Arquivo da tag: Little Beaver

Little Beaver – Party Down (1974)

O sorridente, talentoso e subestimado guitarrista que fez a cabeça de Joss Stone

por Bento Araujo     15 nov 2014

Party DownNão demoraria para um garotinho dentuço nascido na pequena e remota cidade de Forrest City, no estado do Arkansas, ao sul dos EUA da década de 40, receber o apelido de “castorzinho”.

O que ninguém esperava é que Willie George Hale, ou “Little Beaver”, se tornaria um grande guitarrista, cujo ritmo impresso com sua mão direita formou a espinha dorsal das gravações do selo especializado em soul TK Records. Uma dessas gravações foi “Clean Up Woman”, de Betty Wright, que serviu para colocar o jovem guitarrista no mapa da música negra norte-americana.

Por volta de 1972, Beaver se lançou em carreira solo e soltou seu primeiro elepê, Joey. Mas foi com o segundo, este Party Down, que tudo começou a acontecer para o sorridente e talentoso guitarrista.

Don Cornelius, apresentador e produtor do tradicional e popular programa televisivo Soul Train, se amarrou na faixa título, dividida e lançada em duas partes num arrasador compacto. Logo, “Party Down” estava rolando no Soul Train enquanto os dançarinos do programa se requebravam. O pequeno castor invadia os lares negros de toda a América.

Mas foi “I Can Dig It Baby”, faixa também contida aqui, que alcançou um merecido e mítico status. Além de seu ritmo irresistível, a guitarra e a voz sensual de Beaver, o maior destaque ficava por conta da atuação do baixista, um tal de Nelson “Jocko” Padron, ou melhor, Jaco Pastorius – creditado daquela forma apenas por questões contratuais.

A dobradinha que encerra o disco, “Let The Good Times Roll” e “Let’s Stick Together”, são sucesso garantido em qualquer festinha, ou encontro de amigos, que você colocar esta bolacha pra rodar. Beaver também aparece estiloso na foto da capa, mais vintage impossível.

Depois de mais apenas dois álbuns como solista nos anos 70, Beaver desapareceu, só voltando à cena em 2003, graças à amiga Betty Wright, que o colocou para gravar com Joss Stone. Bastou para renascer o interesse no guitarrista, cujos grooves passaram a ser sampleados por diversos rappers.

Artigo originalmente publicado na pZ 53

pZ 53

Mick Ronson, Jeremy Spencer, Cosmic Jokers, Hummingbird, A Barca do Sol, Charly Garcia, Deep Purple, Josefus, Steely Dan, The Saints, Little Beaver, Bubu, Garrett Lund, Michel Polnareff, Phoenix, Bunalim, Peter Hammill, John Peel etc.

por Bento Araujo     12 jul 2014

MICK RONSON
Ele foi parceiro de David Bowie e bandleader de seu grupo de apoio na fase mais rock de sua carreira. Tocou com Bob Dylan, Lou Reed, Ian Hunter (e no Mott The Hoople), Van Morrison, Steve Harley e muitos outros, entre eles Gilberto Gil. Com sua feroz guitarra, elevou o glam rock a outros patamares e ainda deixou alguns discos solo pra lá de recomendáveis. A vida, a obra e o legado de um dos mais subestimados guitarristas do rock nesta edição da pZ!

JEREMY SPENCER
Ele é um dos grandes guitarristas do blues britânico e foi um dos fundadores do Fleetwood Mac. Ao lado de Peter Green e Danny Kirwan, forjou talvez o pioneiro ataque de três guitarras da história (mesmo sem ter apreciado aquele “excesso” na época). Tempos depois, largou o grupo, converteu-se à seita Children Of God (“Meninos de Deus” por aqui) e até morou um tempo no Brasil, onde aprendeu a falar português. Continua na ativa e até preparou uma meia-feijoada para receber a pZ para um bate-papo agradável (e exclusivo).

THE COSMIC JOKERS
“Um protesto contra a realidade”. É assim que a força visionária de um proprietário de um selo atravessou décadas, celebrando música, diversão, arte e LSD. O Cosmic Jokers funcionou como uma viagem musical única, baseada em improvisos e ausência de ética. Foram cinco discos, lançados urgentemente dentro do intervalo de apenas um ano. A pZ celebra os 40 anos desse momento único dentro do Krautrock.

HUMMINGBIRD
O apadrinhamento de um gênio da guitarra, Jeff Beck, não bastou para que a popularidade do Hummingbird subisse às alturas. “Executar rock em todos os níveis intelectuais” era o que a imprensa esperava da banda, que sumiu do mapa após três incríveis discos. Inclui uma entrevista com o ilustre fã Ed Motta.

A BARCA DO SOL
Três grandes discos bastaram para colocar A Barca do Sol dentre os grandes nomes do rock progressivo brasileiro e latinoamericano da década de 70. Nesta edição a pZ celebra o legado deste grande conjunto.

CHARLY GARCIA
Seja com o Sui Generis, La Máquina de Hacer Pájaros, Serú Girán, ou em sua carreira solo, o grande ídolo do rock argentino ainda é bem pouco conhecido no Brasil. Nosso pZ Hero da vez teve uma carreira conturbada e genial. Inclui discografia básica selecionada.

E MAIS:
Deep Purple, Josefus, Steely Dan, The Saints, Little Beaver, Bubu, Garrett Lund, Michel Polnareff, Phoenix, Bunalim, Peter Hammill, John Peel etc.