Arquivo da tag: mellow candle

Mellow Candle – Swaddling Songs

Com extrema competência e grandes composições, o grupo lançou um trabalho único dentro da cena, considerado o disco de folk-rock mais raro (e caro) lançado por um grande selo

por Bento Araujo     11 Maio 2015

Mellow CandleO adolescente grupo irlandês, que lançou este único álbum em 1972, é um típico exemplo de folk progressivo com influência celta.Com extrema competência e grandes composições, lançaram um trabalho único dentro da cena, considerado o disco de folk-rock mais raro (e caro) lançado por um grande selo.

A História
O Mellow Candle surgiu na Irlanda, em 1965. Quando seu primeiro single foi lançado (“Feelin’High”) pelo selo SNB, de Simon Napier-Bell, a maior parte dos integrantes tinha entre 15 e 19 anos. Em 1972 o grupo lançou seu único LP, Swaddling Songs, mostrando uma maturidade pouco usual para um conjunto tão jovem e inexperiente. Como em muitos casos, o álbum não vendeu na época, mas décadas depois, adquiriu estatura e virou símbolo de culto ao redor do planeta.

A Capa
Baseada na arte do ilustrador e cartunista britânico W. Heath Robinson, a arte gráfica de Swaddling Songs provou ser uma estranha decisão, afinal de contas, o grupo optou por um desenho ao invés de utilizar suas fotogênicas cantoras, o que certamente chamaria mais atenção nas prateleiras das lojas.

Cinco Fatos
1) Em algumas passagens do disco, as vozes de Clodagh Simonds e Alison Williams soam ligeiramente desafinadas. Exaustas, elas acabaram gravando os vocais nos finais das poucas sessões de gravação, que aconteceram das dez da manhã até as três da madrugada.

2) “Heaven Heath” foi a canção mais difícil de gravar. Clodagh nunca havia tocado um harpsichord, então foram necessários 23 takes.

3) O grupo ficou extremamente lisonjeado com o fato de alguns críticos compararem Swaddling Songs a trabalhos de nomes como Sandy Denny e The Incredible String Band.

4) A situação financeira do grupo era tão precária, mesmo após o lançamento do álbum, que, quando abriram para o Lindisfarne, acabaram pedindo dinheiro emprestado a um roadie da banda para poder comer.

5) Até pouco antes das gravações, o baterista oficial do Mellow Candle era Richard Coughlan, que tocava no Caravan. Ele acabou sendo substituído por William Murray, que gravou Swaddling Songs.

As Letras
“Bring snowy lady with the laughing / Spread your sailing angels over me / Tell a tale of old sinfuls / Look for you to change their face” – “Heaven Heath”
Típica letra mística de Clodagh Simonds, exaltando a imaginação.

O que foi dito na época
“Grupo que sofre por ser enquadrado na categoria folk, simplesmente por aparentemente não existir nada mais apropriado para classificá-los. O Mellow Candle não é tanto uma banda folk, apesar de apresentarem um entusiasmo similar ao do Steeleye Span e nada de material tradicional. A banda divide os créditos de composição e os vocais são entoados em harmonia pelas vocalistas do grupo. Muito parado para o rock e muito agitado para o folk, eles se apoiam bastante no piano, gerando um belo efeito”. (Disc 3/6/1972)

O que dizemos hoje
A ingenuidade da juventude faz parte da beleza de Swaddling Songs. As vozes de Clodagh Simonds e Alison Williams não são nem um pouco treinadas e demonstram duas garotas descobrindo seus talentos. Assim, um momento raríssimo foi capturado, antes de algum produtor dizer o que elas deveriam estar fazendo. A naturalidade do resultado final é cativante, gerando belas composições e um sentimento único dentre os 12 temas.

Fã ilustre
Phil Lynott (Thin Lizzy)

Nas próprias palavras
“Tivemos que gravar o álbum num espaço de tempo muito curto. Foi tudo muito rápido, com luz baixa e provavelmente alguma maconha. Infelizmente, a Deram não promoveu o disco, muito menos uma tour da banda. Não fizeram nada pela gente”. Alison Williams (Irish Folk, Trad & Blues – A Secret History, livro de Colin Harper e Trevor Hodgett).

As consequências
Após o fim da banda, Simonds trabalhou em estúdio com Thin Lizzy, Jade Warrior e Mike Oldfield. Boylan tocou com Gary Moore e Murray foi participar de sessões de estúdio com Kevin Ayers, Amazing Blondel, Mike Oldfield e Paul Kossoff. Em 1991, tiveram uma canção (“Silver Song”) regravada pelo All About Eve, e, em 1996, saiu uma compilação com temas inéditos do grupo: The Virgin Prophet. Bastou para uma nova chama de interesse rondar o Mellow Candle dali pra frente, com uma nova geração de fãs de folk descobrindo o conjunto.

Indicado para fãs de:
Fairport Convention, Pentangle, Tudor Lodge, Trees, Strawbs, Sandy Denny, Dr. Strangely Strange etc.

Os Detalhes
Gravado: dezembro de 1971
Data de lançamento: abril de 1972
Selo: Deram Records (SDL 7)
Duração: 42:57
Produtor: David Hitchcock
Músicos: Clodagh Simonds (vocal, piano, harpsichord, mellotron), Alison Williams (vocal), David Williams (guitarra, vocal), Frank Boylan (baixo, vocal) e William Murray (bateria, percussão)
Estúdios: AIR (Londres, UK).

Posição mais alta nas paradas
Nenhuma

Singles
“Silversong”

Tracklist
“Heaven Heath”, “Sheep Season”, “Silversong”, “The Poet and the Witch”, “Messenger Birds”, “Dan the Wing”, “Reverend Sisters”, “Break Your Token”, “Buy or Beware”, “Vile Excesses”, “Lonely Man”, “Boulders on My Grave”.

pZ 57

Omega, Butterfly Ball, Stax, David Axelrod, Geordie, Os Leif’s, Count Five, Fifty Foot Hose, Mellow Candle etc.

por Bento Araujo     01 dez 2014

OMEGA
Os pioneiros do rock do lado de lá da Cortina de Ferro estão na capa desta edição. Nosso editor foi até Budapest para entrevistar o vocalista/fundador dessa lendária banda húngara, que está há 55 anos na estrada. Inclui discografia comentada.

BUTTERFLY BALL
Roger Glover e sua obra-prima como artista e produtor, que está completando 40 anos de seu lançamento. O artigo aborda a composição e a gravação do álbum e seu único show de promoção, realizado no Royal Albert Hall, em 1975. Inclui fotos raras do evento, cedidas pela Deep Purple Appreciation Society e seu mentor, Simon Robinson.

STAX
Dez discos para adentrar o universo de um dos maiores selos de música negra do planeta. Estrelando: Otis Redding, Albert King, Isaac Hayes, Booker T & The M.G.’s etc.

MELLOW CANDLE
O adolescente grupo irlandês que lançou um único álbum em 1972, Swaddling Songs, é um típico exemplo de folk progressivo com influência celta. Com extrema competência e grandes composições, lançaram um trabalho único dentro da cena, considerado o disco de folk-rock mais raro (e caro) lançado por um grande selo.

OS LEIF’S
Da Bahia dos anos 60 surgiu Os Leif’s, grupo que lançou um único compacto, relançado recentemente. Coroando essa reedição, a pZ contou a história da banda e entrevistou seu popular guitarrista: Pepeu Gomes.

MINHA LOJA DE DISCOS
Entrevistamos Rodrigo Pinto, ele que é produtor e diretor do programa Minha Loja de Discos, exibido pelo Canal Bis. Rodrigo atendeu a pZ direto de Londres, onde mora atualmente, e falou sobre as duas temporadas do programa, sua exploração artística e cultural das cidades por onde passa e seu apreço por esses diversos templos vinílicos ao redor do mundo.

GEORDIE
Eles vinham do norte da Inglaterra e tentavam, a todo custo, competir com gigantes do glam rock como Slade e Sweet. Seus dois primeiros discos, Hope You Like It (1973) e Don’t Be Fooled by the Name (1974), chegaram a sair em LP no Brasil da década de 70, mas apenas uma versão deles para “House of the Rising Sun”, contida no segundo disco, ganhou alguma (mínima) notoriedade. Até que, anos depois, seu vocalista (Brian Johnson) adentrou uma das maiores bandas de rock do planeta… AC/DC!

DAVID AXELROD
Ele gravou em incontáveis estúdios, produziu incontáveis discos e regeu incontáveis orquestras. Odeia responder “como” e “por que” faz a música que faz; duelou a vida inteira com falta de sorte, tragédias e desdém de executivos de gravadora. Ficou órfão aos 14 anos de idade, foi boxeador, caminhoneiro; perdeu o filho muito cedo e viciou-se em heroína até perceber que seu amor pela música era maior do que tudo. Hoje é um dos mais respeitados arranjadores/compositores, mas ainda aguarda que alguma instituição de peso preserve e imortalize as suas trilhas originais. É o nosso “pZ Hero” da vez.

BANCHEE
O Banchee lançou apenas dois discos, que erroneamente foram caracterizados como Bosstown Sound, o que, na verdade, mais atrapalhou do que ajudou. Nem de Boston a banda era e seu som havia sido influenciado pelas boas vibrações da costa oeste. Favoritos de uma boa parcela dos leitores da pZ, atendemos aos pedidos e topamos o desafio de contar a trajetória desta obscura banda.

COUNT FIVE
O fulminante sucesso “Psychotic Reaction” e a trajetória dessa selvagem banda de garagem também estão nesta edição.

E MAIS:
Fifty Foot Hose, The Grodeck Whipperjenny, Bakery, Gov’t Mule, Pink Floyd, Rayuela, Forever Amber, Nick Gilder, Apokalypsis, Colosseum, Sly Stone, Subtropicais, Wayne County etc.