Arquivo da tag: Solaris

poeiraCast 282 – O Rock do Leste Europeu

Desta vez a conversa é sobre as bandas daquela parte da Europa “além da Cortina de Ferro”, como Mais

por Bento Araujo     01 jun 2016

Desta vez a conversa é sobre as bandas daquela parte da Europa “além da Cortina de Ferro”, como se dizia nos tempos da Guerra Fria, com suas variedades musicais e, claro, um pouco do contexto político que serviu de cenário para aqueles trabalhos.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Erich Duarte, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Fabian Santos, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, Luis Araujo, Marcio Abbes, Marcos Cruz, Marcos Oliveira, Mario Bronzati, Mateus Tozzi, Paulo Costa, Paulo Vieira, Pedro Furtado, Raphael Menegotto, Rodrigo Vieira, Rodrigo Werneck, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

O neo-prog húngaro do Solaris

A sacada do Solaris foi não plasmar os grandes nomes da década de 70, mas sim criar algo novo e arejado para ser consumido pelas novas gerações.

por Bento Araujo     17 jul 2015

SolarisO Solaris teve uma trajetória muito curiosa e foi responsável por aquele que muitos consideram ser o melhor disco progressivo da década de 80, o registro instrumental Marsbéli Krónikák, ou “crônicas marcianas”, lançado em 1984.

O grupo foi formado num colégio de Budapest por cinco jovens aficionados por ficção científica. O nome do grupo foi inspirado num livro de Stanislaw Lem e esse álbum citado acima foi inteiramente baseado no livro Martial Chronicles do escritor de ficção científica Ray Bradbury.

Tudo começou a acontecer em 1980, quando a banda abocanhou a primeira colocação num concurso de talentos, organizado no colégio onde estudavam. Como prêmio, ganharam o direito de dividir um compacto com uma outra banda do concurso. No ano seguinte, 1981, soltaram outro compacto, mas tiveram que aguardar até 1984 para lançar seu primeiro LP, com uma formação já estabelecida: Attila Kollar (flauta), Istvan Cziglan (guitarra), Robert Erdesz (teclados), Laszlo Gomor (bateria) e Tamas Pocs (baixo).

Marsbéli Krónikák foi um tremendo sucesso local, graças é claro ao fato do prog rock ser algo realmente gigante nos anos 80 dentro da Hungria. No mundo todo o Solaris angariou fãs aos montes, seja no Japão, na Inglaterra, na Alemanha ou na América do Sul. Isso infelizmente não impediu que o grupo encerrasse prematuramente suas atividades na sequência. Só ouvimos falar novamente deles em 1990, quando foi lançado o álbum duplo Solaris 1990, com sobras da época.

Em 1995 um sujeito chamado Greg Walker, o cabeça do festival Progfest, organizado em Los Angeles, convenceu a banda a voltar para se apresentar no evento e lançar um CD duplo da ocasião: Live in Los Angeles. Nosso Leonardo Nahoum, que geralmente comparecia ao evento, aproveitou e escalou a banda para a primeira edição de seu Rio Artrock Festival, que aconteceu em 1996. Assistir ao grupo ao vivo no Brasil foi um sonho realizado para muitos fãs locais.

Em 1999 a banda lançou seu segundo álbum de estúdio, o também sinfônico Nostradamus Book Of Prophecies, que funcionou como uma despedida do guitarrista Istvan Cziglan, morto no final do ano anterior.

Marsbéli Krónikák continua como um marco de uma década não tão gloriosa para o prog sinfônico em termos de popularidade. A sacada do Solaris foi não plasmar os grandes nomes da década de 70, mas sim criar algo novo e arejado para ser consumido pelas novas gerações.

pZ 43

Black Sabbath, Omega, Jon Lord, Hatfiel And The North, Bacamarte, Screaming Lord Sutch, Gerson Conrad, Help Yourself etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

BLACK SABBATH
Os pais do heavy metal ainda não tinham sido capa da pZ, que aproveitou a ocasião para comemorar os 40 anos do lançamento de um dos álbuns mais incríveis do grupo: Vol 4 As problemáticas e entorpecidas sessões de gravação, o disco faixa a faixa, a capa, a tour de promoção e muito mais.

BLACK SABBATH AO VIVO EM CHICAGO, USA

A pZ traz para você, com exclusividade total, a cobertura do único show do Black Sabbath realizado em 2012 “neste lado do Atlântico”. A pZ foi até Chicago, USA, e conferiu o grupo ao vivo no festival Lollapalooza.

JON LORD
Recentemente perdemos esse grande músico que foi responsável por boa parte da trilha sonora de nossas vidas, seja com Deep Purple, Whitesnake, PAL, ou em sua carreira-solo. Escrevendo o obituário nesta edição temos o colaborador britânico Simon Robinson, presidente da Deep Purple Appreciation Society.

HATFIELD AND THE NORTH
O dream-team de Canterbury marca presença nessa edição da pZ. Richard Sinclair e companhia, os discos clássicos, etc.

BACAMARTE
A trajetória do grupo prog brasileiro que, em 1983, lançou o clássico álbum Depois do Fim. Para falar da volta deles com Jane Duboc aos palcos, depois de 29 anos, a pZ entrevistou Mario Neto e Marcus Moura.

pZ TRIPS 2012 PARTE II
A segunda parte da peregrinação de nosso editor Bento Araujo pelos pontos musicais sagrados dos EUA. Graceland, Crossroads, Record Store Day 2012, Sun Records, o museu do Allman Brothers, a Third Man Records de Jack White, Grand Ole Opry, a sede da Stax, o Muscle Shoals Studio, a Highway 61 (“The Blues Highway”) e até uma missa com o reverendo Al Green.

O ROCK HÚNGARO DOS ANOS 70 E 80
A pZ apresenta uma das cenas mais férteis do prog-rock da Cortina de Ferro. Estrelando: Omega, Solaris, East, Locomotiv GT e Syrius

GERSON CONRAD
O ex-Secos & Molhados tirou todas as dúvidas dos leitores da pZ.

SCREAMING LORD SUTCH
O pioneirismo e a irreverência do pZ Hero desta edição acabou influenciando uma série de artistas: Arthur Brown, Alice Cooper, Kiss, etc. Isso sem contar seus “heavy friends”: Blackmore, Page, Beck, Bonham, Moon, etc.

E mais:
Dog Soldier, Help Yourself, Violeta de Outono, Wishbone Ash, John Kongos, Jeff Lynne, Fever Tree, Keith, Shinki Chen, Uri Geller, homenagens a José Roberto Bertrami e Ed Lincoln, Brasil Papaya e muito mais.