Arquivo da tag: Phoenix

pZ 53

Mick Ronson, Jeremy Spencer, Cosmic Jokers, Hummingbird, A Barca do Sol, Charly Garcia, Deep Purple, Josefus, Steely Dan, The Saints, Little Beaver, Bubu, Garrett Lund, Michel Polnareff, Phoenix, Bunalim, Peter Hammill, John Peel etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

MICK RONSON
Ele foi parceiro de David Bowie e bandleader de seu grupo de apoio na fase mais rock de sua carreira. Tocou com Bob Dylan, Lou Reed, Ian Hunter (e no Mott The Hoople), Van Morrison, Steve Harley e muitos outros, entre eles Gilberto Gil. Com sua feroz guitarra, elevou o glam rock a outros patamares e ainda deixou alguns discos solo pra lá de recomendáveis. A vida, a obra e o legado de um dos mais subestimados guitarristas do rock nesta edição da pZ!

JEREMY SPENCER
Ele é um dos grandes guitarristas do blues britânico e foi um dos fundadores do Fleetwood Mac. Ao lado de Peter Green e Danny Kirwan, forjou talvez o pioneiro ataque de três guitarras da história (mesmo sem ter apreciado aquele “excesso” na época). Tempos depois, largou o grupo, converteu-se à seita Children Of God (“Meninos de Deus” por aqui) e até morou um tempo no Brasil, onde aprendeu a falar português. Continua na ativa e até preparou uma meia-feijoada para receber a pZ para um bate-papo agradável (e exclusivo).

THE COSMIC JOKERS
“Um protesto contra a realidade”. É assim que a força visionária de um proprietário de um selo atravessou décadas, celebrando música, diversão, arte e LSD. O Cosmic Jokers funcionou como uma viagem musical única, baseada em improvisos e ausência de ética. Foram cinco discos, lançados urgentemente dentro do intervalo de apenas um ano. A pZ celebra os 40 anos desse momento único dentro do Krautrock.

HUMMINGBIRD
O apadrinhamento de um gênio da guitarra, Jeff Beck, não bastou para que a popularidade do Hummingbird subisse às alturas. “Executar rock em todos os níveis intelectuais” era o que a imprensa esperava da banda, que sumiu do mapa após três incríveis discos. Inclui uma entrevista com o ilustre fã Ed Motta.

A BARCA DO SOL
Três grandes discos bastaram para colocar A Barca do Sol dentre os grandes nomes do rock progressivo brasileiro e latinoamericano da década de 70. Nesta edição a pZ celebra o legado deste grande conjunto.

CHARLY GARCIA
Seja com o Sui Generis, La Máquina de Hacer Pájaros, Serú Girán, ou em sua carreira solo, o grande ídolo do rock argentino ainda é bem pouco conhecido no Brasil. Nosso pZ Hero da vez teve uma carreira conturbada e genial. Inclui discografia básica selecionada.

E MAIS:
Deep Purple, Josefus, Steely Dan, The Saints, Little Beaver, Bubu, Garrett Lund, Michel Polnareff, Phoenix, Bunalim, Peter Hammill, John Peel etc.