Arquivo da tag: João Donato

poeiraCast 308 – Melhores discos de 1956

Há sessenta anos o rock’n’roll ganhava muito terreno no mercado da música popular, tendo se expandido a partir Mais

por Bento Araujo     30 nov 2016

Há sessenta anos o rock’n’roll ganhava muito terreno no mercado da música popular, tendo se expandido a partir do gueto do rhythm & blues. O compacto (single) havia substituído o 78rpm como principal formato de venda de músicas em rock, pop, blues e country, enquanto no jazz o LP já havia se tornado o produto preferido. No Brasil, a música avançava em direção do que anos depois seria o movimento da Bossa Nova. Todo esse panorama é o nosso assunto neste episódio.

Torne-se um apoiador do poeiraCast e ajude a manter o podcast semanal da poeira Zine no ar. Saiba mais clicando AQUI.

Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luigi Medori, Luis Araujo, Luiz Junior, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Rodrigo Vieira, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.

pZ 33

Miles, Zappa, Jeff Beck, Mahavishnu Orchestra, Weather Report, Return To Forever, Herbie Hancock, Twenty Sixty Six and Then, Azymuth, Brazilian Octopus

por Bento Araujo     11 jul 2014

MILES DAVIS
A pZ comemora o lançamento de Bitches Brew, a obra-prima radical de Miles que desenfreou o nascimento de um novo estilo, o jazz-rock ou fusion. Tudo sobre a concepção e a gravação do álbum, a amizade e admiração recíproca de Miles e Jimi Hendrix, a repercussão conturbada entre os puristas do jazz, a aceitação do público roqueiro e muito mais.

FRANK ZAPPA
“Um filme para os ouvidos”. Foi assim que Zappa definiu seu álbum de 1969, Hot Rats, disco também considerado como um marco dos primórdios da fusão do rock com o jazz. Tudo sobre a confecção desse clássico e suas “continuações não oficiais”: Waka/Jawaka e The Grand Wazoo, ou seja, a
sagrada trilogia fusion de Zappa. Se Miles foi precursor em fundir o jazz com rock, Zappa foi o precursor no caminho inverso, fundindo o rock com o jazz.

MAHAVISHNU ORCHESTRA
A trajetória do combo de John McLaughlin que mudou os rumos da cena fusion dos anos 70. Os discos clássicos, os shows lendários e a repercussão da musicalidade/espiritualidade única do grupo no cenário internacional e até no Brasil.

WEATHER REPORT
As aventuras de Joe Zawinul, Wayne Shorter, Jaco Pastorius e muitas outras lendas que passaram pelo famoso grupo. Inclui as transgressoras infusões de moog e sintetizadores de Zawinul.

HERBIE HANCOCK
Tudo sobre Head Hunters, o disco de jazz mais vendido da história da indústria fonográfica e o responsável por abrir os ouvidos do grande público ao estilo.

JEFF BECK
O rei supremo da guitarra fusion em sua fase mais ousada, a dos discos Blow By Blow, Wired, There And Back e Live With The Jam Hammer Group.

RETURN TO FOREVER
Chick Corea, Stanley Clarke, Lenny White e Al Di Meola. Esse time reunido só pode ser encrenca da brava, ou seja, um dos melhores agrupamentos do estilo.

BILLY COBHAM

Quando o baterista da Mahavishnu Orchestra se aventura num disco solo ao lado de Jan Hammer e Tommy Bolin, o resultado só pode ser devastador. Tudo sobre Spectrum, um dos registros mais festejados do jazz-rock.

FUSION BRASIL
No Arquivo Verde e Amarelo, uma passada na cena brasileira. De Brazilian Octopus a Grupo Um, de João Donato a Banda Black Rio, de Eumir Deodato a Cesar Camargo Mariano, de Azymuth a Cheiro de Vida…

PARA ENTENDER A FUSÃO

Para encerrar esse nosso especial fusion, nada melhor do que passar a limpo quase 70 álbuns essenciais que fundiram o rock com o jazz. Estrelando: Arti & Mestieri, Dixie Dregs, Gong, Steely Dan, Embryo, Spinetta Jade, Iceberg, Jack Bruce, Nucleous, Nova, Sun Ra, Patto, Santana, Henry Cow, Soft Machine, Sloche, Magma e muito, muito mais!

E MAIS:
Keith Tippett, Twenty Sixty Six and Then, Tiny Tim, Jim Dickinson, Fermáta etc.