Arquivo da tag: Strawberry Alarm Clock

Incense, Peppermints and Weird Guitars

As guitarras customizadas do Strawberry Alarm Clock

por Bento Araujo     26 ago 2014

Strawberry Alarm Clock guitarsEles emplacaram “Incense and Peppermints” em 1967, um single extraído do LP de mesmo nome. Fizeram aparições em filmes cult como Psych-Out e Beyond the Valley of the Dolls. Foram um grande nome da psicodelia norte-americana e depois do fim do grupo, forneceram integrantes a bandas tão diversas como Lynyrd Skynyrd (o guitarrista Ed King) e Oingo Boingo (o guitarrista/flautista Steve Bartek). Se o Strawberry Alarm Clock é lembrado por tudo isso, por que não também por serem os co-responsáveis pela criação de uma incrível guitarra?

Com o sucesso a mil por hora, o SAC queria incrementar ainda mais o seu espalhafatoso, kitsch e psicodélico visual (uma simples olhadela na capa de Incense and Peppermints já basta para sacar a proposta visual dos caras). Foi então que contrataram os ofícios de um luthier chamado Semie Moseley, fundador da Mosrite, aquela guitarra que os Ventures e Johnny Ramone transformaram em objeto de fetiche em todo o mundo. Moseley ficou encarregado então de criar duas guitarras e um baixo para o SAC.

Sua invenção até hoje surpreende pelo design ousado e “espacial”. Era uma guitarra toda montada com partes de uma Mosrite tradicional, porém com duas diferenças cruciais: uma moldura de madeira que rodeava o corpo do instrumento e uma pintura do conceituado artista gráfico Von Dutch, famoso por pintar pranchas de surf e os mais esculturais corpos das garotas da Califórnia. Não foi à toa que as guitarras do SAC ficaram então conhecidas como The Surfboard Guitars.
Mas o tiro acabou saindo pela culatra; o Strawberry Alarm Clock não aprovou os modelos e sequer posou para uma foto empunhando as guitarras, para a posteridade. No entanto, hoje, um raro modelo da Surfboard Guitar está avaliado numa pequena fortuna.