Arquivo da tag: randy bachman

Six String Army

Novos discos de guitarristas de peso chegam ao mercado

por Lucas Lazarotto     16 jun 2015

Steve Hackett - Wolf LightMuitos guitarristas da fase áurea do rock estão com disco novo na praça. Davy O’List é um deles. O guitarrista foi um dos fundadores do The Nice e não lançava algo inédito desde 1997. Second Thoughts não chega a ser uma maravilha, mas é uma agradável volta de outro “dinossauro” do rock progressivo. Pop, jazz, funk e a inseparável bagagem erudita do guitarrista marcam presença num álbum totalmente descompromissado. “Halfway to Heaven” é um dos destaques.

Quem aposta no formato trio é Randy Bachman, que em Heavy Blues conta com o apoio de alguns de seus camaradas: Neil Young, Peter Frampton, Joe Bonamassa e até o saudoso Jeff Healey. No entanto, a balada “We Need to Talk” é o ponto alto.

Robben Ford também se cercou de encorpados sons de guitarra e convidados para Into The Sun: Warren Haynes, Robert Randolph, Keb Mo etc. Qualidade e o bom gosto de sempre de Ford em cada música.

O formato special guest também é utilizado por Mick Abrahams em seu Revived, onde o ex-guitarrista do Jethro Tull e Blodwyn Pig recebe participações de Bill Wyman, Martin Barre, Bernie Marsden, Paul Jones etc. O bacana é que 50% das vendas do disco serão encaminhadas para uma associação que cuida de crianças com câncer na Inglaterra.

O mestre da slide guitar, Sonny Landreth está lançando Bound By The Blues, trabalho onde revisita as suas raízes no blues. O repertório engloba material que Landreth já vinha apresentando nos palcos, como versões para “It Hurts Me Too”, “Dust My Broom”, “Walkin’ Blues” etc.

Do blues vamos para a world music de Phil Manzanera, que acaba de lançar The Sound of Blue, contando com dez temas instrumentais. O guitarrista do Roxy Music aposta em paisagens sonoras, criadas pelos seus originais timbres de guitarra. As faixas mais curiosas acabam sendo “In Conversation With Andy McKay” e “Rosemullion Head”.

Steve Hackett esteve recentemente no Brasil e seu Wolflight comprova que ele é o mais prolífico de todos os ex-integrantes do Genesis. Ambicioso, o novo trabalho endossa a sua boa fase atual. Quem duvida basta escutar “Love Song To A Vampire”, com guitarra flamenca e influência do King Crimson dos primórdios.

O mais influente guitarrista da década de 80, Eddie Van Halen, pinta com Tokyo Dome Live In Concert, o primeiro disco ao vivo do Van Halen com David Lee Roth no vocal. Mas o mundo atual precisava de um álbum ao vivo do Van Halen? Provavelmente não, já que passear pelos quatro lados do LP duplo é puro exercício de nostalgia.

Falando em nostalgia, Scorpions Revisited, como o nome entrega, é onde Uli Jon Roth resolveu estacionar a sua carreira de guitar hero. Requentando velhos temas de sua ex-banda, Uli parece ter esquecido que de bandas cover o mundo já está empanturrado e que as versões originais serão sempre as mais queridas dos fãs.

Ao vivo é onde a guitarra de Jeff Beck mais brilha e o guitarrista vem com Jeff Beck Live +, registrado na tour do ano passado, que passou pelo Brasil. No vocal está Jimmy Hall (Wet Willie) e no repertório temas como “Morning Dew”, “Superstition”, “Little Wing” e “A Day In The Life”. O disco também traz duas faixas inéditas de estúdio: “Tribal” e “My Tiled White Floor”.

Para encerrar esse pequeno especial, o incansável e imprevisível Todd Rundgren lança Global, seu 25º trabalho. Se ele vinha flertando com o rock de arena no disco anterior, agora ele vai de synth-funk e Eurodisco, deixando a guitarra de lado e apostando numa roupagem tecnopop. Surpreendente apenas para quem não o conhece.

pZ 48

Guess Who, Steve Howe, Museo Rosenbach, The Remains, Swamp Dogg, Max Webster etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

GUESS WHO
Falamos com o guitarrista Randy Bachman e o baterista Garry Peterson, que nos ajudaram a passar a limpo a trajetória do Guess Who, a primeira banda canadense a
fazer sucesso no mundo todo. Dos primeiros anos como Chad Allan & The Reflections até os últimos álbuns, com o guitarrista Domenic Troiano. Inclui discografia básica comentada. Ao ler essa matéria você vai constatar que o Guess Who é muito mais do que os hits “These Eyes” e “American Woman”; e que o vocalista Burton Cummings é uma das vozes mais subestimadas do rock.

MUSEO ROSENBACH

Lançado há 40 anos, Zarathustra é considerado por muitos como o melhor disco de rock progressivo lançado por uma banda não britânica. Acusado de ser um conjunto “de direita”, foram obrigados a interromper abruptamente suas atividades logo após o lançamento de Zarathustra. A pZ entrevistou os integrantes originais do Museo Rosenbach para traçar a conturbada trajetória desse gigante do rock progressivo italiano. “A política esmagou a nossa música”

THE REMAINS

De Boston surgiu uma das mais imponentes bandas de garagem dos anos 1960, responsáveis pelo mini-hit “Don’t Look Back” e pela abertura dos shows da última turnê dos Beatles, em 1966.

STEVE HOWE
A pZ entrevistou o guitarrista do Yes, que falou sobre os discos clássicos da banda, seus álbuns solo, suas passagens pelo Tomorrow, Asia e GTR, e seu lendário encontro com Frank Zappa, em 1967.

SWAMP DOGG

O nosso pZ Hero desta edição lançou mais de 20 álbuns e nunca emplacou um grande sucesso, porém, foi contra a Guerra do Vietnã e, com Jane Fonda, entrou para a lista de “perigosos” de Nixon e do FBI. Foi o primeiro produtor negro da Atlantic e também um grande pioneiro ao injetar consciência social e humor na música negra norte-americana.

BANDA DO COMPANHEIRO MÁGICO
A obscura banda baiana capitaneada pelo percussionista Ary Dias (futuro A Cor do Som) é a bola da vez na nossa seção Arquivo Verde Amarelo. Dos primeiros shows em Salvador até a consagração no underground carioca.

MAX WEBSTER

Outro grande grupo canadense que marca presença nesta pZ, em texto do nosso colaborador Leopoldo Rey.

E mais:
Clube da Esquina, The Grass Roots, Highway Robbery, Morly Grey, Ray Manzarek, Trevor Bolder, Älgarnas Trädgård, Estructura, Ragnarok,
Octopus, Marku Ribas e muito mais.

pZ 26

Edição rara, temos poucos exemplares.
Led Zeppelin, ELP, Randy Bachman, Graham Bond, Rock Finlandês, Mott The Hoople, Rush, Coven, Sky Saxon etc.

por Bento Araujo     08 jul 2014

LED ZEPPELIN
1969 Os dozes meses mais caóticos da história da banda: Dois álbuns, 150 shows, quatro tours pela América, mud-shark e uma avalanche de drogas, groupies, plágios e muito volume…

EMERSON LAKE & PALMER
Tudo sobre a lendária tour de 1977 que deixou o supertrio no vermelho. Os shows pela América do Norte, os excessos e o famoso tapete persa de Greg Lake…

RANDY BACHMAN
Um bate papo exclusivo com o grande guitarrista canadense, peça fundamental de bandas como The Guess Who, Bachman-Turner Overdrive, Brave Belt, Iron Horse etc.

GRAHAM BOND
Tudo sobre o cara que impunha respeito na cena britânica dos anos 60 e que descobriu figuras como Jack Bruce, Ginger Baker, John Mclaughlin e outros.

ROCK FINLANDÊS
Uma geral na cena finlandêsa dos anos 60 e 70. Estrelando: Blues Section, Wigwan e Tasavallan Presidentti.

MOTT THE HOOPLE
As peripécias de Ian Hunter e sua banda na confecção do clássico “All The Young Dudes”

Mundo Bolha: Sky Saxon, Amboy Dukes, Dennis Wilson, A Concert For Bangladesh, Neil Young, AC/DC, Rory Gallagher etc.

Capas Históricas: Permanent Waves (RUSH)

Pérola Escondida: Marcus

Have a Nice Day: “Telstar” (The Tornados) e “One Tin Soldier” (Coven)

Gurú dos Estúdios: Martin Birch

Rock n’ Roll Hall of Shame: O casamento de Gregg Allman com Cher

Elo Perdido: JJ Cale

poeiraCast 98 – The Guess Who e B.T.O.
por Bento Araujo     04 abr 2012