através das mídias sociais e da internet a dupla deseja também conectar Reid com seus fãs do mundo todo e introduzir sua música às novas gerações. Para isso, criaram o site mysuperlungs.com, onde é possível acessar as novas sobre todos esses projetos, fazer doações, navegar pela discografia do cantor e conferir o trailer oficial do documentário, que já conta com depoimentos de amigos e fãs de Reid como Robert Plant, Graham Nash, Eric Burdon, Spencer Davis, Kat Von D, Michael Kiwanuka, Rumer e Gilberto Gil, amigo pessoal do cantor, que até dividiu um apartamento com ele durante seu exílio londrino.

Através de um crowdfunding a ser lançado em breve, os diretores desejam arrecadar fundos para colher depoimentos de Roger Daltrey, Jimmy Page, Keith Richards, Mick Jagger, Aretha Franklin, Tina Turner, Ritchie Blackmore, Joe Walsh, Donovan, Jack White e Eric Clapton.

O lançamento do site e do futuro documentário promete colocar Terry Reid em seu devido lugar como um dos maiores vocalistas do rock e como um compositor de respeito. É importante tirar de Reid o pesado estigma de artista obscuro que perdeu suas oportunidades, ou de ser eternamente “o cara que disse não ao Led Zeppelin” ao optar em seguir sua carreira solo do que ingressar naquilo que se tornaria o Zeppelin, ou em outros conjuntos como Deep Purple, Spencer Davis Group e Journey. É mais importante lembrar que Reid foi um grande nome no cenário dos anos 70, que propiciou a entrada de Robert Plant (e consequentemente a de John Bonham) no Led Zeppelin, que foi um sujeito que escreveu belas canções, lançou grandes discos e que ainda continua fazendo música, sem nunca ter sido recompensado financeiramente por isso.

Para saber mais acesse mysuperlungs.com.

pZ 63

Fairport Convention, Panna Fredda, Kansas, Frank Marino, The Beggers, Anacrusa, Rock Australiano, Radio Caroline, These Trails, Fraction etc.

por Bento Araujo     01 dez 2015

FAIRPORT CONVENTION
Uma instituição não só do folk rock, mas da música popular britânica, o Fairport Convention iniciou sua gloriosa carreira em 1967. Como nenhum outro grupo de sua geração, criou uma versão autenticamente inglesa do folk rock norte-americano e despertou também o interesse de novas gerações pela música tradicional das ilhas britânicas, através de versões carregadas de identidade. Eram também exímios instrumentistas, vocalistas e compositores e pelas fileiras do conjunto passaram dezenas de músicos que se tornaram referência, seja em carreiras-solo ou em outras bandas. O culto ao redor do Fairport é tão poderoso que desde 1976 acontece o Cropredy Festival, um festival anual cujo headliner e organizador é o próprio conjunto. Tudo isso sobre a banda e muito mais nesta edição. Inclui discografia selecionada comentada e um artigo especial sobre a participação de Sandy Denny em “The Battle of Evermore”, do Led Zeppelin.

O ROCK DE OZ
A pZ passa a limpo três gerações de rock na Austrália!
Nos anos 80, o rock australiano ganhou popularidade no Brasil graças ao sucesso de bandas pop como Men at Work, INXS, Midnight Oil, Hoodoo Gurus, Spy vs Spy, Australian Crawl e Crowded House. Antes disso, o beat dos Easybeats e o rock pesado do AC/DC também foram populares por aqui, mas uma grande quantidade de excelentes bandas do país dos cangurus jamais teve chance no Brasil. A pZ aproveita então essa carência para investigar as três primeiras ondas do rock australiano, ou “Oz rock”, ocorridas nos 30 primeiros anos de rock no país (1955-1975). Estrelando: Tamam Shud, The Masters Apprentices, Buffalo, Fanny Adams, Bakery etc.

FRANK MARINO
Constantemente comparado a Jimi Hendrix, o canadense Francesco Antonio “Frank” Marino é um dos maiores e mais subestimados guitarristas da década de 70. Ao lado de seu Mahogany Rush, ou em carreira solo, Marino lançou grandes álbuns e participou de grandes festivais, como a segunda edição do California Jam. Inclui discografia selecionada comentada.

PIRATAS DO ROCK
Os anos dourados da Radio Caroline e Radio London!
Existem piratas e piratas. Aquele com o papagaio a tiracolo e tapa olho pode ter voltado ao imaginário popular graças a Johnny Depp e Keith Richards no filme Piratas do Caribe, mas os piratas que atacaram o Reino Unido nos anos 60 eram outros. Andavam com os discos mais quentes do período debaixo do braço, andavam bem vestidos (no melhor estilo mod), eram excêntricos e influenciaram milhares de jovens até além das ilhas britânicas. Neste pequeno especial, a pZ revisita os anos de ouro das rádios “pirata” Radio Caroline e Radio London, que, de suas embarcações, transmitiam uma programação sem igual naquela época.

KANSAS
Depois de três discos de estúdio que não emplacaram comercialmente, o Kansas chegou ao seu quarto trabalho, Leftoverture, dominando o rock norte-americano, sem receio de mesclar suas influências de Yes e Genesis com uma latente veia Southern Rock.

E MAIS:
Terry Reid, The Beggers, Anacrusa, Gracious!, Whitford/St.Holmes, These Trails, Fughetti Luz, Eyes of Blue, Messias Eletrico, Fraction, Picchio dal Pozzo, Variations, Panna Fredda, “Philthy Animal” Taylor etc.

pZ 18 (ESGOTADO)

Gentle Giant, selo Vertigo, Van Halen, Blue Cheer, Terry Reid, Hawkwind, July etc.

por Bento Araujo     07 jul 2014

GENTLE GIANT
A trajetória desse Gigante do Rock Progressivo. Discografia comentada, a rivalidade com o Jethro Tull, a desastrosa tour com o Black Sabbath a musicalidade única do grupo, etc.

VERTIGO

Primeira parte do especial sobre o selo Vertigo, trazendo detalhes sobre a criação do selo, lançamentos exclusivos de cada país, cotações e resenhas de álbuns de bandas como Uriah Heep, Patto, Colosseum, Cressida, Black Sabbath, Warhorse, Gravy Train, May Blitz, etc.

VAN HALEN
A avassaladora e única passagem do Van Halen pelo Brasil. Contos inéditos e fotos exclusivas.

Mundo Bolha: Blue Cheer, Terry Reid, Steve Morse, Return To Forever, Get Vegas, Irmandade do Blues, Psicodália 2008

Capas Históricas: Space Ritual (Hawkwind)

Canções que Mudaram o Mundo: White Punks On Dope (The Tubes)

Pérola Escondida: July (psych inglês)

Have a Nice Day: Back Is Black (Los Bravos) / The Shape Of Things To Come (Max Frost & The Troopers)

Quem se Foi: Jeff Healey, Buddy Miles, Big Joe Turner, Rod Allen etc.