Arquivo da tag: john mayall

poeiraCast 449 – Bandas de apoio

Neste episódio conversamos sobre alguns dos grupos que ficaram conhecidos acompanhando grandes artistas do rock e da música Mais

por Bento Araujo     03 jun 2020

Neste episódio conversamos sobre alguns dos grupos que ficaram conhecidos acompanhando grandes artistas do rock e da música pop em geral.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de mais de dez anos de estrada e mais de 440 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Lojkasek, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fabiano Forte, Felipe de Paula, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Hélio Yazbek, João Martins, Lindonil Reis, Luís Araújo, Luís Porto, Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcos Cruz, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Pedro Furtado Jr, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos, Victor Bernardes, Wilson Rodrigues, Wilson Tortorelli, Zózimo Fernandes.

poeiraCast 391 – Tecladistas

Neste episódio, falamos dos tecladistas favoritos da casa, alguns dos mais geniais e influentes do rock. Torne-se um Mais

por Bento Araujo     31 out 2018

Neste episódio, falamos dos tecladistas favoritos da casa, alguns dos mais geniais e influentes do rock.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Artur Mei, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Ernesto Sebin, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Marcos Oliveira, Mauricio Pires, Pedro Furtado Jr., Rodrigo Lucas, Rossini Santiago, Rui Silva e Wilson Rodrigues.

poeiraCast 375 – O Blues Britânico dos Anos 60

Nosso assunto neste episódio é aquele momento na história em que o blues atravessou o Atlântico e se Mais

por Bento Araujo     04 jul 2018

Nosso assunto neste episódio é aquele momento na história em que o blues atravessou o Atlântico e se tornou um dos estilos preferidos no Reino Unido, com novos artistas britânicos reverenciando os bluesmen originais ao mesmo tempo em que imprimiam suas próprias marcas.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Artur Mei, Bruno Santos, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Lindonil Reis, Luis Araujo, Luis Kalil, Luiz Paulo, Marcio Abbes, Marco Reis, Marcos Oliveira, Pedro Furtado, Rodrigo Teixeira, Rossini Santiago, Rui Silva, Válvula Lúdica e Wilson Rodrigues.

Saiba como ganhar um CD na promoção poeiraCast/fonesdeouvido.com.br escutando este episódio do programa!

poeiraCast 305 – Melhores discos de 1966

1966, mais um ano em que grandes discos do rock foram lançados. E, claro, em outros gêneros da Mais

por Bento Araujo     09 nov 2016

1966, mais um ano em que grandes discos do rock foram lançados. E, claro, em outros gêneros da música popular. Listamos e comentamos um pouco do que de melhor foi registrado na música de 50 anos atrás.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luigi Medori, Luis Araujo, Luiz Junior, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Rodrigo Vieira, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho e Wilson Rodrigues.

John Mayall & Peter Green

A dupla ressurge em gravações históricas. Fitas de cinco apresentações em Londres, 1967, são compiladas em CD

por Ricardo Alpendre     11 jun 2015

Live In 1967 (Never Before Heard Live Performances)John Mayall e seus Bluesbreakers apresentavam-se nos clubes de Londres em 1967, com o blues britânico ainda no auge, período em que Peter Green era o gênio da guitarra da vez. Green deixaria a banda pouco depois, levando consigo Mick Fleetwood e John McVie, para formar seu próprio grupo, o Fleetwood Mac.

Em algumas dessas apresentações, incluindo datas no Marquee Club e no Ram Jam, um fã holandês, Tom Huissen, conseguiu entrar com um gravador de rolo e registrou, da plateia, os sons que vinham do palco.

Mayall, que há alguns anos sabia da existência dessas fitas, adquiriu recentemente as gravações do próprio Huissen, e as submeteu ao tratamento de restauração do engenheiro Eric Corne. O resultado, que acaba de sair pelo selo Forty Below, é o CD Live In 1967 (Never Before Heard Live Performances).

A restauração sonora, segundo Corne, foi capaz de melhorar a qualidade, bastante limitada, mas ainda assim ela fica aquém do padrão profissional, mesmo para álbuns ao vivo da época. No entanto, essa qualidade é suficiente para mostrar o quão eletrizantes eram as performances de Mayall e os Bluesbreakers, algo que, justiça seja feita, já havia sido atestado nas ainda mais precárias gravações lançadas há quase quatro décadas no álbum Primal Solos, documentando as fases de Eric Clapton e Mick Taylor.

Steely Dan e muito mais na nova edição da pZ

Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp etc.

por Bento Araujo     13 out 2014

pZ 56Steely Dan, Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp, Lô Borges, John Mayall… A nova edição impressa da poeira Zine (pZ 56) está repleta de nomes da pesada.

Ilustrando a capa temos o Steely Dan, um combo jazz transvestido de banda de rock em seu início, com o máximo de sofisticação que o gênero poderia alcançar. Talvez seja essa uma das definições do projeto musical de Donald Fagen e Walter Becker. Os estúdios de gravação passaram a ser verdadeiros templos, onde Fagen e Becker registravam seus rituais sonoros e repensavam o seu conceito de perfecionismo. Assim, contratavam os melhores músicos de estúdio dos EUA para colocarem em prática a música que ouviam em suas mentes. Com a década de 70 avançando e a auto-indulgência da excêntrica dupla aumentando cada vez mais, chegou um ponto onde míseros seres humanos não mais podiam executar aquelas músicas com a necessária competência. Nesta edição tudo sobre os “perfeitos anti-herois musicais dos anos 70”, como a Rolling Stone categorizou a dupla. Inclui discografia comentada.

Veja mais sobre essa edição da pZ

 

pZ 56

Steely Dan, Jane, Marshall Tucker Band, Khan, Moto Perpétuo, John Entwistle, Robert Fripp, Lô Borges, John Mayall etc.

por Bento Araujo     02 out 2014

Steely Dan
Um combo jazz transvestido de banda de rock em seu início, com o máximo de sofisticação que o gênero poderia alcançar. Talvez seja essa uma das definições do projeto musical de Donald Fagen e Walter Becker. Os estúdios de gravação passaram a ser verdadeiros templos, onde Fagen e Becker registravam seus rituais sonoros e repensavam o seu conceito de perfecionismo. Assim, contratavam os melhores músicos de estúdio dos EUA para colocarem em prática a música que ouviam em suas mentes. Com a década de 70 avançando e a auto-indulgência da excêntrica dupla aumentando cada vez mais, chegou um ponto onde míseros seres humanos não mais podiam executar aquelas músicas com a necessária competência. Nesta edição tudo sobre os “perfeitos anti-herois musicais dos anos 70”, como a Rolling Stone categorizou a dupla. Inclui discografia comentada.

Jane
A trajetória dos alemães do Jane, banda subestimada, talvez por ficar à margem do chamado Krautrock, com seu som mais melódico e menos minimalista. Este especial traz uma discografia selecionada comentada e contextualiza a banda na cena brasileira dos anos 70, já que alguns de seus trabalhos foram lançados em vinil por aqui.

The Marshall Tucker Band
Tragédias, grandes discos e muita curtição fizeram parte da trajetória do Marshall Tucker Band, uma banda que vendeu milhares de discos nos anos 70, mas que hoje anda completamente esquecida, até mesmo por aqueles que apreciam o rock feito no sul dos Estados Unidos.

Khan
Steve Hillage e Dave Stewart fizeram parte do Khan, que lançou um único álbum em 1972, um típico exemplo de blues rock espacial cunhado dentro do celeiro canterburiano.

Moto Perpétuo
Há 40 anos surgiu em São Paulo o Moto Perpétuo, grupo revelação que era a aposta do empresário Moracy do Val, então arrasado com o fim precoce de seus principais contratados: Secos & Molhados. O Moto sempre ficou marcado por ter revelado ao mundo pop o seu vocalista/tecladista/compositor, Guilherme Arantes, mas a banda foi muito mais do que isso, como comprova este texto.

John Entwistle
A influência do baixista do The Who no rock é inestimável. Desde meados dos anos 1960, ele assombrou ouvintes e espectadores do mundo todo com um conceito novo no rock. Solando como em “My Generation” ou enriquecendo as harmonias, John Entwistle foi, nas palavras de Bill Wyman, “o mais quieto na vida particular e o mais barulhento no palco”.

Robert Fripp (entrevista, segunda e última parte)
Depois de um longo hiato, o King Crimson está de volta. Para celebrar essa volta, nos unimos ao jornalista norte-americano Steven Rosen, que entrevistou o “entrevistável” guitarrista em algumas ocasiões no decorrer dos anos. A mais completa, interessante e “difícil” dessas entrevistas aconteceu em 1974, quando o King Crimson estava lançando uma de suas obras definitivas: Red. Parte deste papo foi publicado na revista Guitar Player, há 40 anos, mas nesta edição você confere a segunda e última parte dessa histórica entrevista, publicada pela primeira vez na íntegra.

Jazz-rock sueco dos anos 70
Na Suécia a onda fusion impulsionou uma série de discos interessantes. Escolhemos dez deles neste mini-especial, servindo de guia para o seu mergulho inicial dentro do jazz-rock sueco dos anos 70. Estrelando: Solar Plexus, Made In Sweden, Wasa Express, Archimedes Badkar, Kornet, Lotus etc.

John Mayall (entrevista)
A lenda do blues britânico atendeu a pZ para um papo telefônico e o resultado você confere também nesta edição.

E mais:
Lô Borges, Neil Christian, Ave Sangria, The Freak Scene, Poe, Kalacakra, Merchants of Dream, Dogman, Bombay Groovy, Jimi Jamison, Thee Image, James Brown etc.

pZ 13

1966, James Gang, Patrick Moraz com Vímana e Som Nosso, Freddie King, Smile, MC5, Uriah Heep, Comus etc.

por Bento Araujo     07 jul 2014

Você já reparou a importância do ano de 1966 para a história do rock?
Sim, nesse ano foram lançadas obras do quilate de Revolver, Pet Sounds, Freak Out, Blonde on Blonde, Aftermath, Face To Face, Fifth Dimension e muitas outras. 1966 foi o ponto de convergência. O pontapé de uma nova era na música, na arte e nos costumes. Como Keith Richards definiu, foi quando a década deixou de ser monochrome para se tornar technicolor. Essa edição da pZ traz um completo panorama desse ano histórico, estrelando Beatles, Who, Small Faces, Stones, Byrds, Zappa, John Mayall, Velvet, Dylan, Cream, Hendrix, Beach Boys e O’Seis (pré-Mutantes).

Outro destaque desta edição é uma matéria com o James Gang, uma das bandas mais idolatradas do hard norte-americano. As aventuras da banda pelos anos 70 e a atuação guitarrística de lendas como Joe Walsh, Tommy Bolin e Domenic Troiano estão documentadas.

E Mais: Patrick Moraz com Vímana e Som Nosso, Freddie King, Smile etc.
Capas Históricas: Demons and Wizards (Uriah Heep)
Canções que Mudaram o Mundo: Kick Out The Jams (MC5)
Pérola Escondida: Comus
Have a Nice Day: Pacific Gas & Electric / Ashton Gardner & Dyke