Arquivo da tag: O Terço

poeiraCast 332 – Rock Progressivo Brasileiro

Uma conversa sobre a riqueza musical do prog feito no Brasil, especialmente na década de 1970. Torne-se um Mais

por Bento Araujo     28 jun 2017

Uma conversa sobre a riqueza musical do prog feito no Brasil, especialmente na década de 1970.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Alexandre Guerreiro, Artur Mei, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Luigi Medori, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Pedro Furtado, Rodrigo Lucas, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Scheherazade, Sebastião Junior, Sempre Música, Tropicália Discos, Válvula Lúdica e Wilson Rodrigues.

poeiraCast 288 – O sintetizador no rock

A conversa aqui é sobre a grande presença e variedade de sintetizadores no rock, desde a década de Mais

por Bento Araujo     13 jul 2016

A conversa aqui é sobre a grande presença e variedade de sintetizadores no rock, desde a década de 1960!

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Fernando Costa, Flavio Bahiana, Gabriel Garcia, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luis Araujo, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Marcos Oliveira, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Raphael Menegotto, Rodrigo Lucas, Rodrigo Vieira, Rodrigo Werneck, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

Moto Rock Fest

Festival terá músicos do Terço, Som Nosso e Secos & Molhados neste sábado.

por Ricardo Alpendre     26 nov 2014

Moto Rock FestNão é tão comum ver o motociclismo associado ao rock progressivo, mas levando-se em conta que no Brasil dos anos 1970 o prog se misturava ao rock mais básico com tamanha naturalidade, fica até confortável o mote “Festival de Rock Progressivo” abaixo do título Moto Rock Fest.

O evento, que ocorre em São Paulo neste sábado (dia 29), terá como headliner um show indispensável para fãs da banda O Terço. O nome do show pode parecer confuso, mas, para o público da banda, não deixa dúvidas: Sérgio Hinds toca “O Terço” Lado B. Após apresentar o espetáculo no Rio e em Belo Horizonte, Hinds receberá no palco paulistano o músico Cezar de Mercês, ex-integrante do grupo e autor de boa parte das composições clássicas.

“Esse projeto, por coincidência, já estava na minha cabeça há algum tempo”, disse Cezar, que justifica a iniciativa oportuna: “Por motivos óbvios, resgatar as músicas que ficaram fora dos shows ‘oficiais’ do retorno do Terço e que contam a história da banda de forma mais abrangente”. Com a soma das duas iniciativas, a reunião dessas forças criativas foi um caminho tão natural quanto aguardado. Além de Cezar, também haverá a participação de Roberto Lazzarini, do Terreno Baldio.

Outro show que promete ser inesquecível é o do Pedro Baldanza Trio. Baldanza, o “Pedrão” do Som Nosso de Cada Dia, também fará parte do show da banda 70 de Novo, projeto que revive grandes momentos da década progressiva, encabeçado por Zé Brasil, do Apokalypsis, com Silvia Helena, Gerson Conrad (do Secos & Molhados) e o já mencionado Cezar de Mercês. E o Apokalypsis ainda aproveita a ocasião para fazer o show de lançamento de seu novo CD, 40 Anos.

Tudo isso será realizado a partir das 18h do sábado no palco do Via Marquês, na Barra Funda, com ingressos a R$ 30,00 (entradas de camarote com open bar custam R$ 120,00). A organização informa que haverá feira de discos de vinil e exposição de carros e motos. E, como a temática é o motociclismo, será lançada a campanha “Se beber não pilote”.

O Via Marquês fica na Av. Marquês de São Vicente, 1589.

Os ingressos estão à venda no site www.ticketbrasil.com.br e nas lojas Aqualung e Moshi Moshi, da Galeria do Rock.

pZ 45

O Terço, Mar Y Sol Festival, Jon Anderson, Módulo 1000, Danny Whitten, Hackensack, Jethro Tull, Fat etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

O TERÇO
Nosso colaborador Nelio Rodrigues entrevistou muitos dos integrantes do lendário grupo e descreveu minuciosamente a incrível trajetória de Sérgio Hinds e sua banda. Os discos clássicos como Criaturas da Noite, Casa Encantada, O Terço e Mudança de Tempo, os festivais, os shows e a vida na estrada do Terço.

MAR Y SOL POP FESTIVAL 1972
Passados 40 anos o festival porto-riquenho continua um mistério. Um elepê duplo contendo gravações do festival foi lançado na época e nunca relançado em CD. Coube a pZ desvendar esse mistério: quem se apresentou e quem não se apresentou. Sol, mar, drogas e muita música de primeira. Estrelando: Faces, Alice Cooper, Allman Brothers Band, Cactus, ELP, B.B. King, Mahavishnu Orchestra, Nitzinger, Brownsville Station, Bang e muitos outros.

JON ANDERSON
O ex-vocalista do Yes esteve no Brasil e respondeu as perguntas de nossos leitores. Falou de sua carreira solo atual e dos anos dourados do Yes, relembrando clássicos como Relayer, Going For The One, Close To The Edge, Fragille, The Yes Album, Tales From Topographic Oceans etc.

MÓDULO 1000 – A PRÉ-HISTÓRIA, PARTE II
Nosso especialista, Nelio Rodrigues, analisa os primeiros passos dessa banda brasileira cultuada no mundo todo.

DANNY WHITTEN

A trágica vida e a meteórica carreira do ex-guitarrista do Crazy Horse, que ao lado de Neil Young cunhou obras como Everybody Knows This Is
Nowhere e After The Gold Rush. A morte de Whitten por overdose inspirou Young a escrever “The Needle And The Damage Gone”.

E mais:
Hackensack, Jethro Tull, Fat, Morse Code, Quireboys, April Lawton (Ramatam), Rainer T. Pappon, Roger Glover e muito mais.