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Record Store Day em Nova York

Um sábado inesquecível: Record Store Day

por Bento Araujo     15 jul 2014

RSD

 

Já pensou sair um dia para comemorar “o dia da loja de disco?” Sim, sabe aquela loja que você tanto adora, que fica perto (ou não) da sua casa, ou do seu trabalho; aquela que sempre te salva num dia triste, quando você brigou com a namorada ou com a sua mãe? Então já pensou em dedicar um dia a essa loja e a tantas outras que bravamente seguram as pontas em plena era da pirataria e dos downloads desenfreados? É isso que tem acontecido lá fora, desde a criação de um grande evento chamado Record Store Day. Tive o prazer de passar o Record Store Day numa cidade que é sinônimo de lojas independentes sensacionais de LPs, Nova York, e abaixo vou descrever um pouco o feeling do lance todo…

O RSD foi criado por um sujeito chamado Chris Brown. Ele e mais alguns amigos resolveram fundar um site (www.recordstoreday.com) e celebrar uma vez por ano a cultura que envolve as cerca de 700 lojas independentes de discos dos EUA. O lance cresceu tão rapidamente que lojas inglesas, e também de toda a Europa, aderiram à comemoração, e hoje a data é festejada por colecionadores e lojistas do mundo todo, sempre no terceiro sábado do mês de abril. A primeira edição aconteceu em 2008 e foi oficialmente aberta pelo Metallica, dentro da Rasputin Records, uma loja de discos de São Francisco.

Lojistas, clientes, músicos e selos se unem para celebrar a arte de comprar e vender discos, tudo de forma independente. Shows intimistas acontecem gratuitamente dentro das lojas, promoções relâmpago são promovidas, DJs assumem suas pick-ups, e ainda rolam meet and greet com artistas, tardes de autógrafos, performances acústicas, body painting, paradas, concursos, e muito mais. Os próprios músicos incentivam totalmente o RSD e a cereja do bolo da festa são os lançamentos exclusivos, lançados de forma limitada para serem comercializados somente no RSD e nas lojas independentes participantes do evento. Segundo o site oficial do RSD, só são aceitas na festividade, lojas independentes, reais e “vivas”. Sites, grandes cadeias, livrarias e demais gigantes corporativos não são aceitos e muito menos bem vindos.

Record Store Day em NYCOs itens exclusivos do RSD movimentam uma quantia considerável nas lojas, e são geralmente compactos e EPs em vinil, numerados e exclusivos para o dia festivo. No sábado, as bolachinhas são disputadas a tapa nas lojas, e no domingo, muitos deles já estão no eBay a preços exorbitantes, sendo leiloados por colecionadores do mundo todo. Detalhe: cada cliente só pode comprar uma unidade de cada item, justamente para “evitar o inevitável”, ou seja, esse tipo de superfaturamento no eBay.

Dentre os lançamentos exclusivos do ano de 2010 (veja lista mais abaixo) o do John Lennon foi o mais disputado, sendo que por volta do meio dia do sábado o item já havia se esgotado em todas as lojas de Manhattan. Consegui uma cópia com muito sufoco…

Para conseguir meu Singles Bag do Lennon, cheguei cedo, às 10 horas da manhã numa loja do Village, a Rebel Rebel, que ficava próximo do meu hotel (o legendário Chelsea). Cheguei em frente a vitrine da Rebel Rebel e o proprietário estava abrindo seu estabelecimento. Seu funcionário colocava na calçada as caixas de plástico repletas de LPs de um dólar; enquanto isso um grupo de cerca de seis pessoas se acotovelava na frente da vitrine para tentar pescar algum peixinho exclusivo do RSD.

Com a luz da loja ainda apagada, com tudo escuro lá dentro, o pessoal começou a entrar e o dono avisou que os discos exclusivos do RSD estavam em duas caixas de papelão, bem no meio do corredor. Consegui colocar debaixo do braço um EP do Jimi Hendrix ao vivo e estava buscando principalmente o Singles Bag do Lennon e o compacto de 7” do Them Crooked Vultures.

Os itens iam evaporando na escuridão: Springsteen, Morrissey, REM, Lennon, Neil Young e Lady Gaga eram os mais disputados. Nisso, avisto um Singles Bag num mostruário atrás do balcão, e parto em direção a ele; faltava poucos segundos para a minha comemoração, quando, simplesmente do nada, chega uma moça falando no celular e com um carrinho de bebê…

Ela esbarrou no meu pé, me deu um tranco de leve, um sorrisinho amarelo e pediu para o lojista a última cópia do bag do Beatle… “Amor, acabei de achar aquele do Lennon que você me pediu hoje no café da manhã!”, era o que ela falava com o sortudo do marido pilantra…

Cheguei a desconfiar: “Será que aquela garota estava carregando um boneco no carrinho, só para ter preferência na hora de fisgar os discos nas pequenas e apertadas lojas?” Você sabe do que estou falando, nessas horas o racional nos abandona por completo…

Bleecker Street RecordsPaguei o meu Hendrix e rumei para a próxima loja, caminhando pelo agradável West Village (e pensando que ali andavam Hendrix, Dylan, Al Kooper e muitos outros).

A próxima parada foi na excelente Generation Records. Maior e bem mais organizada do que a Rebel Rebel, ali eles tinham um quadro de avisos branco com todos os lançamentos exclusivos do dia.

Para o meu desespero, muitos já estavam “riscados,” ou seja, já haviam esgotado, e olha que era ainda antes do meio dia. Mesmo assim consegui pegar alguns itens pra minha coleção, como o compacto dos Stones com “Plundered My Soul” (uma inédita das sessões de Exile On Main Street!); e um compacto picture do Coheed and Cambria. A Generation Records é sensacional; maior moçada descolada conversando dentro e fora da loja; no primeiro andar, CDs e DVDs; no andar subterrâneo, vinil, compactos e camisetas transadíssimas. Ali embaixo também iriam rolar shows exclusivos de músicos “habituês” do local. Pra melhorar ainda mais, a loja tinha dois caixas, um na parte inferior e outro na parte superior. O da parte superior era infinitamente melhor, com uma garota maravilhosa toda tatuada e mal encarada, trajando uma camiseta vintage do Nuclear Assault e ouvindo Celtic Frost no volume 11. A beldade atende pelo nome de “Rusty” e no site da loja ela dá umas dicas dentro do menu “Staff Picks”. Quando eu olhei, as dicas dela eram Kreator e Witchcraft, sem contar que o avatar dela no site é a “Moranguinho”.

Várias lojas bacanas estão no Village, algumas delas na Bleecker Street. A própria Bleecker Records é parada obrigatória, com uma vitrine que já faz você arrancar seus cabelos. Mesmo esquema da Generation: CDs e DVDs na parte de cima e LPs e compactos na de baixo. Tudo impecável, organizado e limpo. Mais aquisições do RSD: compactos dos Doors, Neil Young, Elvis e um duplo do Rodriguez, compositor cult de Detroit que recentemente foi redescoberto. Mas faltava ainda o maldito Singles Bag do Lennon…

Rodei por mais algumas lojas: Village Music World, Record Runner, Rock and Soul Records, Bleeckerbobs, Gimme Gimme Records e Other Music. Várias aquisições bacanas: Spirit, Beacon Street Union, Sly And The Family Stone, Idris Muhammad, Savoy Brown, Holy Moses, The Fugs, etc. Tudo num preço excelente.

O evento bizarro do dia aconteceu na loja Kim’s Video & Music. Lá estava eu comprando algumas revistas e alguns CDs quando de repente acontece algo cinematográfico: o dono do estabelecimento sai do balcão e começa a quebrar boa parte da sua própria loja, e na frente dos clientes!

Protegi tudo debaixo do braço (como todo bom “bolha”, vai que ele quebra o que eu estou querendo comprar…), e só fiquei sacando… O cara teve um acesso de fúria e jogou tudo o que estava no balcão no chão. O barulho foi alto e todo mundo parou e ficou olhando para o cara, sem entender o que estava acontecendo. O clima ficou péssimo, aguardei um pouco e fui pagar. O cara estava resmungando, olhando pro chão e xingando sem parar um de seus funcionários. O carinha do caixa, suava em bicas e fazia de tudo para cobrar os meus itens o mais rápido possível. Saí dando risada, pois tinha participado, ao vivo e a cores, de um episódio “alta fidelidade” total. Coisa de louco.

Physical Graffiti - NYC

Saí da loja e com várias sacolas debaixo do braço parti para outro point obrigatório de Nova York, o antigo prédio na St. Marks Place onde foi clicada a foto que ilustra Physical Graffitti do Led Zeppelin. O prédio está mal cuidado, mas continua idêntico ao da foto, e tem até um brechó com o nome do disco na parte de baixo… Ficar alguns minutos olhando o prédio do outro lado da rua é um programa bem interessante. Parece que você está olhando para a capa do elepê.

Minha aventura terminou na J&R, um complexo de várias lojas que toma conta de um quarteirão inteiro na parte Sul da ilha de Manhattan. Por incrível que pareça, a loja (que também vendia discos) fazia parte do RSD, e adivinhe o que eu achei lá? Meu tão procurado Singles Bag do John Lennon…

Você pode dizer que eu sou um bolha, mas como Lennon dizia: “I’m not the only one”…

Principais lançamentos do RSD (18/04/2010)

Jimi Hendrix – Live At Clark University (cinco faixas gravadas ao vivo em 1968, vinil colorido de 12”). 5000 cópias.

The Rolling Stones – Plundered My Soul (compacto de 7” numerado, contend no Lado A um tema inédito das sessões de gravação de Exile On Main Street). 10.000 cópias.

John Lennon – Singles Bjohn lennon singles bag RSDag (o item mais cobiçado do RSD deste ano: três compactos, três postais, um pôster e um adaptador de vitrola exclusivo para tocar 45 rotações, tudo acondicionado num bag de papelão numerado). 5000 unidades foram prensadas.

Elvis Presley – That’s Alright Mama/Blue Moon Of Kentucky (réplica do primeiro compacto do mestre pela Sun Records, inclui download gratuito). 2000 cópias.

Flaming Lips – Dark Side Of The Moon (a banda recriando o clássico do Floyd, num vinil verde de 12”). 5000 cópias.

The Doors – People Are Strange/Crystal Ship (compacto de 7” em comemoração ao lançamento do novo filme da banda). 2500 cópias.

Moby Grape – Rounder/Sitting By The Window (compacto de 7” com duas faixas ao vivo registradas em 1967 e 1969). 2000 cópias.

Roky Erickson – True Love Cast Out All Evil (um advanced em elepê de 12” do novo disco do mestre). 1000 cópias.

E mais: Ramones, Blur, The Rationals, Sonic Youth, REM, Mastodon, Jeff Beck, Muse, Pantera, Neil Young, Fela Kuti, Weezer, Buddy Guy, Wilco, Drive By Truckers etc.

Steely Dan ao vivo na Escócia

As aventuras do editor da pZ pelo Reino Unido

por Bento Araujo    

Steely Dan
Playhouse, Edimburgo, Escócia (28/06/2009)

Bento Araujo na porta do show do Steely DanDepois de cinco noites londrinas seguidas de muitos shows, parti para a Escócia de trem, numa belíssima e bucólica viagem que durou quatro horas. Cheguei na belíssima e medieval Edimburgo, a capital da Escócia, e logo fui me preparando para assistir uma das minhas bandas favoritas, o Steely Dan.

O Playhouse de Edimburgo era originalmente um cinema, construído com base no Roxy Theatre de Nova Iorque, em 1929. Nos anos 70 deixou de ser um cinema e quase foi demolido. Chegando nas mãos do proprietário certo, o magnífico e charmoso Playhouse se tornou uma das casas mais conceituadas de toda a Grã-Bretanha. A acústica do lugar é perfeita e ninguém melhor do que o Steely Dan para tirar o melhor proveito disso. Antes deles, tivemos um aquecimento com o jazz do Toon Roos Quartet.

Hoje em dia é um privilégio poder assistir uma banda com 37 anos de estrada que ainda conta com seus protagonistas, neste caso Donald Fagen e Walter Becker, “o” Steely Dan propriamente dito. Além da dupla, o Playhouse recebeu uma banda de apoio de dez integrantes, com naipe de metais, backing vocals, o tecladista Jim Beard, o baixista Freddie Washington, o espetacular batera Keith Carlock e o genial guitarrista Jon Herington. Essa turma subiu no palco e fez um apropriado aquecimento bem jazzy e cool, que serviu como pano de fundo para a estrondosa entrada de Fagen e Becker no palco.

Assistir Donald Fagen reger essa imensa banda e Walter Becker tocar sua guitarra com uma seriedade e concentração absurda foi apenas um pequeno detalhe dentro das exatas duas horas de um show impecável em todos os sentidos.

Becker e Fagen ao vivo na Escócia

A escolha do repertório foi perfeita: “Josie”, “Two Against Nature”, “I Got The News”, “Daddy Don’t Live In that New York City No More”, “Aja”, “Black Cow”, “Kid Charlemagne”, “Hey Nineteen”, “Green Earrings”, “My Old School”, “Black Friday”, “Bad Sneakers”, “Show Biz Kids”, “Peg”, “Babylon Sisters”, “Kid Charlemagne”, “Boston Rag” e outras. Até o calado Walter Becker entrou no clima despojado da apresentação e disse pra platéia num certo ponto do concerto: “O que pode ser mais legal do que tocar um domingo a noite aqui na bela Edimburgo?”.

Um ou outro fã pode ter saído do Playhouse com reclamações do tipo: “Eles não tocaram ‘Do It Again’ e ‘Rikki Don’t Lose That Number’…”, mas eu realmente não estava nem aí pra isso. O show foi perfeito, seguindo a risca todas as minuciosas e prováveis exigências dos perfeccionistas Fagen e Becker. Numa única noite você tem um pouco de tudo do que é bom na vida: free jazz, be-bop, ritmos latinos, pop e virtuosismo na medida, temas de trilhas sonoras e funk pesado. Literalmente um desbunde.

Essa foi a terceira apresentação (também sold out) da Left Bank Holiday’ 09, uma tour européia de 12 datas que além do Reino Unido passou pela Itália, Holanda, Bélgica, Suíça e França. Como diz um amigo inglês: “How Cool Is That”…

cartaz do show do Steely Dan na Escócia

Gov’t Mule ao vivo em New Orleans

As aventuras do editor da pZ em New Orleans

por Bento Araujo     13 jul 2014

Gov’t Mule – Mahalia Jackson Theater, New Orleans (30/04/2010)

Texto e fotos de Bento Araujo

Govt Mule ao vivo em New Orleans

O show extra dos shows extras. Confesso que não pude conter a euforia assim que tomei conhecimento do fato que o Gov’t Mule iria se apresentar num teatro durante o Jazz Fest. Além que assistir a banda no Festival eu ainda teria a possibilidade de conferir o (longo) show completo dos caras, com as tradicionais jams, covers, canjas e tudo mais… Além disso, o show extra da banda durante o Jazz Fest em New Orleans é uma tradição que já dura cerca de dez anos, e foi exatamente numa dessas ocasiões que o grupo registrou seu CD/DVD The Deepest End, com diversos baixistas convidados, em 2003. Como todo bom fã eu costumo acessar com bastante frequência o excelente site da banda, então esse foi outro show que garanti com antecedência.

O Mahalia Jackson Theater foi o primeiro teatro da cidade a reabrir após a devastação do furacão Katrina e é considerado pela banda e pelos die hard fans como um dos três locais preferidos para os longos shows promovidos por eles pelo país.

Chegando no local, passamos na inevitável banca de merchandising, para adquirir camisetas e principalmente o pôster oficial (e psicodélico) do evento daquela noite, numerado e assinado pelo autor (agora ele está na sala de casa, é claro). Enquanto isso, corremos para os nossos assentos, pois no palco estavam os 7 Walkers, banda que conta com Bill Kreutzmann (ex-Grateful Dead) e Papa Mali, além de apresentar letras fresquinhas de Robert Hunter (o letrista oficial do Dead). Para essa “perna” da tour deles, um convidado muito especial no baixo: George Porter Jr. (The Funky Meters).

Depois de um breve intervalo o Gov’t Mule subiu ao palco e ouvimos os primeiros acordes de “Railroad Boy”, uma das faixas mais legais do disco novo da banda. Em seguida, tivemos uma versão irretocável de “Gameface”, do álbum Dose. Foram mais de dez minutos de arregaço, pra já ir deixando todo mundo no clima e a par do que estaria por vir… A terceira faixa da noite foi o que podemos dizer como algo surpreendente: “Since I’ve Been Loving You”, do Led Zeppelin, o melhor blues branco já cunhado nesse planeta chamado Terra. O cover do Led foi seguido por “No Need To Suffer”, do injustiçado grande álbum Life Before Insanity.

Três do disco novo (“Frozen Fear”, “Steppin’ Lightly”, “Any Open Window”), a belíssima “Banks of The Deep End” e “Kind of Bird” encerraram a primeira parte do show. Essa última é um original de Warren Haynes e Dickey Betts que apareceu pela primeira vez no álbum Shades Of Two Worlds, do ABB. Ela também está no Live at Roseland Ballroom do Mule e nessa noite recebeu uma de suas mais inspiradas versões, com 14 minutos de muito improviso.

O som estava perfeito, com Warren Haynes e Matt Abts brilhando como de costume, assim como Danny Louis nos teclados e até guitarra base e Jorgen Carlsson no baixo, que claro, não é nem uma fagulha do que foi Allen Woody, mas segura a onda numa boa. Depois daquela intensidade toda, Warren avisou que teríamos um intervalo antes da “segunda entrada” da banda, tempo de ir ao banheiro e pegar mais uma cerveja…

Para a segunda parte, fizemos uma pequena loucura (principalmente em se tratando de um show no primeiro mundo). Descemos pelo corredor do teatro até encostar a mão no palco e ali permanecemos na maior cara de pau, porém sem atrapalhar ninguém, há apenas alguns metros de Warren e Abts. Logo o pessoal mais freak começou a se juntar ali também, para dançar e curtir o show mais intensamente. Para nossa sorte, nenhum segurança veio nos tirar daquele posto privilegiado. Era uma loucura, drogas por todo lado e uma garota que estava “ficando” com pelo menos três caras diferentes ao mesmo tempo! Free love total, sixties a beça…

Cartaz do show do Govt Mule em New OrleansNesse pique levamos uma bordoada nos sentidos, uma versão de 17 minutos para “When The Music’s Over” dos Doors. Quando Warren gritou “We want the world and we want it…Noooooowwww” parecia que mais um Katrina estava passando pelo Mahalia Jackson Theater… Tinha um coroa que estava tão stoned, que enquanto o som rolava ele deitava e abraçava o palco! Surreal!

A agitada e animada “Slackjaw Jezebel” foi a segunda faixa da segunda entrada, logo emendada na grande balada “Fallen Down”. Em “The Other One Jam”, Warren ecoou versos de “Gimme Shelter” dos Stones, antes de partir para uma versão com um novo e agradável arranjo para “The Shape I’m In”, clássico da The Band.

Foi a deixa para o fabuloso solo de bateria de Matt Abts, bem na pegada Bonham, com ele abusando de viradas clássicas do mestre, “trocando os braços” no ar e abandonando as baquetas para tocar com as mãos. A noção de ritmo de Abts é algo de outro mundo e ele ainda teve a manha de começar seu solo com uma levada jazz que muitos poucos bateristas de rock sabem fazer e terminou tudo detonando no djembê, instrumento de percussão africano.

A próxima da noite foi a instrumental “Sco-Mule” com canja de Eric Krasno (olha ele aí de novo!) na guitarra. Brian Stoltz (ex-guitarrista dos Meters) subiu ao palco para “Feel Like Breaking Up Somebodies Home”. Ali ele permaneceu para a canção seguinte, “32/20 Blues”, que também contou com Ivan Neville nos teclados. A última da noite foi “Broke Down On The Brazos”, a primeira do disco mais recente deles, e que em sua versão de estúdio conta com a guitarra de Billy Gibbons do ZZ Top.

Estava terminado, foram exatas três horas de show! Um exemplo perfeito do que é um tradicional show do Gov’t Mule… Deu vontade de largar tudo e virar roadie dos caras, apenas pra assistir mais shows desses pelos EUA. Será que eles estão precisando de um roadie? Alguém aí quer assumir a pZ?

Ian Hunter ao vivo em Nova York

Hunter está com uma banda de apoio fenomenal, entrosada e muito competente. Com isso sobra tempo pra ele deitar e rolar em seu extenso repertório

por Bento Araujo    

Ian Hunter – City Winery NYC (21/04/2010)

Ian Hunter ao vivo em NYCO City Winery é uma das casas de shows mais agradáveis de NY, oferecendo ótima localização, acústica e carta de vinhos produzidos no próprio local (no porão). Ian Hunter, que recentemente esteve em Londres fazendo cinco noites sold out com seu Mott The Hoople, voltou a Manhattan por quatro noites no City Winery, e eu tive a sorte de conseguir um disputado ticket para a primeira noite.

Hunter está com uma banda de apoio fenomenal, entrosada e muito competente. Com isso sobra tempo pra ele, que está com 71 anos, deitar e rolar em seu extenso repertório: “Once Bitten Twice Shy,” “Cleveland Rocks,” “Saturday Gigs,” “Death of a Nation,” (baseada no september eleven) “Man Overboard,” “Roll Away The Stone,” “All The Way From Memphis,” “Sweet Jane” do Velvet, e “Central Park ‘N’ West/New York, New York,” (faz todo o sentido ouvir essas duas últimas em plena NY. De arrepiar). Talvez o mais novaiorquino singer/songwritter britânico, pois morou vários anos em Manhattan e sempre declarou sua paixão pela cidade, Hunter está em plena forma; cantando e brincando com a plateia o tempo todo, tocando gaita, violão, piano e guitarra.

O final foi apoteótico, com Hunter recrutando todos os presentes: “Hey you! I wanna hear ya!” Sim, era “All The Young Dudes” o hino glam de Bowie imortalizado pra sempre pelo Mott The Hoople.