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poeiraCast 391 – Tecladistas

Neste episódio, falamos dos tecladistas favoritos da casa, alguns dos mais geniais e influentes do rock. Torne-se um Mais

por Bento Araujo     31 out 2018

Neste episódio, falamos dos tecladistas favoritos da casa, alguns dos mais geniais e influentes do rock.

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Zumbis Famintos

Rod Argent e Colin Blunstone lançam novo trabalho dos Zombies

por Radames Junqueira     10 dez 2015

Still Got That HungerA dupla Rod Argent e Colin Blunstone só tem o que comemorar. As vendas do novo disco dos Zombies, Still Got That Hunger, fez o grupo voltar às paradas da Billboard depois de 50 anos. Eufóricos, os Zombies aproveitaram a boa fase para sair em turnê pelos EUA, onde estão apresentando material do novo álbum e também seu clássico Odessey & Oracle na íntegra.

Falando em Odessey & Oracle, o mesmo artista que desenhou sua icônica capa, Terry Quirk, é responsável também pela arte gráfica de Still Got That Hunger, que teve sua produção e prensagem bancada pelos fãs da banda numa campanha de financiamento coletivo. Faixas como “Maybe Tomorrow”, “Chasing The Past” e “And We Were Young Again” demonstram que Argent e Blunstone continuam bebendo na tradicional psicodelia britânica dos anos 60. “I Want You Back Again”, originalmente um single de 1965 da banda, foi retrabalhado e também marca presença em Still Got That Hunger.

Uma entrevista exclusiva com os Zombies deve pintar na próxima edição da pZ e a banda está animada para fazer a sua primeira excursão pela América do Sul no próximo ano.

“Time Of The Season” – The Zombies

O hit póstumo que definiu a psicodelia britânica dos anos 60, graças a Al Kooper

por Bento Araujo     17 mar 2015

zombies fr4037153Foi em março de 1967 que o mundo dos Zombies desabou de vez… De volta de uma grande excursão pelas Filipinas, onde tocaram para mais de 30 mil fãs em uma única semana, a banda estava literalmente “quebrada”. Com poucas libras no bolso, os integrantes, completamente desiludidos, queriam saber de outros projetos… O vocalista Colin Blunstone, por exemplo, nem sequer dormia mais só de pensar de ter que voltar a tocar no circuito de pubs e Universidades em troca de cerveja e ainda ter que dirigir a van do grupo e dar uma de tour manager. Para ele, lugar de zumbi era enterrado debaixo da terra…

Quem também não via a hora de cair fora era o recém casado guitarrista Paul Atkinson, que precisava agora pagar as contas que surgiam com o matrimônio. Depois de uma reunião entre o grupo, na casa do baixista Chris White, ficou acertado que acabariam mesmo com tudo, mas antes gravariam mais um disco como despedida.

Durante três semanas do verão de 1967 a banda alugou um salão, onde ensaiaram com muito esmero o novo material. As gravações aconteceram em Abbey Road, com produção de Argent e White, cansados de sofrer na mão de produtores insensíveis. Num mar de azar e prejuízo os Zombies pelo menos tiveram sorte por gravar nas renomadas salas do Abbey Road, aliás eles foram a primeira banda que não era contratada da EMI a gravar no local. Isso ainda consequentemente refletiu num fundamental detalhe: quem seria o engenheiro de som dos rapazes era Geoff Emerick, o renomado engenheiro que trabalhava com os Beatles.

Apesar do clima desolador, as gravações do que viria a ser a obra-prima Odessey And Oracle aconteceram normalmente. Apenas numa das sessões aconteceu algo engraçado: o staff do estúdio sempre foi super rigoroso com os horários das gravações. O pessoal dos Zombies se excedeu em alguns minutos numa ocasião específica, mas isso não foi desculpa para alguns funcionários retirarem o piano do estúdio enquanto Rod Argent estava sentado no mesmo… Sendo um excelente grupo vocal, os Zombies continuaram fazendo música mesmo sem piano e com os funcionários desmontando tudo o que viam pela frente.

A última canção a ser composta para aquelas sessões de gravação foi “Time Of The Season”, um blend hipnótico e sexy repleto de vocais sussurrados, quebras de tempo, teclados jazzísticos e uma linha de baixo caliente. Segundo Rod Argent, a música é uma herança de outros temas como “She’s Not There” e “Summertime”. Já a letra reflete uma certa riqueza espiritual, ao invés da material. Influência direta de Beatles em “Baby You’re A Rich Man”.

“Time Of The Season” é a última faixa de Odessey And Oracle e seu terceiro single. Tanto o compacto como o álbum falharam miseravelmente na Inglaterra, tendo crítica e público tratando o grupo com completa indiferença. Nesse amargo panorama a banda encerrou suas atividades assim que o disco chegou às prateleiras. Rod Argent tratou de fazer audições com músicos para sua nova banda; Chris White de início também se animou com a idéia de Argent. Grundy e Atkinson sumiram completamente e Colin Blunstone foi ser corretor de seguros…

E a vida dos zumbis ia rolando nesse pique letárgico, até que, no início do ano seguinte (1968), Al Kooper estava de férias em Londres e lá comprou cerca de 40 LPs de grupos ingleses, em sua maioria, lançamentos que não chegavam ao outro lado do Atlântico. Dentre esse baú de LPs que cruzou o oceano estava Odessey And Oracle, e a faixa que deixou Kooper completamente ensandecido era “Time Of The Season”.

No primeiro dia em seu novo trabalho, Kooper, agora um staff producer da Columbia Records, chegou intimando seu chefe, o temível Clive Davis. Kooper sugeriu que o selo comprasse os direitos daquele disco e o lançasse nos EUA, pois tinha certeza que seria um sucesso estrondoso. Davis não estava colocando muita fé em seu novo funcionário e pensou em deixar tudo de lado num primeiro momento. Depois de mais pedidos insistentes de Kooper, Davis lançou o disco pela subsidiária Date Records, e pediu para que o próprio Kooper contasse a história de como achou tal álbum por suas andanças londrinas através de um texto estampado na contra-capa da edição ianque da bolacha. De início o lançamento não deu em nada, pois o selo não promoveu o disco e pra piorar lançou dois singles mal escolhidos. Só na terceira tacada é que seguiram o conselho de Kooper e lançaram “Time Of The Season” como single, um tremendo estouro em fevereiro de 1969, chegando na segunda colocação das paradas.

Fazia um ano que o grupo não existia mais e agora eles vendiam dois milhões de cópias mundo afora. Haja azar!

Promotores norte-americanos não quiseram nem saber e trataram de capitalizar pra cima do sucesso da banda britânica, colocando na estrada sem o menor pudor, músicos impostores e oportunistas usando o nome “The Zombies”. Isso rendeu muita confusão pelos EUA em 1969…

Já a banda original (menos Atkinson, que morreu) voltou em 2008 para tocar pela primeira vez Odessey And Oracle nos palcos e desfrutar um pouco do sucesso “póstumo” do álbum, que cada vez mais conquista ardorosos novos fãs. Um excelente DVD desse show também foi lançado.

Escrita por Rod Argent

Execução: Rod Argent,
Paul Atkinson, Colin Blunstone, Hugh Grundy e Chris White

Produção de Rod Argent e Chris White

Lançada como single em:
abril ‘68 / fevereiro ‘69

Uk chart: nenhum

US chart: #2

Disponível no disco:
Odessey And Oracle, Columbia

Artigo originalmente publicado na pZ 27

pZ 31

ELP, Sir Lord Baltimore, Ilha de Wight, Rod Argent, Os Baobás, Sérgio Hinds, Record Store Day etc.

por Bento Araujo     11 jul 2014

EMERSON LAKE & PALMER
Será que eles estão de volta? Depois de anos longe dos palcos o trio tem uma apresentação marcada em Londres. Será a primeira de muitas outras, ou apenas a despedida definitiva dos palcos? Leia e tire as suas próprias conclusões…

ILHA DE WIGHT 1970

A pZ celebra a mais famosa edição do festival, que para muitos contou com um cast melhor e mais completo do que Woodstock e Monterey. Estrelando: ELP, Hendrix, Doors, Free, Taste, Moody Blues, Leonard Cohen, The Who, Joni Mitchell, Hawkwind, Miles Davis, Gil e Caetano, e muitos outros!

SÉRGIO HINDS (O Terço)
O lendário guitarrista e líder do Terço responde as perguntas dos nossos leitores.

SIR LORD BALTIMORE
O trio mais pesado dos anos 70 tem sua carreira passada a limpo pela pZ. Inclui papo exclusivo com o batera/líder John Garner, fotos inéditas e a resenha original de 1971 da revista Creem, onde o termo “Heavy Metal” foi usado pela primeira vez.

OS BAOBÁS
Uma geral na trajetória dos reis da garagem brasileira. Inclui entrevista com Guga e fotos inéditas.

ROD ARGENT
O nosso “pZ Hero” dessa edição é o ex-Zombie e líder do Argent, um dos grandes grupos do prog rock dos anos 70.

RECORD STORE DAY
As aventuras do editor Bento Araújo em Nova York durante o RECORD STORE DAY.

IAN HUNTER
Papo exclusivo e cobertura de um show do ex-líder do MOTT THE HOOPLE em Manhattan.

FORA DO EIXO
Com o pop cafona e fuzz de Alfian da Indonésia, a musa Delizia da Bélgica, o som de garagem do I Pelati da Itália e a psicodelia do Simple Image da Nova Zelândia e do Laghonia do Perú.

E MAIS:
Socrates, Blackfoot, Elvin Bishop, Garybaldi, os 30 anos da primeira edição do Monsters Of Rock inglês, Lou Bound, Bang, Keith Moon, Aeroblus, Pye Records, Richard “Morton” Jack, etc.