Arquivo da tag: Storm Thorgerson

A arte gráfica de Aubrey Powell revisitada

Hipgnosis Portraits é o novo livro do parceiro de Storm Thorgerson

por Bento Araujo     09 jun 2015

Hipgnosis PortraitsQuando o assunto é capa de disco de rock dos anos 70, o estúdio londrino Hipgnosis logo vem à mente. Dark Side Of The Moon, Argus, Technical Ecstasy, Houses Of The Holy, Lights Out, Dirty Deeds Done Dirt Cheap e muitos outros clássicos tiveram suas capas criadas, desenhadas, fotografadas e produzidas pela dupla Storm Thorgerson e Aubrey “Po” Powell. É esse último que acaba de lançar um livro essencial, no melhor formato “coffe-table”: Hipgnosis Portraits.

Foi após a morte de Thorgerson, em 2013, que Powell começou a vasculhar os arquivos tanto do amigo como dele próprio, para localizar negativos, rascunhos, outtakes rejeitados pelas bandas e manuscritos, que permaneceram perdidos por mais de quatro décadas. Esse material é o principal atrativo de Hipgnosis Portraits, que não tem previsão de ser lançado no Brasil.

Além do material gráfico precioso, os ensaios textuais de Powell são também reveladores. Pouca gente sabe, por exemplo, que Jimmy Page contratou o estúdio Hipgnosis para trabalhar na capa de Houses Of The Holy porque havia caído de amores pela capa de Argus, do Wishbone Ash, também criada pelo famoso estúdio. Ou que “The Object”, que aparece na capa de Presence, havia sido recusado pelo 10cc, Uriah Heep e Wishbone Ash antes de parar na arte gráfica de um disco do Led Zeppelin.

Outras lembranças dão conta de uma briga homérica de Powell com Paul Rodgers (que agrediu fisicamente o artista gráfico quando ele trabalhava numa das capas do Bad Company), suítes destruídas de hotel, desentendimentos com Paul McCartney num jogo de poker, gozações com o UFO e muito mais. Tudo isso numa era pré-Photoshop, onde arte era criada pelas mãos dos artistas e músicos envolvidos. Hipgnosis Portraits é caro, sem contar o oneroso frete, mas vale cada centavo.

Lights Out – UFO

A capa do sexto disco do UFO gerou controvérsia em 1977

por Bento Araujo     04 jul 2014

UFO - Lights Out

No ano chave do punk rock as bandas clássicas do rock buscavam renovar suas energias para seguir adiante.

Quando o assunto é energia, para os ingleses a primeira coisa que vem à mente é a Battersea Power Station, ou Usina Termelétrica de Battersea, uma usina de energia elétrica (hoje desativada) que usava carvão como sua principal matéria prima. Ela está localizada na margem sul do Rio Tamisa, em Battersea, distrito central do sudoeste de Londres. Em 1977, o lado de fora da usina apareceu na capa de Animals, do Pink Floyd, e seu interior na capa de Lights Out, do UFO.

Ambas tiveram o envolvimento de Storm Thorgerson e seus comparsas de Hipgnosis, o estúdio gráfico mais transado da Inglaterra naquela década. Segundo Thorgerson, a arte gráfica de Lights Out nada mais é do que um encontro de “vaidade e design industrial”. O artista criou seis capas para o UFO e considerava essa a menos inspirada de todas elas: “Em retrocesso, acho que essa capa não é nem industrial, nem sensual”, declarou ele, em 2007, para a revista Classic Rock.

Phil Mogg e Michael Schenker, a linha de frente do UFO na época, ao lado do baixista Pete Way, foram os escolhidos para figurar na capa, como trabalhadores da Battersea Power Station. Ambos apareciam querendo se livrar de seus macacões, devido provavelmente à alta temperatura do local.

Num paralelo com o nome do álbum e com a faixa título, o lançamento calhou com os cortes de energia promovidos pelos trabalhadores da usina, em greve, citados na letra inclusive (“Lights out in London…”).

No meio de manifestações políticas e blackouts os integrantes do UFO pareciam mais intessados em seu próprio corpo. Mesmo com o punk rock e com os tumultos tomando conta da Inglaterra, o impecável Lights Out levou o UFO a novos níveis de popularidade. Musicalmente, o disco foi influência crucial para bandas que estavam por explodir anos adiante, como Iron Maiden e Def Leppard.

Texto originalmente publicado na pZ 52.