Arquivo da tag: PATRULHA DO ESPAÇO

poeiraCast 261 – Discos independentes pioneiros no Brasil

Na década de 1970 e no início dos anos 1980, lançar uma produção fonográfica independente era coisa apenas Mais

por Bento Araujo     25 nov 2015

Na década de 1970 e no início dos anos 1980, lançar uma produção fonográfica independente era coisa apenas para os lutadores mais fortes, mais destemidos, ou mais sagazes. E o período produziu discos que hoje são considerados clássicos. Antonio Adolfo, Lailson de Holanda & Lula Côrtes, selos como Baratos Afins e inúmeros outros artistas e produtores trouxeram para o ouvinte antenado brasileiro opções ao que as grandes gravadoras tinham a oferecer.

Aeroblus em São Paulo

Trio vai se apresentar com guitarrista convidado no Sesc Belenzinho, no final de abril

por Ricardo Alpendre     27 mar 2015

Aerolus 2010

Um sonho será realizado para os fãs do Aeroblus. O grupo argentino/brasileiro, que foi capa da poeira Zine 58, irá se apresentar no Sesc Belenzinho no dia 25 de abril. É a primeira vez que a banda faz um show no Brasil.

No lugar do inesquecível Norberto “Pappo” Napolitano, a formação desta reunião do grupo tem os guitarristas Juan Cavalli (da Medinight Band) e Danilo Zanite (da Patrulha do Espaço). O outro argentino do trio é Alejandro Medina, um dos principais baixistas da história do rock argentino e sul-americano. E na bateria, é claro, está Rolando Castello Junior, fundador da Patrulha do Espaço e único integrante brasileiro do Aeroblus.

Castello, Medina e Pappo formaram o Aeroblus em Campo Limpo Paulista em 1976. No ano seguinte, eles se apresentaram nas casas de shows da Argentina, e lá gravaram para a Philips o único álbum do grupo, homônimo, o qual se tornou extremamente cultuado entre o público do rock pesado. Enquanto é preparado o lançamento de um CD contendo gravações de ensaios do período clássico, a nova encarnação do Aeroblus pode tocar composições inéditas daquela fase, além do material do LP de 1977.

O Aeroblus subirá ao palco na Comedoria do Sesc Belenzinho às 21h30 do sábado, 25/4.

Os valores de ingressos são padrão Sesc: de R$ 7,50 para comerciários matriculados no Sesc até R$ 25,00 para o público em geral. Portanto, é melhor correr.

Mais informações no site do Sesc.

Patrulhando além da fronteira

Patrulha do Espaço e Die Hard Records lançam o CD Capturados ao vivo em Buenos Aires 2014 / Veloz 2013

por Ricardo Alpendre     26 fev 2015

Patrulha BASO baterista Rolando Castello Junior tem uma história com a Argentina. Ele é um dos mais significativos elos entre o rock brasileiro e o de nossos vizinhos platinos, como se vê logo na capa desta edição da pZ. A Patrulha do Espaço, banda da qual ele carrega a bandeira há décadas, no entanto, visitou terras portenhas pela primeira vez no ano passado.

Conforme conta no texto da capa, ele e sua trupe formada pelo guitarrista e cantor Danilo Zenite, a cantora Marta Benévolo e o baixista Daniel Dellelo navegaram “mares nunca dantes navegados”, apesar do entrosamento ganho em tantos shows dessa formação atual – por sinal, ótima. É que algo era diferente do habitual naquela noite, no Marquee, de Buenos Aires: os assistentes de palco não eram os de sempre, o equipamento idem, e havia a responsabilidade da própria gravação.

Ouvindo o CD Capturados Ao Vivo em Buenos Aires, não se tem a impressão do nervosismo relatado por Castello no texto do encarte. Tudo funciona tão bem, tão solto e tão natural, que eles soam como se estivessem tocando no Centro Cultural São Paulo – onde a banda também gravou um álbum ao vivo há mais de dez anos, com uma formação bem diferente.

A escolha do repertório é especialmente feliz no novo álbum, apresentando, entre clássicos como “Columbia” e “Cão Vadio”, músicas do período em que a Patrulha teve Pappo, o herói do povo roqueiro argentino, na guitarra. Assim, estão presentes “Robot”, “Deus Devorador”, “Olho Animal” e ainda uma inédita do Aeroblus: “Araña”. Há participações de dois guitarristas do rock argentino: Conejo Jolivet e Claudio Rodríguez. A gravação é de boa qualidade, sobretudo para um trabalho de rock independente com harmonias vocais, muito bem mixadas.

A segunda parte deste “2 em 1” vem de um projeto idealizado em 2013, Veloz, que reúne composições novas e gravações feitas em diferentes situações. Entre elas, outra versão ao vivo de “Deus Devorador”, anterior, com Marcello Schevano e Renê Seabra, incluída em homenagem ao último, morto em 2013. Veloz serviu como um bem-vindo adendo a Capturados Ao Vivo em Buenos Aires.

O CD foi lançado pela Die Hard Records, que também fez os relançamentos dos dois primeiros álbuns da Patrulha, e a que Castello se refere carinhosamente como “nosso selo”. É encontrado na própria loja Die Hard, na Galeria do Rock, em São Paulo, e pelo site www.diehard.com.br.

pZ 58

Aeroblus, The Nice, Zior, Trust, Graham Nash, Edy Star, Necro, Marvin Gaye, discos de jams etc.

por Bento Araujo     02 fev 2015

AEROBLUS
O único disco lançado pelo Aeroblus, em 1977, foi um marco do rock dos anos 70 – abrindo caminho para uma série de bandas pesadas do rock latino-americano. Foi também o elo entre o rock argentino e brasileiro do período, já que a banda contava com dois argentinos (Pappo e Alejandro Medina) e um brasileiro (Rolando Castello Junior). Junior e Medina nos ajudaram a contar a intensa e turbulenta trajetória do Aeroblus. Inclui fotos raras, memorabilia do período, detalhes sobre o novo disco da banda (recheado de raridades da época) e um artigo sobre as passagens do guitar hero argentino Pappo pelo Brasil.

THE NICE
A estreia do The Nice em vinil mostrou ao mundo um novo estilo de fazer rock, mesclando a música jovem do período com a erudição de seus integrantes, dentre eles o tecladista Keith Emerson, que anos depois fundaria o Emerson Lake & Palmer. Mas as primeiras sementes do que viria a ser o rock progressivo foram plantadas em 1967, com The Thoughts Of Emerlist Davjack.

NAPOLEON MURPHY BROCK
Ele atendeu a pZ pessoalmente para um longo e descontraído papo, numa chuvosa tarde de verão, em meio a uma feijoada e cerveja gelada. Napoleon veio ao Brasil fazer duas concorridas apresentações com a banda Let’s Zappalin’, liderada pelo guitarrista Rainer Tankred Pappon, ex-integrante da The Central Scrutinizer Band. O ex-vocalista, saxofonista, dançarino e divertidíssimo frontman dos Mothers (of Invention), de Frank Zappa, participou das gravações de discos emblemáticos como Roxy & Elsewhere, One Size Fits All, Bongo Fury, Apostrophe (‘), Zoot Allures, Sheik Yerbouti, Them or Us e Thing-Fish e contou histórias reveladoras nesta entrevista exclusiva.

ZIOR
De uns anos pra cá, os fãs de heavy metal passaram a buscar as origens de seu tão amado gênero de preferência. Riffs neolíticos, visual tenebroso e a famigerada temática satânica. Essa combinação tão festejada teve sua origem em finais dos anos 60 dentro do rock. Black Sabbath, Black Widow e Coven são nomes cultuados dentro dessa seara, mas os britânicos do Zior continuam, inexplicavelmente, fora desse culto. Aqui está a história completa da banda, incluindo um especial sobre o selo Nepentha, que lançou o Zior na época.

EDY STAR
Único integrante vivo da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, o glamouroso e indomável Edy Star atendeu a pZ para um memorável bate-papo. A partir deste encontro, passamos para o papel a trajetória do artista, que, em 1974, lançou seu clássico álbum Sweet Edy…

GRAHAM NASH
O nosso pZ Hero desta edição é um músico capaz de fazer parte do que de melhor existe no pop e rock inglês e americano, com identidade diversificada, mas sempre inconfundível em sua voz de tenor. Graham Nash é um desses artistas que mostram que o rock também pode ter sintonia fina.

TRUST
No universo do rock pesado, o Trust sempre foi mencionado graças a sua associação direta com três nomes: AC/DC, Iron Maiden e Anthrax. Servindo de parceria, ou influência, o Trust marcou quem viveu o rock do início dos anos 80. Nem a barreira da língua foi capaz de prevenir o sucesso do grupo francês em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, as cópias importadas de seus elepês eram disputadas no braço. O artigo inclui discografia básica selecionada e fotos raras do período.

DISCOS DE JAMS
Dois nomes do rock norte-americano, Grateful Dead e Allman Brothers Band, lançaram o modelo para as futuras gerações de jam bands. Os discos de estúdio não eram lá tão festejados, mas os registros ao vivo viravam febre e uma espécie de culto passou a acontecer nas apresentações dessas duas bandas. Neste especial selecionamos dez álbuns contendo jams, lançados bem antes da explosão das jam bands dos anos 90, mas que serviram de cartilha para as gerações seguintes. Estrelando: Grateful Dead, Allman Brothers Band, Al Kooper, Moby Grape, Stones, Zappa, Area Code 615, Cosmic Travellers, Cosmic Jokers etc.

PÉROLAS ESCONDIDAS
Climax, The Unfolding, Cai, Burnin Red Ivanhoe, Country Weather e Perigeo.

E MAIS:
Joe Cocker, Necro, Vento Motivo, Bobby Keys, Ronnie Self, Demis Roussos, Os Depira, Edgar Froese, Lincoln Olivetti, Marvin Gaye, Kim Fowley, Gil & Gal, Radio Birdman, Gryphon, Patrulha do Espaço, The Standells etc.

pZ 54

Lucifer’s Friend, Don Brewer (Grand Funk Railroad), Robert Wyatt, Beau Brummels, Rush, Status Quo, Wilko Johnson, Bango etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

LUCIFER’S FRIEND
Janeiro de 1971. Uma nova década estava começando, assim como um novo gênero musical. Para um grupo de jovens alemães e um poderoso vocalista que vinha da Inglaterra, aquilo foi a matéria prima crucial. Assim nasceu o Lucifer’s Friend, que graças a sua sonoridade, seu nome de batismo e à capa de seu primeiro disco, entrou para a história como um dos pioneiros do som pesado. Inclui batepapo exclusivo com John Lawton e discografia comentada.

DON BREWER (GRAND FUNK RAILROAD)
Ele foi um dos grandes bateristas dos anos 70, além de voz principal em grandes clássicos do Grand Funk Railroad como “We’re An American Band”, “Shinin’ On” e “Walk Like a Man”. Don Brewer falou por cerca de meia hora com a pZ, diretamente de sua casa em West Palm Beach, Flórida. Totalmente à vontade, relembrou fatos marcantes de sua longa carreira.

RUSH
Sem arranjos complexos e temas fantásticos, a estreia do trio canadense é pura explosão hard rock que completa 40 anos de idade. Tudo sobre o álbum de estreia de Geddy Lee, Alex Lifeson e John Rutsey, além de comentários faixa a faixa do disco.

STATUS QUO + WILKO JOHNSON AO VIVO EM LONDRES
A poeira Zine cobriu para esta edição, com total exclusividade, duas apresentações do Status Quo com a abertura de Wilko Johnson, no Hammersmith Odeon, em Londres.

BEAU BRUMMELS
Com um álbum essencialmente norte-americano, a banda de San Francisco passou de uma simples resposta local à British Invasion para um bastião da música pop local, principalmente graças à teimosia de dois sujeitos: Sal Valentino e Ron Elliott.

OS CANIBAIS / BANGO
Nesta edição a pZ celebra o legado dessas duas grandes bandas brasileiras. Dos primórdios da Jovem Guarda ao rock psicodélico. Inclui depoimentos de Aramis Barros, mentor e fundador de ambos os grupos.

ROBERT WYATT
Ele foi fundador do Wilde Flowers e depois integrou o Soft Machine, se tornando um dos pilares do som de Canterbury. Sua longa e expressiva carreira solo o transformou numa celebrada instituição da música britânica e sua integridade artística parece não ter fim.

E MAIS:
The Rising Storm, The Rockets, Jeff Beck, Neil Young, Looking Glass, Patrulha do Espaço, Dr. Dopo Jam, Ticket, Ptarmigan, Silver Mammoth, os templos sagrados do rock, Irmandade do Blues etc.

pZ 32

Rush, Stevie Ray Vaughan, Patrulha do Espaço, Pokora, Jethro Tull, Curved Air, Fuzzy Duck, Johnny Thunders etc.

por Bento Araujo     11 jul 2014

RUSH
A pZ passa a limpo a “era Moving Pictures”, quando o trio canadense levou sua música além das fronteiras do hard e do progressivo, alcançando o topo das paradas de todo o mundo… Inclui um especial sobre o filme Beyond The Lighted Stage e um papo com os diretores Sam Dunn e Scot McFadyen.

STEVIE RAY VAUGHAN
Os 20 anos da morte de SRV são relembrados com um especial sobre seu segundo, e talvez melhor, trabalho: Couldn’t Stand The Weather.

PATRULHA DO ESPAÇO
Falamos com Rolando Castello Junior, que relembrou o lançamento do primeiro disco independente de rock no Brasil, o “disco preto” da Patrulha. Junior relembra também a morte de John Bonham.

HANS POKORA
O lendário colecionador austríaco responde as perguntas dos nossos leitores e prepara terreno para o lançamento de seu novo livro da série Record Collector Dreams.

OS ABUTRES

A trajetória do grupo carioca que abalou a Zona Norte carioca dos anos 6O.

JOHNNY THUNDERS
O nosso “pZ Hero” dessa edição é o ex-New York Doll e ex-Heartbreakers que puxou o gatilho da explosão punk pela Inglaterra nos anos 70.

RADAR pZ

Estrelando: Buffalo Killers, ’77, Sapatos Bicolores, Elephants On Acid e Red Baraat.

FORA DO EIXO

Estrelando grupos e artistas da Coréia do Sul, Canadá, França, Suécia e África do Sul.

E MAIS:
Fuzzy Duck, Curved Air, Conny Plank, Robert Randolph, a morte de Ezequiel Neves, Kim Fowley, Jethro Tull etc.

pZ 4 (ESGOTADO)

Invasão Britânica, Southern Rock, Nektar, Lanny Gordin, Gov’t Mule, Patrulha do Espaço etc.

por Bento Araujo     03 Maio 2013

Edição comemorativa aos 40 da “British Invasion”. Em 15 páginas, 30 bandas foram abordadas: Beatles, Stones, Who, Kinks, Animals, Creation, Yardbirds, Small Faces, Spencer Davis Group, The Troggs, Gerry And The Pacemakers, Zombies, The Searchers, Them, Pretty Things etc.

Rock Sulista – O guia definitivo para se iniciar no estilo, com clássicos de Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Blackfoot, ZZ Top, Little Feat, The Marshall Tucker Band, Outlaws, Ozark Mountain Daredevils, Charlie Daniels Band, etc.

O progressivo do Nektar e as gravações do clássico A Tab In The Ocean.

E mais: Lanny Gordin, Gov’t Mule, Patrulha do Espaço etc.

Pérola Escondida: Boomerang

Have A Nice Day: Wallace Collection / Mungo Jerry