Arquivo da tag: Los Vidrios Quebrados

Los Vidrios Quebrados

Uma das principais bandas do rock chileno da década de 60

por Bento Araujo     31 out 2014

Los VidriosLos Vidrios Quebrados foi uma das principais bandas do rock chileno da década de 60, e seu único LP original, Fictions, de 1967, não é uma grande mostra de personalidade, já que o grupo parecia mais preocupado em soar como as suas influências do que com a qualidade de sua própria música.

É curioso o fato de que a faixa de abertura homenageia textualmente aquele que deve ter sido um dos maiores ídolos dos quatro garotos de Santiago: Oscar Wilde. O escritor irlandês, autor de O Retrato de Dorian Gray, aparece na letra da música e empresta sua figura aos integrantes, nitidamente penteados à maneira dele.

As músicas dos Vidrios, se não são exemplos de sonoridade própria, mostram certa versatilidade, já que eles passeiam por vários estilos em voga em meados dos anos 60. Da psicodelia garageira da abertura com “Oscar Wilde” ao “barroco” da pretensiosa “Concerto en La menor, Opus 3”, incluindo também influências dos Byrds, como em “En Tu Mirada”, ou simplesmente um beat, como “Que Importa El Tiempo”.

O grupo ainda teve fôlego para se aventurar no folk rock com “La Primavera De Miss L.O’B.” soando a la Simon and Garfunkel. Todas as composições, de autoria do grupo, têm seus nomes em espanhol, mas são cantadas em inglês.

Na ativa desde 1964, o grupo gravou seu disco em 1967, com Héctor Sepúlveda (voz, guitarra, gaita e flauta), Cristián Larraín (baixo e voz), Juan Enrique Garcés (bateria) e Juan Mateo O’Brien (voz e guitarra), e se separou em 1969.

Artigo originalmente publicado na pZ 41

pZ 41

Spinetta, Montrose, Peter Green, Netinho, T2, Los Vidrios Quebrados, Steven Wilson, Thelonious Monk etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

LUIS ALBERTO SPINETTA
A obra e a vida do compositor argentino celebrada neste número. Suas aventuras pelo Almendra, Pescado Rabioso, Invisible, Spinetta Jade e muito mais. Não deixe de mergulhar no peculiar universo desse genial músico…

MONTROSE
Martin Popoff disseca minuciosamente os primeiros anos do Montrose, época em que o grupo registrou seus dois primeiros álbuns de estúdio. Inclui entrevistas com Ronnie Montrose e com Sammy Hagar. Homenagem da pZ ao guitarrista morto recentemente e a sua banda mega influente.

NETINHO
O lendário baterista brasileiro relembrou sua vida musical ao responder as perguntas de nossos leitores. Os Incríveis, Casa das Máquinas e muito mais.

STU COOK
O ex-baixista do Creedence Clearwater Revival e atual baixista do Creedence Clearwater Revisited abre o jogo com a pZ e fala de passado, presente e futuro.

OS ARANHAS
A trajetória do grupo obscuro do rock nacional dos anos 60.

STEVEN WILSON & MIKAEL ÅKERFELDT
A dupla mais emblemática do progressivo atual marca presença nessa nova edição. O novo projeto, Storm Corrosion, as carreiras em suas respectivas bandas (Porcupine Tree e Opeth) e os shows no Brasil.

PETER GREEN
O pZ Hero desta edição, em texto que aborda suas aventuras com os Bluesbreakers de John Mayall, com o Fleetwood Mac e em sua carreira-solo.
Do estrelato à loucura, e a volta aos palcos e aos discos.

E mais:

Thelonious Monk, a tour de Mark Farner pelo Brasil, T2, Lee Moses, Carol Of Harvest, Los Vidrios Quebrados, Alan Sorrenti, Cos, Ódmenn, Cerebrum, Cassim & Barbária, Arbouretum, The Mauroks e muito mais.